quinta-feira, 10 de agosto de 2017

RELATOR INCLUI BLINDAGEM A PRESIDENTES DA CÂMARA E DO SENADO NA REFORMA POLÍTICA

10/08/2017 


O deputado Vicente Cândido (PT-SP), relator da reforma política, incluiu em seu novo voto, apresentado nesta quarta-feira, 9, uma imunidade temporária aos presidentes da Câmara, do Senado e do Supremo Tribunal Federal. 
Eles não poderão ser presos enquanto não forem processados e condenados, nem responsabilizados por atos que não estejam ligados ao exercício do mandato.
Na prática, ele estende aos presidente dos demais poderes essas garantias já existentes na Constituição Federal para o presidente da República. 
Num novo tópico do texto, ele acrescentou a blindagem para processar por crime comum os integrantes da linha sucessória do presidente da República, dando a eles a mesma imunidade temporária garantida ao presidente. 
O petista afirmou que dependerá de “autorização legislativa para investigar quem estiver na linha sucessória”. 
Ao apresentar a blindagem, ele afirmou que seria uma solução a casos como o do ex-presidente do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL), que foi afastado no ano passado pelo Supremo Tribunal Federal ao virar réu. Atualmente, tanto o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), quanto o do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), são investigados na Operação Lava-Jato. Política Livre. 
BZ-No momento em que todo o povo brasileiro traumatizado pela descoberta dos privilégios inexplicáveis dos políticos, passa por diversos apertos, o deputado acha oportuno aumentar os privilégios de uns poucos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).