quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

LULÍADAS

08/12/2010

LULA DIZ QUE “NENHUM CENTAVO” DO PAC SERÁ CORTADO DO ORÇAMENTO
Em reação à declaração do ministro da Fazenda, Guido Mantega, de que o esforço fiscal que será feito a partir do primeiro ano do governo da presidente eleita Dilma Rousseff afetaria obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira que não será cortado “nenhum centavo do programa”. “Não acredito que a gente tenha necessidade de cortar nenhum centavo do PAC, mas temos que manter a inflação sob controle, a estabilidade econômica, e nós precisamos manter dinheiro para investimento”, afirmou. “Se tiver que mexer alguma coisa vai ser em custeio e não em obras para investimento”, acrescentou Lula. Leia mais na Folha.
BZ-Para um presidente que estará fora do poder em 20 dias, esse tipo de declaração soa como uma enorme descortezia à presidente Dilma. Nesse diapasão, a ruptura entre os dois não vai levar muito tempo, não!

LULA DIZ QUE DECISÃO SOBRE COMPRA DE CAÇAS FICA PARA DILMA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que a decisão sobre a compra de novos caças para a Força Aérea Brasileira (FAB) ficará para a presidente eleita, Dilma Rousseff. “É uma dívida muito grande, é uma dívida de longo prazo para o Brasil. Eu poderia assinar e fazer um acordo com a França, mas não vou fazer”, afirmou Lula em entrevista exclusiva à TV Brasil nesta segunda-feira. A decisão sobre os caças ainda depende de parecer do Conselho Nacional de Defesa, de acordo com o presidente. Com menos de um mês para deixar o governo, Lula disse que a FAB também será consultada sobre outra compra, a de um novo avião presidencial. Ele disse que não vê “nenhum problema” em comprar uma nova aeronave e lembrou que, apesar das críticas, o avião comprado em seu primeiro mandato ajudou o Brasil a fortalecer a política externa porque possibilitou mais viagens internacionais. (G1)
BZ-Quem não vai gostar dessa notícia é o presidente Sarkozy, que passou 2 anos investindo nesse negócio, cortejando o presidente Lula, a ponto de prestigiar seus deslizes na diplomacia internacional.

6 comentários:

  1. Ninguém merece!

    A temporada foi iniciada há alguns dias, e agora ninguém segura mais até o fim do ano. O Palácio do Planalto já está finalizando uma agenda diária de compromissos públicos, até para o domingo, nos quais o presidente Lula poderá praticar seu esporte preferido: falar ao microfone. Nesta quarta mesmo serão dois os momentos em que o presidente brindará a população com a discurseira sobre suas "façanhas" nos últimos oito anos. Serão 23 dias de muitas palavras, muitos autoelogios e, óbvio, muitas críticas aos "inimigos ocultos", à "zelite", a FHC e Cia. Aguenta, Brasil!

    ResponderExcluir
  2. Lula, o espaçoso

    O presidente Lula criou mais um embaraço para Dilma Roussef. Desautorizou seu futuro (e atual) ministro da Fazenda, Guido Mantega, que afirmou nesta segunda que os cortes no orçamento de 2011 atingiriam o PAC, a menina-dos-olhos do presidente. Um dia depois, Lula declarou que não haverá "corte de um centavo sequer do PAC". Ele ainda é presidente, mas, seu comportamento é, no mínimo, uma invasão, uma indelicadeza com a presidente eleita. Disciplinada, Dilma tem suportado tudo em silêncio. Torço para que ela assuma este governo à vera a partir de 1º de janeiro.
    No evento em que acabou desautorizando o ministro da Fazenda, Guido Mantega, sobre cortes no Orçamento, Lula chegou ao exagero de afirmar que o PAC "é como o oxigênio que a gente respira". Já pensou, caro leitor, se isso não fosse apenas mais um dos arroubos teóricos do presidente? Do jeito que o PAC é empacado, a população já estaria respirando por aparelhos.

    ResponderExcluir
  3. Ai, ai, aiai! Tá chegando a horaaa!!!
    Só 23 dias!
    A depressão começa: Lula descobre que o "Aerolula" não é dele!
    Dá um "chega prá lá" no Mantega, dizendo que o presidente ainda é ele: "Não faltará nem um centavo para o PAC" - ordena!
    Esquece que, daqui a 23 dias, não terá mais o "poder da caneta".
    E, consequentemente, sua língua perderá o poder.
    Dilma poderá ficar calada. Não precisará falar muito.
    Terá o "poder da caneta".
    E Lula? Talvez ocupando o palco do Tiririca.
    Troca de papéis.
    Dia 31, daqui a 23 dias, dia(ou noite?) de soltar foguetes.
    Alegria prá uns...
    Melancolia para outros.
    É a vida.

    ResponderExcluir
  4. Zequinha, o "homi" teve uma "braba" recaída de "crise de apoteose" são oe estertores de fim de governo. O poder inebria a alma. Sua provavel cura exige boa dose de abstinência. Quando faltar abridores de portas, gargalhadores de futilidades, fiéis alucinados, cartões corporativos, jatos e o que mais fortemente simboliza a força do poder, a Mont Blanc, ou que seja uma Bic qualquer, o maior estadista do Brasil, uma pessoa como nunca dantes na história "deçe país", desde que que as caravelas por aqui aportaram, estará definitivamente curado.

    ResponderExcluir
  5. Ué, mas se o Lula elegeu a Dilma, na prática ele continuará a ser presidente. O povão sabia disso, e quis assim. O povão sabia que o Tiririca não tem condições para ser legislador (ele sabe o que é isso??), mas ele foi o mais bem eleito desse país. Teremos 4 anos assim. A maioria quis.

    ResponderExcluir
  6. Dúbio presidente
    O presidente Lula em público diz que não interfere na definição do ministério da presidente Dilma, entretanto na coxia se mete em tudo. Todos sabemos que, pelo menos, os ministros que trabalham no Palácio do Planalto foram todos indicados por ele. Agora, o ministro Mantega, que nesse ano de eleição abriu as torneiras do caixa, já promete para os anos seguintes um incomensurável arrocho, cortando em todas as áreas, inclusive com suspensão de obras do PAC. Mais uma vez o presidente vem a público desautorizar o ministro da fazenda, parecendo que a partir de janeiro ele continuará governando e dando ordens. Não tem jeito, esse nosso presidente é mesmo uma figura: ficou 20 anos sem trabalhar, sendo sustentado nesse período pelo sindicato que criou; durante esse tempo não se preocupou em estudar e, mesmo assim, virou presidente. Até já deram-lhe um novo apelido: Lulabelha. De manhã ele faz cêra, à tarde ele voa e à noite toma mé!!!

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).