sábado, 9 de março de 2013

INTERNACIONAIS

09/03/2013

EX-PRESIDENTE ARGENTINO É CONDENADO POR CONTRABANDO DE ARMAS 

Carlos Menem, ex-presidente

O ex-presidente e atualmente argentino Carlos Menem (1989-1999) foi condenado nesta sexta-feira (8) pela Câmara de Cassação argentina pelo contrabando de armas ao Equador e à Croácia durante seu mandato. A pena será fixada por outro tribunal. O ex-ministro da Defesa Oscar Camilión também foi condenando por "contrabando agravado de 6,5 mil toneladas de armamento e munições" aos dois países. Emir Yoma, ex-assessor presidencial e ex-cunhado de Menem, foi absolvido pela corte. A legislação argentina prevê pena que pode variar entre cinco a 15 anos pelo crime de contrabando de armamento. A defesa do ex-presidente disse que recorrerá da decisão. Por atualmente ocupar o cargo de senador, Menem, 82, tem fóruns que o protegem de prisão. Dessa maneira, ele só poderá ser preso se o caso passar por um julgamento político. Informações da AFP. 


NA VENEZUELA, MADURO É EMPOSSADO COMO PRESIDENTE EM EXERCÍCIO 



Jorge Arreaza, genro de Chávez e ministro de Ciência e Tecnologia, será vice-presidente executivo Antes da posse, Diosdado Cabello, presidente da Assembleia Nacional, ressaltou que a cerimônia era constitucional O Globo Diante do presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, de dezenas de deputados chavistas, representantes das Forças Armadas e diversos políticos da Venezuela e da América Latina - como o presidente do Equador, Rafael Correa - Nicolás Maduro tomou posse como presidente interino da Venezuela, na noite desta sexta-feira. Muito emocionado e bastante aplaudido, Maduro homenageou o presidente Hugo Chávez, morto na terça-feira. 
BZ-Na Venezuela, a violação às leis vigentes, estão se tornando uma constante. A Constituição manda que na se o presidente eleito não pode tomar posse, o que realmente ocorreu, a presidência do país passa ser exercida pelo presidente do Congresso, que convocará novas eleições dentro de 30 dias. Chávez não tomou posse, e portanto Maduro não é o vice-presidente.


TRIBUNAL EGÍPCIO CONFIRMA PENA DE MORTE PARA 21 TORCEDORES DE FUTEBOL 



Da Reuters 
 Um tribunal do Egito confirmou neste sábado (9) as sentenças de morte a 21 torcedores de futebol envolvidos em um tumulto em um estádio em Port Said no ano passado, que levou à morte mais de 70 pessoas. Em uma decisão ao vivo na TV, o tribunal também condenou mais cinco pessoas à prisão perpétua por envolvimento no motim, de acordo com a Reuters. 
BZ-No ano passado, quando a sentença foi publicada pela primeira vez, houve uma manifestação de protesto, que acabou em conflito onde morreram 40 pessoas.


CORÉIA DO NORTE FECHA FRONTEIRA COM A CORÉIA DO SUL E CANCELA OPERAÇÕES CONJUNTAS 

Esta é a fronteira entre as duas Coréias, também conhecida como linha "desmilitarizada", um dos lugares
mais armados e militarizados do mundo.

O governo da Coreia do Norte anunciou que está encerrando todos os pactos de não agressão que tem com a vizinha Coreia do Sul e que vai fechar a fronteira entre os dois países. A medida do governo comunista é uma resposta à Resolução 2.094 do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que estabelece sanções ao país. A ação punitiva da ONU se deu em resposta a um teste nuclear feito pelos norte-coreanos em fevereiro deste ano. A Coreia do Norte informou também que os exercícios militares conjuntos feitos pelos Estados Unidos representam uma preparação para um ataque nuclear preventivo contra o país.
BZ-Juridicamente, a partir de agora, as duas Coréias estão em guerra, e qualquer uma das duas pode atacar a outra sem prévia declaração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).