21/11/2017

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira (20) que vai recolocar a Coreia do Norte na lista de Estados patrocinadores de terrorismo, além de divulgar novas sanções contra Pyongyang nesta terça-feira (21).
De acordo com o republicano, a decisão anunciada durante uma reunião com membros do gabinete na Casa Branca deveria "ter ocorrido há anos".
"Hoje, os Estados Unidos estão designando a Coreia do Norte como um Estado patrocinador do terrorismo", afirmou.
Em coletiva de imprensa, Trump também exigiu que o regime do ditador Kim Jong-un encerre seu programa de desenvolvimento nuclear e mísseis balísticos.
A Coreia do Norte foi retirada da lista de países patrocinadores de terrorismo em 2008, pelo ex-presidente republicano George W.Bush.
A medida foi uma tentativa de salvar as negociações para um possível acordo nuclear. Síria e Sudão estão na lista.
Durante a reunião, o magnata também acusou a Coreia do Norte de apoiar "atos de terrorismo internacional", incluindo assassinatos em solo estrangeiro.
Em fevereiro deste ano, a Coreia do Sul já havia pedido ao governo norte-americano para incluir novamente os norte-coreanos nessa lista em decorrência do assassinato de Kim Jong-nam, irmão mais velho de Jong-un.
Desde que assumiu o poder da maior potência mundial, o presidente dos Estados Unidos apostou em uma retórica firme contra os programas de armas nucleares de Pyongyang. Inclusive, Trump chegou a ameaçar "destruir totalmente a Coreia do Norte" durante seu discurso na Assembleia-Geral da ONU. (Com informações da agência ANSA). Diário do Poder
BZ-Esse gordinho da Coreia do Norte, finalmente achou alguém que o encare. E agora?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).