quinta-feira, 16 de maio de 2013

NACIONAIS

16/05/2013

PT FAZ ACORDO COM PMDB, E EMENDA QUE ALTERA MP DOS PORTOS É APROVADA 



Nathalia Passarinho e Fabiano Costa, G1 
O governo fechou acordo com o PMDB e ajudou a aprovar na sessão desta quarta na Câmara uma emenda que altera trechos da medida provisória que cria novas regras para o setor portuário, a chamada MP dos Portos – inicialmente, os governistas não admitiam modificações no texto. A emenda foi apresentada pelo próprio PT e inclui propostas defendidas pelo partido aliado que antes o governo rejeitava. Na corrida contra o tempo para aprovar a MP antes que ela perca a validade, nesta quinta, o governo percebeu que seria preciso ceder. A sessão para votação da MP dos Portos se iniciou às 11h de terça, prosseguiu até as 5h desta quarta e foi retomada às 11h. Na madrugada desta quarta, o texto-base da MP foi aprovado pelo plenário e restou a votação de emendas e destaques (que propõem alterações na redação do texto). Até a última atualização desta reportagem, faltavam ser votados oito destaques ou emendas. A apresentação da nova emenda também serviu como manobra para acelerar a votação, já que sua aprovação derrubou destaques e emendas com conteúdo semelhante. Leia mais no G1. 


PORTUÁRIOS DE SANTOS ACUSAM GOVERNO E MANTÊM GREVE 



O secretário do Sindicato dos Estivadores de Santos, Cesar Rodrigues Alves, explicou nesta quarta-feira ao Broadcast, serviço noticioso em tempo real da Agência Estado, os motivos de a greve dos estivadores não ter terminado às 13h, como estava anteriormente previsto. “A greve não terminou porque houve recuo do governo”, disse o secretário. Os representantes dos trabalhadores se reúnem nesta tarde em Brasília com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino. “Só depois a gente vai ter uma definição”, disse o secretário. A batalha dos estivadores é para que sejam aprovadas duas emendas, dos deputados Paulo Pereira da Silva (PDT), o Paulinho da Força, e Marcio França (PSB), que garantem que o trabalhador de portos públicos possa trabalhar nos novos terminais privados. “A gente trabalha com períodos de seis horas. De período em período eu passo novas informações para a categoria”, disse explicando a dinâmica dos trabalhos de hoje do sindicato em relação à votação em curso no Congresso. O secretário Cesar Rodrigues Alves voltou a afirmar que os acontecimentos dos próximos dias dependem do que for decidido na reunião dos representantes com o ministro e na votação dos destaques da MP dos Portos. Enquanto isso, a indefinição continua. “Podemos suspender a greve hoje e retornar amanhã”, concluiu. (Agência Estado) 


FRANCESES VÃO CONSTRUIR HELICÓPTEROS NO BRASIL 



O embaixador da França no Brasil, Bruno Delayne, anunciou nesta terça-feira ao presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, Nelson Pellegrino, a abertura de uma fábrica de helicópteros para uso civil pela Eurocopter no Brasil e disse ainda que a empresa francesa DCNS, parceira no desenvolvimento de submarinos, pretende abrir uma unidade no país para produzir fragatas para a Marinha. Delayne afirmou que a parceria entre Brasil e França na área de Defesa deve contemplar outros projetos, levando em conta o êxito dos programas já implementados, a exemplo dos helicópteros em Itajubá (MG) e de submarinos em Itaguaí (RJ). Pellegrino chamou a atenção para a necessidade de o Brasil adquirir um satélite geoestacionário com banda militar e para as telecomunicações. A França, segundo o embaixador, tem interesse em participar deste projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).