sexta-feira, 3 de novembro de 2017

VENEZUELA ENTRA EM HIPERINFLAÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

03/11/2017 
Resultado de imagem para VENEZUELA ENTRA EM HIPERINFLAÇÃO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA

A Venezuela registrou em outubro uma inflação de 50,6% em relação ao mês anterior, entrando tecnicamente em hiperinflação, ao superar, pela primeira vez na história do país, uma alta de preços acima de 50% em um único mês. 
Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (2) pela Econométrica, que, com a Assembleia Nacional, controlado pela oposição, e outras entidades privadas, oferece periodicamente um cálculo de inflação no país, já que o Banco Central não divulga mais o índice.
“Com a inflação geral de outubro de 2017, de 50,6% em relação a setembro, a Venezuela entra na definição técnica de hiperinflação proposta por Philip Cagan”, escreveu a Econométrica no Twitter, citando o economista americano que criou o conceito em 1956. 
A Econométrica diz que esse é um “recorde histórico” de inflação na Venezuela, que atravessa grave crise humanitária marcada pela escassez de produtos básicos, como alimentos e remédios. 
Fontes da empresa consultadas pela Agência EFE explicaram que a Venezuela vive há anos situação propícia para o surgimento de uma hiperinflação. 
Entre as condições citadas, eles destacam a emissão descontrolada de dinheiro por parte do Banco Central e a falta de produtos no mercado por causa da queda da produção. Agência EFE  
BZ-O Brasil antes do plano Real, viveu um longo período de hiperinflação, mais de 2% ao dia, mas nunca houve desabastecimento. As condições da Venezuela neste momento, são muito ruins. E pensar que ainda assim, a cúpula do PT e aderentes, elogiam a Venezuela e seu presidente Maduro. O fascismo da ideologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).