sexta-feira, 17 de setembro de 2010

QUEDA DE ERENICE: UM VIVA À LIBERDADE DE IMPRENSA!


17/09/2010

Foi o governo Lula que demitiu Erenice Guerra por ter descoberto o esquemão doméstico que comandava do alto da Casa Civil? Ou foram seus adversários, encastelados em partidos que vão do PV ao DEM e ao PSDB que botaram para correr do Palácio do Planalto a sucessora de Dilma Roussef, cotada para ser uma das mulheres fortes de um eventual governo seu? Claro que nenhum nem outros!

Erenice deixou hoje o comando do cérebro administrativo do Planalto pelas portas dos fundos, exclusivamente porque, dizendo não ao circo de intimidações e patrulhamento que todos os veículos de comunicação não alinhados ao Executivo passaram a enfrentar nestas eleições, a revista Veja trouxe a público a história de uma família que não tinha limites para usar o governo em operações de tráfico de influência. É verdade que os riscos para os interesses eleitorais do governo trazidos pelas denúncias a enxotaram.
No editorial de sua edição desta semana, em que revelou a macabra história de Erenice, seus filhos, Israel e Saulo, e seu irmão, Euricélio, a Veja compartilha com o leitor o conflito entre segurar a publicação da denúncia e divulgá-la em meio ao processo eleitoral, correndo o risco de ser acusada de anti-governista ou anti-Dilma. Felizmente, em benefício da democracia, resolveu seguir e dar publicidade ao assunto.
A queda de Erenice é a mais cabal desmoralização da tese de que a imprensa brasileira que ousa discordar do governo Lula (ou da sua candidata), criticá-lo ou denunciá-lo, está a serviço de propósitos eleitorais adversários. No dia de hoje, oportunamente, o país assiste de forma exemplar à vitória de um valor caríssimo à democracia e ao progresso de seu povo, a liberdade de imprensa, recentemente criticada na Bahia pelo papa petista José Dirceu. Que coincidência!
Não importa o efeito da denúncia e da queda de Erenice na disputa eleitoral, situação em que lamentavelmente a ex-ministra tentou, inclusive, se escudar para permanecer agarrada ao cargo. Não importa se a vitória será de Dilma, o que é muito mais provável, do que do candidato tucano José Serra ou de Marina Silva, do PV, na sucessão presidencial. O que se tem hoje a reconhecer é a importância da liberdade de imprensa no Brasil. Viva! (Raul Monteiro)

* Raul Monteiro é o dono e principal responsável pelo prestigiado site noticioso POLÍTICA LIVRE 

6 comentários:

  1. E agora presidente Lula, o que vc vai fazer agora?

    Consultor diz ter alertado Casa Civil sobre extorsãoO consultor Rubnei Quícoli diz ter alertado a Casa Civil sobre a existência do esquema de lobby que era operado dentro do órgão pelo filho da então secretária-executiva, Erenice Guerra.

    A Folha obteve cópias de dois e-mails, que ele alega ter enviado em 1º de fevereiro, endereçados a assessores e secretárias de Erenice. Na época, a ministra da Casa Civil era Dilma Rousseff (PT).

    Nos textos, o consultor reclamava da cobrança de dinheiro para que a empresa de energia EDRB recebesse um empréstimo no BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) e pedia que Erenice e Dilma fossem avisadas.
    O projeto pleiteado pela EDRB previa a captação de recursos junto ao banco para a construção de torres geradoras de energia solar no Nordeste. Quícoli foi contratado pelos donos da EDRB para, segundo eles, "fazer virar o negócio".

    A ideia foi apresentada em audiência na Casa Civil em 10 de novembro. Pela EDRB, estavam um dos sócios, Aldo Wagner, e Quícoli. Ambos dizem que Erenice participou da reunião, o que ela nega.

    Ontem a Folha revelou que a Capital Consultoria, firma do filho de Erenice, encaminhou à EDRB uma minuta de contrato, cobrando R$ 240 mil e 5% de "comissão de sucesso" sobre o empréstimo, caso fosse aprovado.

    As suspeitas de tráfico de influência resultaram na demissão de Erenice, que havia substituído Dilma no comando da Casa Civil em abril.

    Quícoli e Wagner confirmaram à Folha o recebimento em 10 de dezembro da minuta de contrato --que o consultor chamou de "extorsão". A EDRB negou-se a assiná-lo. Em março, o BNDES rejeitou o pedido de crédito.

    Quícoli disse ontem que, com a recusa, o projeto parou de andar. Ele, então, decidiu avisar a Casa Civil.

    Num e-mail, o consultor ameaçou revelar o pedido de dinheiro feito pela empresa Capital. Em outro e-mail, Quícoli escreve não ter "vínculos com bandidos". Ele encerra, em tom de ameaça, com o pedido de que a mensagem fosse encaminhada ao comando da Casa Civil.

    "Se vocês não fizerem chegar [a mensagem], eu faço chegar", escreveu.

    ResponderExcluir
  2. Lula pode perder pêlos, mas não perde o vício. No PA, ele dá a receita para um governante enrolado com as leis: convocar o povo

    O dia começou ontem com um Lula todo decoroso e respeitoso (ver post abaixo) a afirmar que aquele que erra tem de pagar etc. No Rio, Dilma Rousseff (post nesta página) defendeu as conquistas da civilização. Pois é.

    À noite, o Babalorixá de Banânia foi a um comício em Belém em favor de Ana Júlia Carepa (PT), que disputa a reeleição. E como foi que o PRESIDENTE DA REPÚBLICA se referiu aos partidos de oposição? Assim, segundo informa o Diário do Pará:
    “Todos são farinha do mesmo saco. Começaram como Arena, PDS, PSL, DEM e tucanos. Eles ficavam trocando o poder entre eles, e nós brigando aqui embaixo. Antes da Eleição, todo mundo se preocupa com os pobres, mas, depois da eleição, o primeiro café, almoço e janta é com os ricos, e a bordoada é com os pobres”.

    A esmagadora maioria dos “ricos” do Brasil apóia a candidatura de Dilma Rousseff. José Sarney, que já foi presidente do PDS (antiga Arena), é um dos preciosos aliados de Lula, que se uniu também a Fernando Collor, entre outros.

    E Lula deu o remédio para todos os males:
    “Queria dizer que aprendi uma lição: quando a situação está difícil, só tem um remédio. Ir com o povo nas ruas. O povo sabe como falar. Só não pode se esconder”.
    Tradução: se um governante tiver o apoio do povo, o negócio é ir para as ruas, pouco importa o crime que cometa. Corolário: a lei é para governos impopulares!

    Assim faz Chavez, Fidel, Morales, ettrcc.

    ResponderExcluir
  3. Lula e o PT tem que fazer:

    Eu acho que o PT deve desde já ir intruindo o povo tipo
    Eleitor fique atento que o desespero não acabou todo dia vem nova denúncia todo dia vem chumbo grosso, isso foi ontem, foi hoje e aguarde amanhã vem mais denúncias infundadas, até no dia da Eleição será só isto no programa do Serra, no JN, no Estadão, na Folha, Veja, etc, é isso aí eleitor quem não consegue debater propostas parte pro jogo sujo. isto repetido todos os dias na cabeça doeleitor ele ficará vacinado para o próximo dia.

    ResponderExcluir
  4. Nada deve ser mudado em função dessa armação que o especialista em tramas políticas o mentiroso José Serra fez, mesmo por que Dilma é Dilma, Lula é Lula e o resto é o resto, mas o cretino do Serra que vem mostrando sinais de debilidade, ficou mais atordoado com as medidas que o Lula tomou com relação ao caso, demitindo muita gente, o que o José Serra não admitiria em hipótese alguma, tampouco esperava por isso e provavelmente agora diante dessa situação criada por ele e pela sua filha Veronica e as medidas sérias e duras do Lula, o coitado do Serra vai parar num nosocomio de doentes mentais e provavelmente nunca de lá sairá porque vem aí o Governo Dilma e a apuração de todos os delitos cometidos por quem quer que seja e a Veronica filha do Serra cometeu o crime de fazer a maior quebra de sigilo da história política mundial, mas a Polícia Federal se ficar sob o mesmo comando no novo Governo, vai fazer nada não…

    ResponderExcluir
  5. Quero saber quem vai investigar o tráfico de influências das privatarias, dos desmandos nos governos de São Paulo e Minas, da bola de 5,5% para obras nesse primeiro Estado, que corre a boca de sapo no Sindicato da Construção Pesada, e outras trapaças dos demottuccanalhas… É um absurdo que se ignore isso e faça vista grossa para os patrimônios cada vez mais inchados com a politicagem dessa turma. Aqui em Minas está tudo dominado. Nesses Estados o aparelhamento é total, inclusive da imprensa. Cargos de confiança do Aécio trocam de carro como se estivessem trocando de roupas. Além das casas e lotes doados por construtoras. CANSAMOS DE SER ENGANADOS.
    P.S.: Observem que quando tentam chegar nos podres dos demotucanos o PIG se refere a dossiê, já a veja e todo o PIG têm permissão para mentir, roubar, arapongar, pilantrar, politicar, tráficar influência e por ai vai.
    O denunciante era filiado ao PSDB. Enquanto isso, a sujeira come solta nos redutos demottuccanos…

    ResponderExcluir
  6. CIENTISTA POLÍTICO MUNICIPAL18 de setembro de 2010 às 01:56

    O FIM ESTÁ CHEGANDO

    FHC e Serra, em desespero, mostram os estertores de idéias que já não cabem mais no Brasil atual. Já foi o tempo em que os políticos da direita, e as idéias deles, que só a eles beneficiavam, eram tidas como verdadeiras. Hoje, com o multipartidarismo, e com a internet, as pessoas sabem que existem outras idéias em que TODOS os cidadãos e diferentes estão incluídos. Resta aos dois, FHC e Serra, se abraçarem para não morrerem sozinhos. E que as idéias retrógradas dos demotucanos descansem em paz.

    DILMINHA no PRIMEIRO TURNO e 13 nas URNAS

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).