terça-feira, 29 de dezembro de 2015

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO, CARTOLÃO...

29/12/2015
OS BANDIDOS CORTAM O DINHEIRO DA PF 

A crise econômica deu pretexto para o governo petista, com o apoio do Congresso, cortar as asas da Polícia Federal. 
O orçamento da corporação sofrerá um corte de 133 milhões de reais em 2016. Com isso, ficam comprometidas todas as operações da PF, em especial -- surpresa! -- aquelas que combatem crimes cometidos contra o Tesouro. Ontem, 37 delegados da PF enviaram uma carta a José Eduardo Cardozo, exigindo que "menos discursos e mais ações efetivas do Ministério da Justiça em defesa da Polícia Federal", a fim de "impedir que a Polícia Federal seja alvo de um processo de sucateamento em razão do cumprimento da sua competência constitucional: combater o crime organizado, os crimes decorrentes dos desmandos políticos e econômicos e a corrupção". 
Resumo da situação, senhores: como os bandidos controlam o dinheiro da polícia, eles cortam o dinheiro da polícia para tentar evitar que ela os prenda. O Antagonista  
BZ-Os honestos policiais federais, a grande maioria da corporação, serão duramente punidos pelo excelente trabalho realizado duerante este ano.

NA BOLSA, PETROBRAS VALE MENOS DA METADE DE SEU PATRIMÔNIO 

Alvo da operação Lava-Jato e em meio ao tombo nos preços internacionais do petróleo, a Petrobras termina 2015 valendo menos da metade de seu patrimônio na bolsa. 
Nas contas da consultoria Economática, a relação entre o valor de mercado da estatal e seu valor contábil é de 0,32 – o sexto menor de uma lista de 57 empresas que fazem parte do índice de referência da Bovespa. 
Também controlado pelo governo federal, o Banco do Brasil é outro que figura na lista das 19 empresas que valem menos em bolsa do que no balanço: o valor de mercado corresponde a apenas 52% do patrimônio. Por: Natalia Viri/Radar/Veja 
BZ-E parece que parte do povo brasileiro se esqueceu de que o Lula foi o grande incentivador para que se comprasse ações da Petrobrás. Quem embarcou nessa, perdeu.

PF ACHA ‘INFLUÊNCIAS POLÍTICAS’ DE JOSÉ CARLOS BUMLAI 
Resultado de imagem para PF ACHA ‘INFLUÊNCIAS POLÍTICAS’ DE JOSÉ CARLOS BUMLAI

A Polícia Federal apreendeu, durante a Operação Passe Livre, 51 cartões de apresentação no quarto do empresário e pecuarista José Carlos Bumlai, em seu apartamento em São Paulo. 
Amigo do ex-presidente Lula, Bumlai está preso desde 24 de novembro, pivô do polêmico empréstimo de R$ 12 milhões concedido a ele pelo Banco Schahin, cujo destinatário final, segundo confissão do pecuarista, era o PT. 
Os cartões de visita que estavam de posse de Bumlai são de políticos, entre deputados e governadores, além de empresários e dirigentes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Petrobras. 
A um relatório de 58 páginas, a PF anexou os cartões. O documento não levanta suspeita contra os nomes com os quais Bumlai teria proximidade, mas ao formalizar a apreensão nos autos do inquérito os investigadores apontam para a extensa rede de contatos do amigo de Lula, inclusive junto a empreiteiras que teriam montado cartel para fraudar licitações bilionárias da estatal petrolífera entre 2004 e 2014. 
A PF cita o lobista Fernando Falcão Soares, o Fernando Baiano, um dos delatores da Operação Lava Jato, que revelou os movimentos de Bumlai para favorecer a contratação do Grupo Schahin pela Petrobrás, em 2009. Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).