quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO, CARTOLÃO...

16/12/2015
MARCOS VALÉRIO SERÁ CONVOCADO PELA LAVA JATO 

Mais uma bomba contra Lula e o PT. 
O Globo informa que a Lava Jato deve convocar para depor o mensaleiro Marcos Valério. 
Mais ainda: "Os procuradores não descartam a possibilidade de Valério vir a negociar acordo de delação premiada". O Antagonista 

JUSTIÇA ACOLHE DENÚNCIA; BUMLAI E MAIS 10 VIRAM RÉUS 

O juiz federal Sérgio Moro, da Operação Lava Jato, abriu ação penal contra o empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e outros 10 investigados. 
Bumlai é acusado de corrupção e gestão fraudulenta (Lei do Colarinho Branco). 
Ele é o principal protagonista do polêmico empréstimo de R$ 12 milhões tomado junto ao Banco Schahin, que teria como destinatário final o PT. 
A denúncia contra Bumlai foi protocolada na Justiça Federal nesta segunda-feira, 14, pela força-tarefa do Ministério Público Federal. Além do amigo de Lula, tornaram-se réus o clã Schahin – os irmãos Salim e Milton Schahin e Fernando Schahin -, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, os ex-diretores da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró e Jorge Zelada, o ex-gerente executivo da estatal Eduardo Musa e o lobista Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano. 
Moro também recebeu a denúncia contra o filho de Bumlai, Maurício de Barros Bumlai, e a nora do pecuarista, Cristiane Dodero Bumlai. Estadão Conteudo  
BZ-Quem acompanha de perto o assunto, pode sentir que o cerco em torno do Lula se fecha cada vez mais. 

OPERAÇÃO MIRA USO INDEVIDO DO CARGO POR CUNHA E TENTATIVA DE ATRAPALHAR INVESTIGAÇÕES BRASÍLIA 

A operação realizada nesta terça-feira, 15, que incluiu buscas na residência oficial do presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), é fruto de uma investigação contra o peemedebista por suposto uso do cargo para benefício pessoal e tentativa de atrapalhar investigações. 
Se os investigadores avaliarem que o material recolhido nas buscas confirma as suspeitas iniciais, a Procuradoria-Geral da República (PGR) pode pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento de Cunha do cargo. Estadão Conteudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).