domingo, 10 de março de 2013

INTERNACIONAIS

10/03/2013


REFERENDO NAS MALVINAS DEVE REUNIR MAIS DE 1,6 MIL ELEITORES NESTE DOMINGO 



As Ilhas Malvinas (Falklands, para os ingleses) se preparam para um referendo que começa amanhã. Durante dois dias, pouco mais 1,6 mil eleitores vão dizer se querem que o pequeno arquipélago no Atlântico Sul mantenha o status de território ultramar britânico. A votação aumentou a tensão entre os governos britânico e argentino, que reivindicam a soberania do arquipélago. O Reino Unido diz que cabe aos moradores decidirem seu futuro, mas a Argentina afirma que o referendo não passa de um golpe publicitário. “As Malvinas são um território colonizado pelos britânicos, que instalaram nas ilhas uma população britânica”, explicou o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado argentino, Daniel Filmus. “Agora os britânicos vão perguntar aos britânicos se querem ser cidadãos britânicos. Todo mundo já sabe o que vão responder. É uma provocação.” Os argentinos acusam os britânicos de terem tomado deles as ilhas em 1833 e de descumprirem as resoluções das Nações Unidas para negociar a soberania do arquipélago, que fica a menos de 500 quilômetros de distância da costa argentina e a 12 mil quilômetros de Londres. 
BZ-Entre Cristina Kiechner e a rainha Elisabeth, sou mais esta última, mesmo sendo mais velha que a outra. 

VENEZUELA OPTA POR EXAGERO MACABRO



 Em 1974 eu estava na União Soviética, sob pleno domínio de Leonid Bresnev. Em Moscou, uma das visitas oficiais foi ao túmulo de Lênin, na Praça Vermelha. Senti-me mal, depois de passar pelo corpo embalsamado. Péssima impressão. Inclusive as múmias do Antigo Egito, ninguém merece o castigo de ficar décadas, séculos e milênios a fio, em exposição. Algo macabro, apesar de repetido em outras ditaduras com Mao Tse-Tung, Ho Chi Min e Kin Il Sung. Sem esquecer o que tentaram com Eva Perón. Os mortos merecem descanso e respeito, até porque não estão mais ali, naqueles sarcófagos de luxo onde são conservados às custas de um monte de drogas. De Caracas vem a notícia de que vão embalsamar Hugo Chaves. Além de reverenciar sua memória e exaltar seus feitos, práticas mais do que justas, pretendem manter o defunto intocado num quartel ou na sede de um sindicato. Leia mais no artigo de Carlos Chagas. 


ELEIÇÃO NA VENEZUELA VAI OCORRER EM 14 DE ABRIL 



O Globo A presidente do Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, Tibisay Lucena, anunciou que as novas eleições presidenciais serão realizadas no dia 14 de abril, data que extraoficialmente já era considerada desde hoje pela manhã, quando se iniciou a reunião do conselho em Caracas. As votações acontecerão 40 dias após a morte do presidente Hugo Chávez. Os partidos terão das 8h de amanhã até às 14h de segunda-feira para apresentar seus candidatos. E as campanhas eleitorais durarão dez dias: do dia 2 de abril ao dia 11. Comissão eleitoral do país anunciou a data neste sábado e oposição já lançou candidatura de Henrique Capriles 


NELSON MANDELA É INTERNADO PARA EXAMES 



O ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, foi hospitalizado em Pretória neste sábado (9) para ser submetido a exames "para alguns exames médicos já agendados", segundo comunicado emitido pelo porta-voz da presidência da África do Sul, Mac Maharaj. Ele afirmou, na nota, que "não há nenhuma razão para alarme". O internamento seria um controle após a infecção pulmonar sofrida pelo ex-presidente sul-afriano, quando ficou hospitalizado por cerca de um mês. Informações do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).