domingo, 19 de março de 2017

DESGRAÇA POUCA É BOBAGEM

19/03/2017 

Economistas advertem: o escândalo das carnes adulteradas será uma catástrofe para o Brasil, muito pior que os danos causados pela Lava Jato. 
A começar pelo provável banimento do País no mercado mundial. 
Se o Brasil for mesmo banido do mercado mundial de carnes, poderá levar décadas para se recuperar, segundo estimam especialistas. 
Hoje, o Brasil é considerado o segundo maior produtor de carnes do mundo. 
Uma das principais preocupações com a operação Carne Fraca é o mercado chinês, o segundo maior importador de frangos e o terceiro principal destino das carnes suína e bovina do Brasil. 
Assim que soube da operação Carne Fraca, o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, ligou para o embaixador da União Europeia no Brasil, João Gomes Cravinho, para detalhar as providências do governo. Cláudio Humberto 
BZ-Leva-se anos trabalhando duro, investindo alto, para se conquistar uma boa posição no mercado internacional, normalmente muito competitivo. O Brasil fez isso  com muito esforço, e teve sucesso, que pode agora ter sido comprometido por uma minoria de pilantras querendo lucros fáceis e enriquecimento rápido. Alguns desdobramentos possíveis: se o Brasil diminuir substancialmente suas exportações de carne, vai sobrar mais carne para o mercado interno, o que pode derrubar os preços, em benefício da população. Por outro lado, pode desaquecer a atividade, reduzindo empregos e diminuindo o dinheiro em circulação. Pode também forçar a migração dos produtores de carne, para outras atividades mais rentáveis. Nada disso é bom para o país. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).