quinta-feira, 2 de maio de 2013

INTERNACIONAIS

02/05/2013


BRIGA NO PARLAMENTO COMPLICA CRISE POLÍTICA NA VENEZUELA 

O pugilato no parlamento venezuelano

Carlos Chirinos/Da BBC Mundo 
 A oposição venezuelana e congressistas ligados ao chavismo se enfrentaram no único lugar que ainda se comunicavam: a Assembleia Nacional da Venezuela. Representantes da oposição e deputados governistas trocaram socos na terça-feira, em reação à aprovação de uma medida exigindo que congressistas só possam discursar se reconhecerem a vitória do presidente Nicolás Maduro. Venezuela, A crise ameaça complicar ainda mais o panorama político na Venezuela. Onze deputados ficaram feridos no episódio - uma briga inédita na história recente da Venezuela, que evidencia a fragilidade da relação entre a oposição e o governo. 


MENINO DE 5 ANOS GANHA RIFLE DE ANIVERSÁRIO E MATA IRMÃ DE 2 NOS EUA 



Um menino de cinco anos matou a própria irmã de dois, nesta terça-feira (30), usando uma arma que ganhou de aniversário. O caso ocorreu na cidade de Burkesville, em Kentucky, Estados Unidos. Segundo as autoridades locais, o garoto brincava com o rifle calibre 22, da marca Crickett, quando disparou acidentalmente contra o peito do bebê. O médico legista Gary White, disse que a mãe limpava a casa no momento do incidente. A polícia de Kentucky investiga o caso e informou que “ainda é cedo” para falar sobre possíveis responsabilizações. (O GLOBO)


POLÍCIA DE BOSTON DIZ TER DETIDO MAIS TRÊS SUSPEITOS DE ATENTADO À MARATONA 



A polícia de Boston afirmou que outros três suspeitos pelo atentado à maratona, que deixou três pessoas mortas e mais de 200 feridas, foram detidos nesta terça-feira, 1. “Outros três suspeitos foram detidos no caso do atentado à maratona”, informou a polícia, por meio de sua conta no twitter, dizendo que mais detalhes serão informados mais tarde. A polícia não informou o nome dos detidos. (Reuters) 


PRIMEIRA MINISTRA NEGRA DA ITÁLIA É ALVO DE INSULTOS RACISTAS 

Cecile Kyenge, primeira negra a ocupar o cargo de ministro na Itália

O Globo 
A nomeação de Cecile Kyenge (foto) como a primeira ministra negra da Itália - o que seria um símbolo da integração racial no país - levou um duro golpe quando o eurodeputado Mario Borghezio ridicularizou o que descrevia como o novo “governo bonga bonga”- uma referência ao “bunga bunga”, como ficaram conhecidas as orgias promovidas pelo ex-premier Berlusconi quando estava no poder. Em uma entrevista à Radio 24, Borghezio afirmou que Cecile tentaria “impor as tradições tribais” do Congo à Itália com seu projeto que dá cidadania imediata aos filhos de imigrantes que nasçam no país, que hoje têm de esperar até completar 18 anos para requerer a cidadania. A repulsa gerada pelas declarações fez com que o governo autorizasse, nesta quarta-feira, a abertura de uma investigação de páginas fascistas na internet, cujos membros chamaram Cecile de “macaca congolesa” 


CANDIDATO ÀS ELEIÇÕES NO PAQUISTÃO ESCAPA DE ATENTADO 



Um candidato às eleições legislativas do Paquistão escapou sem ferimentos de um ataque suicida nesta quarta-feira no sul do país, afirnou a polícia. O incidente deixou duas pessoas feridas. O ataque ocorreu no distrito de Shikarpur, da província de Sindh, cerca de 400 quilômetros ao nordeste de Karachi, quando Mohammad Ibrahim Jatoi, um candidato para as eleições de 11 de maio, estava em campanha eleitoral. “Um homem-bomba em uma motocicleta se explodiu perto do carro de Jatoi, mas ele saiu ileso”, disse o chefe da polícia local, Zaheer Mahesar. Apenas o homem-bomba morreu na explosão. Jatoi pertence ao Partido Nacional do Povo. O candidato estava retornando de campanha quando o homem-bomba se aproximou perto de um pedágio, informou Mahesar, acrescentando que dois transeuntes ficaram feridos. (Agência Estado) 


PELO MENOS 70 MENINAS SÃO ENVENENADAS EM ESCOLA AFEGà



Pelo menos 70 meninas de um colégio em Cabul, capital do Afeganistão, perderam consciência nesta quarta-feira (1º) por causa de um aparente envenenamento. O incidente é o último em uma série de casos cuja autoria tem sido atribuída à insurgência do talibã. As garotas, que têm entre 12 e 18 anos de idade, faziam fila na porta do colégio para entrar em suas respectivas salas de aula e de repente começaram a se sentir enjoadas e tontas. "Mais de 70 meninas foram envenenadas. Estamos investigando o ocorrido. Não está claro por que perderam a consciência", disse o porta-voz do Ministério da Educação, Amanula Aiman. Segundo a imprensa afegã, as meninas respiraram uma substância química que foi borrifada na área com um spray. As vítimas foram levadas ao hospital e algumas receberam alta. O talibã nega envolvimento com o episódio. Os insurgentes, no entanto, se opõem à educação das meninas e adolescentes, prática proibida durante seu regime fundamentalista islâmico no país (1996-2001). Informações da Agência EFE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).