25/12/2015
CRIME: DILMA NÃO PAGOU O BNDES DESDE 2010
Um dos mais graves crimes de responsabilidade cometidos por Dilma é a falta de repasses da União ao BNDES, desde 2010, para pagar despesas relativas à subvenção econômica de equalização de taxa de juros no âmbito do Programa de Sustentação do Investimento (PSI).
Ou seja, o governo Dilma inventou um programa para financiar empresas amigas e não pagou o banco oficial que realizava os financiamentos.
O PSI oferece linha de crédito do BNDES para a compra e a exportação de bens de capital e investimentos em pesquisa e inovação.
Em 2012, quando o saldo devido pela União era de R$ 6,7 bilhões, Dilma editou portaria prorrogando por 24 meses o prazo para pagar.
Em junho de 2014, o saldo a pagar com a equalização da taxa de juros montaria a R$ 19,6 bilhões, se não fosse postergado o pagamento. Cláudio Humberto
APÓS ABERTURA DE PROCESSO, BC INFORMA QUE CUNHA OMITIU CONTAS NO EXTERIOR POR 14 ANOS
O Banco Central (BC) instaurou, na última semana, um processo administrativo para investigar contas na suíça omitidas pelo presidente da Câmara do Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e sua mulher, Cláudia Cruz.
O processo foi aberto após Cunha admitir publicamente ser beneficiário ativo de ativos financeiros registrados em nome de trusts, empresas criadas em paraísos fiscais e oficialmente controladoras de recursos do deputado na Suíça.
De acordo com informações da revista Época, o BV verificou que, de fato, nenhuma declaração de capitais no exterior foi feita pelo deputado.
Em 18 de novembro, Cunha e sua mulher foram notificados pelo BC com o pedido de esclarecimento sobre os bens.
Já na última sexta-feira (18), o procurador-geral do Banco Central, Isaac Sidney Menezes Ferreira, teria enviado relatório à Procuradoria-Geral da República sobre a omissão de Cunha, por 14 anos, do dever de declarar os bens ou diretos fora do Brasil. Folha de São Paulo
BZ-Enquanto for deputado federal, Cunha tem as chamadas imunidades parlamentares. Sua esposa entretnto, nõ goza do mesmo status.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).