28/12/2015
PLANALTO TENTA JOGAR GILMAR MENDES CONTRA O STF
O Planalto quer aproveitar a “onda governista” no Supremo Tribunal Federal para tentar uma retaliação interna contra o ministro Gilmar Mendes, maior “pedra no sapato” do governo com suas posições duras contra a corrupção.
Auxiliares do Palácio pretendem provocar a reação de membros do STF às declarações do ministro, que acusou o tribunal de adotar atitude “bolivariana”, no julgamento do rito do impeachment.
Corajosamente, Gilmar Mendes falou em “cooptação” e lamentou o “ativismo” do STF, mais empenhado em legislar do que em julgar.
Ao citar o bolivarianismo, Gilmar Mendes comparou o STF à suprema corte venezuelana, que presta vassalagem ao regime chavista.
Na Venezuela, a Justiça costuma tomar decisões ao arrepio da lei e da Constituição, e até sentencia à prisão os opositores do regime chavista.
Tentativas de retaliar Gilmar Mendes encontrarão resistência no STF: ele é tão querido quanto respeitado, até pelos alvos de suas críticas. Cláudio Humberto
ELES SÓ QUEREM SABER DE CPMF
A versão oficial: enquanto Dilma Rousseff se reúne hoje com ministros do núcleo duro, para discutir como recolocar o país nos trilhos do crescimento e fechar o Orçamento de 2015, governadores se encontram em Brasília, para tentar enfrentar a violenta queda de arrecadação e as suas consequências.
A realidade: Dilma Rousseff e seus miquinhos correm para encontrar uma forma de aprovar logo a volta da CPMF e os governadores querem ficar com uma parte desse butim.
Sobre gastar menos e melhor, nenhuma palavra. O Antagonista.
CUNHA DIZ EM REDE SOCIAL NÃO SER O ‘VILÃO DO PAÍS’
O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), voltou ao Twitter neste domingo, 27, para negar que tenha viajado com a família para Cuba.
Cunha reclamou de ser tratado como “vilão do País” – “como seu eu fosse o chefe do governo que assaltou a Petrobrás”, afirmou.
O deputado disse que pediu aos filhos para “fecharem” suas redes sociais, xingou um colunista do jornal “O Globo” que divulgou que ele e sua família teriam ido para Cuba.
Cunha citou a impopularidade da presidente Dilma Rousseff. “70 por cento dos brasileiros rejeitam a presidente e pedem o seu impeachment, incluindo a maior parte dos 54 milhões que a elegeram”.
O deputado disse ter sido “eleito por 232 mil eleitores do Rio, como representante de parte da população”.
A notícia sobre a suposta viagem a Cuba foi publicada por coluna do jornal “O Globo” neste sábado, 26, depois de uma das filhas de Cunha publicar em sua conta no Instagram uma imagem com um gesto obsceno e o comentário “see you in Cuba” (vejo você em Cuba).
A imagem era reprodução de uma fotografia publicada pela modelo Kellen Jenner, irmã da socialite americana Kim Kardashian.
No sábado, Cunha negou a viagem no Twitter: “”Para os idiotas desinformados que plantaram notícias falsas.
Estou no Rio e segunda a tarde estarei em Brasília”. Neste domingo, voltou a negar a viagem, que chamou de “evidente mentira”.
Segundo o deputado, “a maior parte da família” está com ele no Rio de Janeiro. O presidente da Câmara encerrou a série de textos no Twitter desejando bom domingo inclusive a seus “detratores”. Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).