sexta-feira, 2 de julho de 2010

INTERNACIONAIS


02/07/2010

OBAMA AMEAÇA AUMENTAR PRESSÃO INTERNACIONAL SOBRE IRÃ
France Presse

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ameaçou nesta quinta-feira (1º) o Irã com o aumento da pressão internacional e o isolamento, antes de firmar um pacote de novas sanções que afetará a capacidade de Teerã de financiar seu programa nuclear.
As medidas, que se somam às sanções anunciadas pelo Conselho de Segurança da ONU e pela União Europeia, visam impedir o acesso do Irã a derivados do petróleo, como gasolina e querosene de aviação, e bloquear o acesso de Teerã ao sistema bancário internacional.
"Com estas sanções, junto a outras, estamos atingindo o coração da capacidade do governo iraniano para financiar e desenvolver seus programas nucleares", diz Obama no discurso que pronunciará durante a cerimônia de assinatura do pacote.
"Estamos mostrando ao governo que estas ações têm consequências, e se persistirem, a pressão continuará aumentando e o isolamento será cada vez maior", destacou Obama.
"Não devem ter qualquer dúvida de que os Estados Unidos e a comunidade internacional estão determinados a impedir que o Irã obtenha armas nucleares".

“PAÍSES ESTAVAM PRISIONEIROS DE SEUS DISCURSOS”, DIZ LULA SOBRE IRÃ
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse em entrevista à imprensa síria que os países do Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) aprovaram nova rodada de sanções contra o Irã, no início deste mês, porque ficaram “prisioneiros” do discurso crítico que faziam contra o país e seu programa nuclear. “Estranhamente, depois que nós fizemos o acordo, que eles [membros do Conselho de Segurança] deveriam chamar o Irã para conversar, eles transformaram as sanções em uma questão de honra. Por quê? Porque eles estavam prisioneiros dos seus discursos, falaram demais e não tinham como voltar atrás”, disse o presidente ao jornal “El Watan” e à Agência Nacional de Notícias Síria. (Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).