sábado, 28 de maio de 2016

ESCANDALÔMETRO: MENSALÃO, TREMSALÃO, PETROLÃO, CARTOLÃO...

28/05/2016 
EM GRAVAÇÃO, RENAN AFIRMA: DILMA ‘É CORRUPTA’ 

Citada como “inaudível” na transcrição do inquérito vazada à imprensa, na gravação é clara a expressão que Renan Calheiros utiliza para se referir a Dilma Rousseff, na conversa com o ex-senador Sérgio Machado. 
Diz claramente “a mulher é corrupta”, sobre a presidente afastada, tão logo Machado afirma que o presidente do Senado sabe que a delação de executivos da Odebrecht “taca tiro no peito” de Dilma. 
A gravação tem sons que dificultam a compreensão, mas Renan é claro: confirmada delação de Odebrecht, “não tem jeito” para Dilma. 
Sérgio Machado também se mostra demasiadamente preocupado com a delação de Marcelo Odebrecht, ex-presidente da empreiteira. A frase “a mulher é corrupta”, que atropela uma fala anterior, atribuída a Renan na transcrição oficial, pode ser também de Sérgio Machado. A transcrição do áudio obtido pela imprensa junto ao processo da Lava Jato atribui a frase sobre a corrupção de Dilma a Renan. Cláudio Humberto 

LULA NA MASMORRA DE MORO 

Lula já pode ir se preparando para o pior. Rodrigo Janot, segundo a Folha de S. Paulo, “apresentou ao STF esta semana parecer favorável para que um inquérito envolvendo Lula siga para as mãos do juiz Sergio Moro”. 
Trata-se do inquérito sobre o pagamento de suborno a Nestor Cerveró. Agora só falta a assinatura de Teori Zavascki. O Antagonista 

DELAÇÃO DE BENÉ ENTERRA PIMENTEL E IMPLICA 20 EMPRESAS 

O ministro Herman Benjamin, do STJ, homologou a delação premiada do empresário Benedito Rodrigues de Oliveira Neto, o Bené, na Operação Acrônimo, que investiga propina na campanha do governador de Minas, Fernando Pimentel (PT). 
Ele implica 20 empresas e enterra de vez o amigo Pimentel e a mulher, Carolina. 
Entre as empresas acusadas de pagar propina estão JHSF, do ramo imobiliário, OAS, Braskem, Qualicorp e as agências de publicidade Pepper e Propeg. Roberto Pagliuso, advogado de Bené, não confirma as informações. Por: Vera Magalhães/VEJA. 
BZ-Observem que este assunto não está incluído na Lava Jato e nem na alçada do Juiz Moro 

TRATATIVAS PARA DELAÇÃO DE MARCELO ODEBRECHT AVANÇAM 

Avançou a tratativa para a colaboração judicial de Marcelo Odebrecht. 
A última resistência do empreiteiro, cuja prisão completa um ano em junho, era detalhar irregularidades também nos negócios do grupo em outros países, sobretudo nos africanos. 
Com os graves prejuízos no Brasil, a Odebrecht esperava salvar a operação internacional para se reerguer. Por: Vera Magalhães/VEJA BZ-Esses empresários querem salvar a si e as empresas. Aí fica difícil. 

BARUSCO TAMBÉM PRÓXIMO DE FECHAR ACORDO DE COLABORAÇÃO NOS EUA 

Pedro Barusco é o terceiro delator da Lava-Jato próximo de fechar acordo com a Justiça dos EUA, depois de Augusto Mendonça, ex-Setal, e do lobista Julio Camargo. 
O antigo gerente, que viajará para depor em breve, é o primeiro ex-funcionário da Petrobras a colaborar com as investigações americanas, o que alarma a direção da estatal. Por: Vera Magalhães e Natália Viri/VEJA 
BZ-Nos Estados Unidos, existe o crime de perjúrio tipificado e punido pela Lei. O depoente que mentir, pode pegar uma longa pena de prisão por conta do “perjúrio”. 


EM SIGILO, DELAÇÃO DE MACHADO DEVE FAZER ‘ESTRAGO’ AO NARRAR REPASSES DE DINHEIRO 

A delação do ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, deve ser mantida em sigilo pela Procuradoria-Geral da República ao menos nas próximas semanas. 
E seu impacto pode ser ainda mais forte do que as gravações que fez com caciques do PMDB. 
De acordo com a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, a PGR avalia que deve “amarrar pontas soltas” antes de levantar o sigilo dos depoimentos, mas investigadores já apontam que a colaboração complica “muito” a situação do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL). 
Um integrante do governo interino chegou a avaliar que os áudios “não são nada perto do estrago” que Machado pode fazer ao narrar o repasse de dinheiro para autoridades políticas. 
Segundo a coluna, Machado já procurou o Ministério Público de posse das gravações, o que explicaria a qualidade ruim dos áudios. Apesar de iniciar o acordo há cerca de um mês, os áudios fizeram com que a delação fosse fechada em tempo recorde.
Um integrante da força-tarefa da Lava Jato confessou: “O curioso é que essa não estava na lista das delações que mais desejávamos”. Folha de São Paulo 

PEDRO CORRÊA DIZ QUE LULA ARTICULOU ESQUEMA DE CORRUPÇÃO NA PETROBRÁS
O ex deputado Pedro Correia, solta cobras e lagartos em sua delação premiada
O ex-deputado Pedro Corrêa (PP/PE), condenado no Mensalão e na Lava Jato, afirmou em delação premiada na Procuradoria-Geral da República que o ex-presidente Lula articulou esquema de corrupção na Petrobrás. 
Lula teria imposto rigorosamente a nomeação do engenheiro Paulo Roberto Costa para a Diretoria de Abastecimento da estatal petrolífera, em 2004. 
As informações foram divulgadas pela revista Veja em sua edição deste fim de semana. 
A delação de Pedro Corrêa ainda não foi homologada pelo ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF). 
Segundo a reportagem, o relato do ex-deputado, preso em 2015 por ordem do juiz federal Sérgio Moro, preenche 72 anexos que somam 132 páginas e implicam ao menos 18 políticos, entre deputados, senadores, ministro do TCU, ex-ministros e ex-presidentes.
Corrêa admite que recebeu propina de quase vinte órgãos do governo ao longo de sua vida política, tendo começado a captar dinheiro ilícito ainda na década de 1970, em contratos do extinto Inamps. 
Ele relata casos envolvendo outros delatores, como o ex-senador Delcídio Amaral. Estadão Conteúdo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).