segunda-feira, 4 de março de 2013

ESCANDALÔMETRO

04/03/2013


SECRETÁRIO 'IMPORTADO' DE SP POR ACM NETO JÁ FOI CONDENADO E RESPONDE POR SUPOSTOS DESVIOS 



por Evilásio Júnior 
O prefeito ACM Neto (DEM) descumpriu o Decreto 23.739, expedido por ele mesmo em 2 de janeiro deste ano, ao nomear o secretário municipal da Fazenda, Mauro Ricardo Costa Machado, responsável pela chave do cofre de Salvador e primeiro nome confirmado na equipe. Trazido de São Paulo como "salvação da lavoura", com a missão de elevar a arrecadação, o ex-titular de Finanças das gestões de José Serra e de Gilberto Kassab, em São Paulo, foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em 2001, e pela Justiça Federal, em 2005, conforme documentos obtidos pelo Bahia Notícias. Logo no Artigo 1º da regra determinada pela nova administração soteropolitana, é instituído que "fica vedada a nomeação para o provimento de cargos de Secretário do Município [...] de pessoa que tenha sido condenada em decisão com trânsito em julgado ou proferida por órgão jurisdicional colegiado".


JUSTIÇA CONDENA CARTUNISTA ZIRALDO POR IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA 



O cartunista Ziraldo foi condenado na quarta-feira, 27, por improbidade administrativa, por receber indevidamente verbas públicas do Ministério do Turismo no valor de R$ 200 mil para organizar o 3º Festival Internacional de Humor Gráfico das Cataratas do Iguaçu, realizado em 2005 em Foz do Iguaçú (PR). O juiz Diego Viegas Véras, da Justiça Federal de Foz de Iguaçu, determinou que o artista, ao lado ex-prefeito da cidade, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), e do presidente do festival, Rogério Romano Bonato, devolva o montante em valores corrigidos – cerca de R$ 290 mil. Ziraldo também teve os direitos políticos suspensos por oito anos e foi impedido de firmar novos contratos com o município por cinco anos. O advogado do cartunista afirmou que recorrerá da decisão. A ação, proposta pelo Ministério Público Federal, questionou o modelo adotado pela prefeitura de Foz do Iguaçu para realizar a terceira edição do festival. A administração municipal contratou, sem licitação, a empresa de Ziraldo – The-Raldo Estúdio de Arte e Propaganda Ltda – para organizar o evento e o financiou com verbas do Ministério do Turismo, mas não formalizou em um contrato a prestação do serviço. Leia mais no Estadão. 


PETROBRAS BUSCA SOLUCIONAR VAZAMENTO EM POÇO 



A Petrobras informou na noite de sábado que ainda não conseguiu solucionar o vazamento de óleo no campo de Marlim, na bacia de Campos, cuja origem foi identificada na sexta-feira, mas “vem obtendo evolução positiva”. Em sobrevoos no sábado, segundo nota da empresa, a mancha identificada teve volume total de três litros. Entre quinta e sexta, o volume de óleo detectado foi de 108 litros. “A Petrobras informa que vem obtendo evolução positiva nos trabalhos para a solução do vazamento”, disse em nota a empresa, afirmando que o campo se encontrava fora de operação. A Petrobras informou que a companhia constatou que o vazamento está relacionado a um problema no equipamento conhecido como “árvore de natal molhada”, do poço MRL-131. A estatal não informou quanto produz de petróleo no poço nem deu prazo para a retomada da produção no local. Os primeiros indícios do vazamento foram avistados na quinta–feira, no campo de Marlim, a 172 km da costa de Macaé (RJ). (Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).