sexta-feira, 30 de setembro de 2016

INTERNACIONAIS

30/09/2016
MACRI DIZ QUE MERCOSUL ESTARIA MELHOR SEM A VENEZUELA 
Resultado de imagem para MACRI DIZ QUE MERCOSUL ESTARIA MELHOR SEM A VENEZUELA
O presidente Macri
O presidente da Argentina, Mauricio Macri, considera que o Mercosul estaria melhor sem a Venezuela; que o impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff não foi um golpe; e que a parceria com o Brasil está acima das “políticas conjunturais” do momento. 
Ele manifestou essas opiniões nessa quarta-feira (28), em entrevista a um pequeno grupo de jornais brasileiros – cinco dias antes de receber o presidente Michel Temer, que viajará para Buenos Aires na próxima segunda-feira (3). 
A viagem para a Argentina será a primeira visita bilateral de Temer, que, como presidente, fez duas viagens ao exterior – à China, para a reunião do G-20 (grupo dos vinte países mais desenvolvidos) e aos Estados Unidos (para a Assembleia Geral das Nações Unidas). 
Ele chegará a Buenos Aires no final da manhã, acompanhado de um grupo de ministros, para se reunir com Macri. Depois do almoço, Temer viajará a Assunção para um encontro com o presidente do Paraguai, Horácio Cartes. 
Na agenda do encontro entre Macri, Temer e Cartes, que ainda não foi definida, estão temas que preocupam os três governos: o combate ao narcotráfico e ao contrabando na Tríplice Fronteira; a recuperação econômica regional (depois da queda dos preços das commodities); e o futuro do Mercosul, que hoje vive uma crise institucional. Monica Yanakiew, Agência Brasil  
BZ-A Venezuela nunca cumpriu as exigências necessárias para a integrar o grupo. Não contribui com nada e atrapalha muito. Ficar de fora talvez seja uma boa medida.  

OPOSIÇÃO PEDE MEDIAÇÃO DO PAPA PARA CRISE NA VENEZUELA 
Resultado de imagem para OPOSIÇÃO PEDE MEDIAÇÃO DO PAPA PARA CRISE NA VENEZUELA

Os líderes da Mesa de Unidade Democrática (MUD) entregaram nessa quarta-feira (28) um pedido formal para que o Vaticano faça a mediação entre a oposição e do governo de Nicolás Maduro na Venezuela, na grave crise econômica e política pela qual o país atravessa. 
A informação é da Agência Ansa. O pedido foi entregue à Nunciatura Apostólica de Caracas pelo secretário do grupo opositor, Jesús Torrealba, e pelo primeiro vice-presidente da Assembleia Nacional, Enrique Márquez. 
“Com essa carta, estendemos um cordial convite ao Vaticano para que atue como mediador, como garantia moral, como pedra angular de um processo de encontro que seja legítimo, que seja real, que não seja simplesmente uma manobra para que o governo ganhe tempo”, disse Torrealba ao entregar o documento. 
O pedido ocorre há cerca de uma semana da entrega formal do mesmo pedido por parte de Maduro. Na carta do governo, o presidente pediu que o pontífice indique alguém do Vaticano para integrar a comissão capitaneada pela União das Nações Sul-Americanas (Unasul). 
“Estamos em um momento crucial desta crise, tempo na qual sua voz orientadora e sábia pode ser a chave para superar a desconfiança e podermos, como sociedade civilizada, encontrar o caminho de paz e de reconciliação dos venezuelanos”, destacou Torrealba ao ler o documento. 
A carta é ainda uma resposta à carta enviada pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, ao secretário-geral da Unasul, Ernesto Samper. No texto, Parolin afirmava que a Santa Sé estava disposta a intermediar as negociações se houvesse um convite formal. 
A imposição do convite formal é, segundo o cardeal, pelo fato de que governo e oposição ficariam “mais receptivos para acolher eventuais sugestões a fim de seguir adiante de maneira duradoura e proveitosa”. Agência Brasil

BRASILEIRA É A ÚNICA VÍTIMA FATAL DE ACIDENTE DE TREM NOS ESTADOS UNIDOS 
Resultado de imagem para BRASILEIRA É A ÚNICA VÍTIMA FATAL DE ACIDENTE DE TREM NOS ESTADOS UNIDOS

A brasileira Fabíola Bittar de Kroon foi identificada como a única vítima fatal do acidente de trem que aconteceu em New Jersey na manhã desta quinta-feira (29). 
De acordo com a CNN, ela tomava o transporte na estação de Hoboken e foi atingida pelos escombros. 
O veículo saiu dos trilhos e subiu a plataforma por volta de 8h45 no horário local. 
Estimativas apontam que mais de cem pessoas ficaram feridas. Advogada, Bittar era natural da cidade de Santos, no litoral paulista. Segundo a NBC New York, o marido dela estava fora da cidade.
Ela também tinha um filho, que estava em uma creche no momento do acidente. EFE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).