sábado, 8 de maio de 2010

SUCESSÃO ESTADUAL


08/05/2010

ENQUETE: WAGNER SAI EM VANTAGEM NA CAMPANHA
Quase a metade dos leitores do Bahia Notícias (43%) opinou que o governador Jaques Wagner terá vantagem na largada da campanha eleitoral na Bahia. Os internautas acreditam que o petista será mais beneficiado do que os concorrentes por ter a máquina estadual nas mãos. Quase empatados, Paulo Souto (DEM), com 27%, e Geddel Vieira Lima, com 25%, têm méritos distintos, conforme a pesquisa: o primeiro faz a oposição à atual administração desde o início do mandato, enquanto o segundo tem a prerrogativa de nunca ter exercido o cargo máximo no Estado. (BN)

PARA WAGNER, PROJETO DE GEDDEL É DOMINAR DEM E PSDB NA BAHIA
O governador Jaques Wagner (PT), candidato à reeleição na Bahia, afirmou em entrevista que deixará para o partido a decisão entre Waldir Pires e Walter Pinheiro para a vaga restante no Senado. Com dois nomes definidos ao seu lado – Otto Alencar (PP) para disputar a vice, e a deputada federal Lídice da Mata (PSB) numa das vagas ao Senado – ele não manifestou preferência por um dos pretendentes ao cargo, mas disse que interferirá no processo se for necessário.
Surpreendendo, afirmou que o plano político do PMDB de Geddel Vieira Lima é controlar os principais partidos que hoje fazem oposição ao governo – o DEM e o PSDB baianos. Disse ainda que a ex-ministra Dilma Roussef tem todas as características para ser uma boa presidente e candidata, mas não arrisca, no âmbito estadual nem no federal, apontar quadros eleitorais definitivos. Afirmou que disputa as eleições para ganhar, mas não se arrisca em exercícios de “futurologia”. (Terra)

“WAGNER É UM NEFELIBATA”, DIZ EX-MINISTRO GEDDEL
O deputado federal e pré-candidato do PMDB ao governo da Bahia, Geddel Vieira Lima, foi rápido na reação à entrevista concedida ontem pelo governador Jaques Wagner (PT) ao portal Terra. De acordo com Geddel, tratou-se de uma entrevista de um “nefelibata”, ou seja, de alguém que vive com a cabeça nas nuvens. Nesta entrevista, o candidato apresentou sua versão para o desquite entre PT e PMDB após o enlace vitorioso de 2006, que resultou na derrota do grupo carlista após 16 anos de hegemonia no estado.
“Nosso projeto surgiu quando percebemos que os sonhos que sonhamos em 2006 não se realizavam, nem política e muito menos administrativamente. O governo, infelizmente, é um fracasso”, declarou Vieira Lima. Geddel Vieira Lima acusa Wagner de tomar como suas obras que são do governo federal e a proporcionar o que ele chama de caos na segurança pública. (POLÍTICA LIVRE)


CÉSAR BORGES DIZ QUE BAHIA ESTÁ “CANSADA DA LERDEZA” DE WAGNER
O senador César Borges (PR), pré-candidato à reeleição na chapa majoritária do deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB), voltou à carga contra o ex-aliado e atual governador da Bahia, Jaques Wagner (PT). Em evento no município de Saúde, Borges afirmou que a Bahia está cansada da “lerdeza” da administração petista. Em tom de provocação aos adversários, o senador disse que o deputado federal e ex-ministro do governo Lula é o nome mais forte na disputa ao governo baiano.
“Geddel está conhecido como o trator. Acredito na vitória de Geddel já no primeiro turno”, afirmou Borges. César Borges, fiel aliado de Antonio Carlos Magalhães ao longo de décadas na Bahia, recebeu em março um convite de Jaques Wagner para integrar sua chapa nas eleições deste ano. O acordo, inicialmente alvo de resistência no PT e partidos à esquerda, foi assimilado, mas não seguiu em frente. Logo depois, o senador fechou aliança com Geddel, principal adversário de Wagner na disputa ao Palácio de Ondina. (Terra)


JC CEDE A PRESSÕES E DEIXA CHAPA DE GEDDEL
O empresário João Carlos Cavalcanti comunicou nesta sexta-feira (7) ao Bahia Notícias que decidiu não disputar mais as eleições deste ano. Ele iria concorrer a deputado federal, depois de ser cotado para vice e senador na chapa do PMDB, mas não resistiu às pressões de empreendedores, parentes e políticos. “Estou saindo definitivamente. Primeiro porque tive uma reunião com uns empresários americanos que exigiram que eu retirasse a candidatura para ingressar em um grande projeto que cria um fundo mundial de commodities de mineração. Segundo que os meus sócios brasileiros também pediram que eu saísse da política. Terceiro, os meus familiares que não gostavam da ideia e quarto que havia muitos empresários que diziam que eu iria para Brasília criar um lobby do setor de mineração no Congresso”, enumerou. De acordo com JC, ele foi convencido de que teria como contribuir de forma mais efetiva com o Brasil e a Bahia com a sua atividade profissional. Embora não quisesse falar do desgaste com as lideranças peemedebistas, ele admitiu que ficou “muito chateado com a política”. “No mundo empresarial o que se acorda se cumpre. A quantidade de prefeitos, deputados estaduais e federais que me procuravam era demasiada. Parecia que eu ia coligar com a Bahia inteira”, lamentou. Apesar disso, ele descarta que tenha se afastado da política terminantemente. “Ainda tenho planos para 2014”, projetou. Cavalcanti comunicará a decisão na segunda-feira (10) ao presidente do partido, Lúcio Vieira Lima, ao pré-candidato ao Palácio de Ondina, Geddel Vieira Lima, e ao senador César Borges/PR. (BN)


GEDDEL DIZ QUE CÉSAR BORGES É A VOZ DA BAHIA EM BRASÍLIA
O deputado Federal Geddel Vieira Lima (PMDB) disse ontem no Encontro Regional do PMDB, no município de Saúde, que César Borges é a voz mais ativa em defesa dos interesses da Bahia no Congresso e nas reivindicações junto ao governo federal. Borges e Geddel participaram também da cerimônia, na Câmara Municipal de Saúde, que concedeu a Afrísio Vieira Lima, pai do pré-candidato, e a Jaime Vieira Lima, tio, títulos de cidadãos. “Eu vejo o senador César Borges tomar para si a responsabilidade de conseguir a melhoria das estradas baianas, de chamar a atenção do Governo Federal para o problema dos cacauicultores, que ainda sofrem com a crise provocada pela vassoura-de-bruxa e pela desvalorização do produto no mercado mundial”. Geddel citou ainda a luta do senador para resolver o problema dos portos que não mais atendem às necessidades do Estado da Bahia. (POLÍTICA LIVRE)

GEDDEL ACIONADO POR PROPAGANDA ANTECIPADA
O deputado federal Geddel Vieira Lima (PMDB) foi alvo de representação pública por propaganda antecipada. O pré-candidato ao governo do Estado da Bahia fez propaganda fora de época com faixas “"Parabéns Salvador pelos 461 anos. Stella Maris ganha de presente uma nova praça de lazer”, durante a inauguração de uma praça no bairro de Stella Maris, em Salvador. Mais uma vez, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou, por meio de liminar, a imediata retirada de todas as faixas veiculadas pelo peemedebista. A decisão é resultado de uma representação protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) na última segunda-feira (3). O descumprimento da liminar acarretará multa diária de R$ 1 mil ao ex-ministro da Integração Nacional. (BN)


SOUTO MANDA RECADO PARA FERNANDO GOMES
O pré-candidato a governador da Bahia pelo DEM, Paulo Souto, mandou um recado ao seu correligionário ex-prefeito de Itabuna Fernando Gomes, que declarou apoio ao peemedebista Geddel Vieira Lima, na corrida pelo Palácio de Ondina. Em entrevista ao site O Trombone, Souto preferiu não entrar em detalhes sobre uma possível expulsão do itabunense da legenda, mas disse que Gomes deve analisar direito a história. “Itabuna sabe exatamente o trabalho que eu fiz aqui, inclusive quando ele era prefeito, nas duas vezes. Acho até que, se ele pensar um pouco, vai entender de que lado ele deve ficar nessas eleições”, anunciou. (BN)


“QUEM SABE FICAR SOB O JUGO DE GEDDEL É WAGNER”, ATACA SOUTO
Pré-candidato do DEM ao governo da Bahia, Paulo Souto reage à afirmação do governador Jaques Wagner (PT), em entrevista ao Terra, de que o projeto político do ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB) é “liderar o DEM e o PSDB” no Estado. Os três concorrem ao governo baiano em 2010. Segundo Souto, a gestão do PT está “apática” diante da crise de segurança pública.
“Enquanto se mostra apático para tentar resolver o caos da segurança e da saúde na Bahia, o governador mostra apetite só para a política, inclusive se metendo em assuntos de outros partidos. Ficar sob o jugo do PMDB é uma coisa que Wagner conheceu por três anos. Entregou secretarias ao partido e, depois que rompeu a aliança, declarou que gastava 30% do seu tempo pra resolver problemas entre PT e PMDB”, contra-atacou o ex-governador Paulo Souto. (Terra)


ITABUNA: PAULO SOUTO PARTICIPA DE INAUGURAÇÃO DA SEDE DO PTN
O presidente estadual do DEM, Paulo Souto, esteve em Itabuna, na noite de ontem, para participar da solenidade de inauguração da sede do diretório municipal do PTN. Ao desembarcar no aeroporto de Ilhéus, Souto foi recebido por dirigentes do PTN e pelo prefeito itabunense Capitão Azevedo (DEM), que o acompanhou no deslocamento por carro até Itabuna, ficando ao lado do ex-governador durante todo o evento. “Paulo Souto lidera a união de homens de bem, que engrandece a nossa sociedade. E tem nosso apoio para que o futuro seja de dignidade para o povo desta terra”, afirmou Azevedo em pronunciamento. (POLÍTICA LIVRE)

TRE PROÍBE ADESIVOS DE PAULO SOUTO
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) determinou nesta quinta-feira (6), por meio de liminar, que o presidente do Partido Democratas (DEM), Paulo Souto, retire de circulação, no prazo máximo de 48 horas, os adesivos com a mensagem “Paulo Souto. Nesse eu confio”, que foi considerado pela Corte propaganda eleitoral antecipada. O descumprimento da ordem acarretará em pena de multa diária no valor de R$ 1 mil. A liminar é resultado de representação protocolada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE-BA) no final de abril. O Tribunal determinou também a suspensão de toda e qualquer distribuição do referido material. Na apuração, o TRE constatou a intenção do segundo representado na ação, Raimundo Dias Viana, em promover a candidatura de Souto por meio do adesivo afixado em seu próprio veículo. Para o procurador Regional Eleitoral, Sidney Madruga, não há dúvidas de que o objetivo da propaganda é lançar, de forma ostensiva e prematura, a candidatura de Paulo Souto ao governo estadual. "A veiculação dos adesivos se constitui em verdadeira burla à legislação, ao difundir, em época proibida, o nome de um eventual candidato, com o objetivo de facilitar a sua receptividade durante o período de campanha eleitoral, além de acarretar franca desvantagem aos demais concorrentes", afirma o procurador. A PRE aguarda, agora, o julgamento do mérito da representação, na qual pediu a condenação de Souto e de Viana ao pagamento de multa, que pode variar entre cinco mil e R$ 25 mil. (BN)


IMBASSAHY DIZ QUE WAGNER DEVERIA SE PREOCUPAR COM SEGURANÇA PÚBLICA
O ex-prefeito de Salvador e presidente do PSDB baiano, Antonio Imbassahy, em entrevista ao Política Livre, respondeu as declarações do governador Jaques Wagner (PT) ao portal Terra dizendo que o petista deveria se preocupar mais com a segurança pública. “Faltando um pouco mais de sete meses para concluir o seu mandato, o governador Jaques Wagner deveria dedicar a sua atenção aos assuntos administrativos, especialmente, na questão da segurança pública. A Bahia, que sempre teve uma imagem de estado pacífico, vê hoje os índices de criminalidade de muitas cidades, como Salvador, Feira de Santana e Itabuna, superarem os do Rio de Janeiro”, afirmou. (POLÍTICA LIVRE)

METRALHADORA' DO PSOL JÁ ESTÁ ARMADA
O pré-candidato ao governo da Bahia pelo PSOL, Marcos Mendes, já deu o tom de como funcionará a metralhadora da sua campanha este ano. Nenhum dos quadros que disputam o Palácio de Ondina será poupado. Nem a direita tradicional herdeira do carlismo, nem o neocarlismo da esquerda conservadora estarão livres dos bombardeios do militante do “partido do sol”. Para ele, os pré-candidatos que compõem o cenário, como Jaques Wagner (PT), Geddel Vieira Lima (PMDB), Paulo Souto (PV) e Luiz Bassuma (PV) representam o mesmo projeto de manutenção do capitalismo e não apontam propostas para mudar o quadro de segregação da Bahia. Para Mendes, todos são financiados pelas mesmas empreiteiras, como a OAS e Odebrecht, que controlam as candidaturas dos demais políticos. (BN)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).