quinta-feira, 6 de maio de 2010

A QUESTÃO DO ATENDIMENTO BANCÁRIO


06/05/2010
BZ PRESS

Os bancos são prestadores de serviços à população, cobram e muito por esses serviços, por isso têm a obrigação de prestar um bom serviço a esta população. Já estudamos este assunto, quando estávamos no CMDPI-Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Faz muito tempo que os bancos vêm investindo em tecnologia, máquinas, terminais remotos de computadores, etc... O sonho de cada banco é ter em suas agências, o mínimo de pessoas possíveis, funcionários e clientes, e tê-las em suas casas ou lan houses, resolvendo seus assuntos bancários através de computadores. “Máquinas interagindo com máquinas”. Mesmo os clientes que venham às suas agências, deveriam interagir mais com as máquinas, os terminais remotos, que com as pessoas, seus funcionários, que eles querem reduzir a um número “minimum minimorum”, visndo o lucro. A estratégia tem dado certo, e os bancos têm tido lucros astronômicos.
A tendência de "mecanizar" os bancos é universal, um caminho sem volta. Ainda assim, os bancos tem que considerar certas situações, certas características, certas condições. Todo banco quer as contas dos aposentados, por exemplo, quer o “bônus”, e aí tem que arcar com certos "ônus". Acontece que numa região pobre onde estamos inseridos, os mais velhos são os que têm mais dificuldades de lidar com máquinas, preferindo lidar com pessoas. Para estes, vai ser difícil convencer do contrário. E esses clientes, como qualquer outro, merece um atendimento de boa qualidade.
Grande parte dos problemas de atendimento bancário, são decorrentes da ignorância. Alguns aposentados ainda pensam que se não retirarem seu dinheiro, logo no primeiro dia imediato ao depósito, podem ter alguma complicação. Isso provoca um afluxo de gente à agência bancária, muito maior que a média dos dias normais, o que torna inevitável as filas, agrava a qualidade dos serviços.
Várias soluções podem ser consideradas: os bancos poderiam fazer localmente, uma campanha esclarecedora junto à população, o escalonamento dos pagamentos das aposentadorias, a abertura e divulgação de mais postos bancários em locais de acesso fácil à população, e locais de grande movimento, que proporcionem a necessária segurança, aumentar o número de terminais pela cidade. Disponibilizar mais funcionários para orientar os usuários sobre o funcionamento dos terminais.

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