01/05/2013
VENEZUELA: DEPUTADOS TROCAM SOCOS E ACUSAÇÕES NA ASSEMBLEIA
![]() |
| Um deputado venezuelano ferido |
Janaína Figueiredo, O Globo
Uma sessão da Assembleia Nacional (AN) terminou com gritos e agressões físicas e pelo menos 17 deputados opositores e cinco governisitas ficaram feridos. A discussão começou quando o presidente da assembleia, o militar reformado Diosdado Cabello, proibiu o direito de palavra aos congressistas opositores até que estes reconhecessem Nicolás Maduro como presidente.
Ele chegou a ameaçar até mesmo suspender o pagamento de seus salários, diante da decisão da Mesa de Unidade Democrática (MUD), liderada por Henrique Capriles, de não reconhecer o governo. Os dois lados se acusaram mutuamente pelo início da briga.
OBAMA REFORÇA COMPROMISSO DE FECHAR GUANTÁNAMO APÓS GREVE DE FOME
O Globo
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, reforçou nesta terça-feira seu compromisso para fechar a prisão da Base Naval de Guantánamo, em Cuba, no momento em que dois terços dos presos por suspeita de terrorismo fazem greve de fome.
Em entrevista pelos cem primeiros dias de seu mandato, Obama retomou uma de suas primeiras promessas de campanha ao reconhecer que os detentos permanecem em uma espécie de limbo legal. Os EUA acabam de enviar mais 40 enfermeiros da Marinha para atender os presos em greve de fome. O protesto contra as condições da prisão começou em fevereiro e já atinge cem dos 166 detentos.
BOMBA EXPLODE NO CENTRO DA CAPITAL SÍRIA E DEIXA PELO MENOS 13 MORTOS
Renata Giraldi, Agência Brasil
Ao menos 13 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas hoje (30) após uma bomba ser detonada no centro de Damasco, capital da Síria, informam ativistas e a imprensa estatal. A bomba explodiu em uma praça no bairro de Marjeh, na região central da cidade. O local é um centro de compras, onde há um hotel, um shopping center e um prédio do Ministério do Interior. Pelas estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 70 mil pessoas morreram na guerra civil que ocorre há dois anos na Síria, em decorrência da disputa de poder entre as forças leais ao presidente Bashar Al Assad e a oposição, que exige exige sua renúncia. Ontem (29) o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, reiterou o pedido para que as autoridades sírias permitam uma missão de inspetores internacionais para investigar o uso de armas químicas na região.
ÍNDIA: MENINA DE CINCO ANOS MORRE APÓS SER SEQUESTRADA E ESTUPRADA
Uma criança indiana de cinco anos morreu nesta segunda-feira (29) em decorrência dos ferimentos sofridos num estupro. Ocorrido no último dia 18, o caso foi divulgado pelas autoridades do Estado indiano de Madhya Pradesh, que informaram que a menina sofreu uma parada cardíaca, noticia a Folha. "Morreu vítima de uma parada cardíaca às 19h45 de segunda-feira. Seu estado piorou, e a pressão arterial caiu. Não reagia aos medicamentos", afirmou P.A. Siram, porta-voz do Care Hospital, de Nagpur. Segundo as autoridades de Seoni, o estuprador conhecia os pais da garota, operários da construção civil, que estavam no trabalho quando o crime aconteceu. Ainda segundo o a Folha, a menina só foi encontrada pelos pais um dia depois do crime, inconsciente. Dois suspeitos foram presos. A vítima foi internada e estava em coma desde o dia 20, em decorrência dos danos cerebrais que sofreu por conta da força aplicada pelos dois homens para abafar seu choro. Ela estava em coma desde o dia 20.(ESTADÃO)





Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).