quarta-feira, 13 de março de 2013

INTERNACIONAIS

13/03/2013

VENEZUELA IRÁ ABRIR INQUÉRITO PARA APURAR SUPOSTO ENVENENAMENTO DE CHÁVEZ 

Crianças pobres no interior da Venezuela
O governo venezuelano anunciou que abrirá inquérito para apurar se o câncer que vitimou o ex-presidente Hugo Chávez não foi resultado de um envenenamento orquestrado por seus inimigos no exterior. Apesar da acusação ser alvo de piadas e desacreditada por opositores do governo, que a caracterizam como uma teoria da conspiração ao estilo Chávez, o agora presidente Nicolás Maduro afirmou que irá pressionar para que haja uma investigação séria. Leia notícia na íntegra na Coluna Justiça.
BZ-Estão tentando encontrar o inimigo externo, para lhes debitar a amarga conta do fracasso da política assistencialista de Chávez. Há tembém rumores, de os médicos cubanos teriam errado no diagnóstico do comandante Chávez e apressado sua morte, 


ELEIÇÃO VENEZUELANA TERÁ SETE CANDIDATOS 



As eleições presidenciais na Venezuela, marcadas para o dia 14 de abril, deverão ser disputadas por sete candidatos. A informação, do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), é que o registro de um dos postulantes foi recusado. Gonzalo Contreras teria descumprido um dos requisitos legais que é a apresentação de um plano de governo. Entre os candidatos, além do presidente interino Nicolás Maduro e o opositor Henrique Capriles, concorrerão Eusebio Méndez, Reina Sequera, María Bolívar, Fredy Tabarquino e Julio Mora. Maduro, que já havia sido apontado por Chávez como futuro sucessor, conta com o apoio de 14 organizações. Informações da Agência Brasil.

JUSTIÇA BOLIVIANA NEGA PEDIDO E CORINTIANOS VÃO CONTINUAR PRESOS 



Estadão
Os 12 torcedores acusados de envolvimento na morte de Kevin Beltrán Espada, durante a partida pela Libertadores, entre San José e Corinthians, vão continuar presos em Oruro vão por tempo indeterminado. Em julgamento realizado nesta terça-feira, a Justiça boliviana rejeitou o pedido de liberdade provisória dos que estão detidos desde o dia 21 de fevereiro. As investigações prosseguem e, de acordo com as leis bolivianas, a prisão preventiva pode durar até seis meses. A defesa dos corintianos prometeu recorrer da decisão.
BZ-A seleção brasileira vai fazer um jogo na Bolívia, e a renda será revertida para a família do garoto, tentando remediar o lamentável fato. Enquanto isso, os rapazes corintianos continuam presos. Um bom intermediário para a questão seria o Lula, que é corintiano roxo, e "muy amigo" do cocalero Evo Morales.


NELSON MANDELA ESTÁ PERDENDO A MEMÓRIA, DIZ ADVOGADO 



O Globo 
O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela está perdendo a memória, segundo um de seus melhores amigos, o advogado Steven Bizos. Ele defendeu Mandela no famoso julgamento de Rivonia, no qual livrou o líder da pena de morte. É a primeira vez que alguém muito próximo a Mandela confirma a sua perda de memória, de acordo com informações do jornal “El Mundo”. - Infelizmente, às vezes ele esquece que um ou dois (de seus companheiros) morreram, e fica muito pálido quando se fala que Walter Sisulu (que também lutou contra o apartheid) já não está conosco - contou Bizos, que também é ativista de direitos humanos.
BZ-É uma pena essa perda da memória, pois o grande estadista que é o Mandela, ainda teria muito a contribuir para a paz mundial, o congraçamento entre os povos. 


PRIMEIRO-MINISTRO BRITÂNICO PEDE QUE ARGENTINA RESPEITE RESULTADO DE REFERENDO NAS MALVINAS 

Os habitantes das Malvinas/Falkland, de origem britânica, chamados de "kelpers"
Agência Lusa 
O primeiro-ministro britânico, David Cameron, pediu nesta terça-feira (12) à Argentina que respeite a vontade dos habitantes das Ilhas Malvinas (Falkland, para os ingleses), depois da participação maciça da população em um referendo sobre a manutenção da soberania britânica. David Cameron destacou que 99,8% de sim em uma votação que contou com uma participação de 92% dos eleitores é o “resultado mais claro possível”, que a Argentina deve respeitar. Buenos Aires tem declarado que o referendo não tem qualquer significado à luz da lei internacional, destacando que a consulta popular não vai afetar a sua reclamação sobre o arquipélago. “Eles devem tomar bem nota desse resultado. Os habitantes das Falkland não poderiam ter falado mais claramente”, disse Cameron em comunicado divulgado hoje. “Eles querem se manter britânicos e essa vontade deve ser respeitada por todos, incluindo a Argentina”, completou o primeiro-ministro. Leia mais na Agência Brasil.
BZ-Dos 1581 votantes do plebiscito, somente 3 votaram pela Argentina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).