domingo, 10 de dezembro de 2017

SE CONDENADO NO TRF4, LULA VIRA LOGO FICHA SUJA

10/12/2017 
Resultado de imagem para SE CONDENADO NO TRF4, LULA VIRA LOGO FICHA SUJA: charges

Caso o ex-presidente Lula perca os recursos que impetrou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), após a condenação a 9 anos e seis meses pelo juiz Sérgio Moro, ele estará fora da disputa de 2018 em razão da Lei da Ficha Limpa, cujo artigo 15 impede o registro da candidatura do condenado por órgão colegiado. 
É o caso do TRF-4. Ainda que solto, o ex-presidente permanecerá inelegível por 8 anos.  “Quem se candidata a um cargo precisa preencher conjunto de requisitos estabelecidos”, preconizou o ministro Edson Fachin no STF.  
Advogados de Lula sinalizam que vão recorrer a liminar para garantir sua candidatura. 
Mas a medida não resistirá ao julgamento de mérito. A lei da ficha limpa torna inelegível quem foi condenado por órgão colegiado, teve o mandato cassado ou renunciou para evitar cassação.  
“Fatos anteriores à inscrição da candidatura podem ser levados em conta”, disse Fachin em julgamento deste ano sobre a aplicação da lei. Cláudio Humberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).