Os ganhadres do Nobel, á esquerda o peruano Vargas Llosa, Nobel de Literatura. |
11/10/2010
NA ENTREGA DO PRÊMIO, COMITÊ DO NOBEL PEDE À CHINA QUE LIBERTE XIAOBO
Do G1, com agências internacionais
O presidente do Comitê do Nobel, Thorbjoern Jagland, pediu nesta sexta-feira (10) à China que liberte Liu Xiaobo, o ativista pró-democracia laureado com o Nobel da Paz 2010.
O pedido foi feito durante a cerimônia de premiação, em Oslo, na Noruega -à qual Xiaobo, que cumpre pena de 11 anos de prisão na China, não foi autorizado a comparecer.
O governo chinês criticou a premiação e afirmou que ela se trata de uma "farsa política" que não representa o pensamento da maioria das nações. A China, oficialmente, considera Liu Xiaobo um subversivo e um criminoso.
BZ-A China so é capitalista e livre no tocante à economia. No mais é uma feroz ditadura comunista, que prende seus cidadãos que ousem discorda do governo. O lugar vago na foto é para marcar a ausência do prêmio Nobel da paz, o chinês Liu Xiaobo, que está preso por crime de consciência.
WIKILEAKS: EUA CONSIDERAM VATICANO ESTADO FECHADO, PROVINCIANO E ANTIQUADO
O Globo
RIO - Os Estados Unidos consideram o Vaticano um bom aliado, mas também um Estado com poder fechado, provinciano e antiquado, com um sistema de comunicação repleto de "fracassos e lentidão", sobretudo nos casos relacionados a abusos sexuais. Assim relatam os diplomatas americanos em correspondências filtradas pelo WikiLeaks e citadas pelo jornal espanhol "El País".
O jornal teve acesso a quase dez anos de telegramas de diplomatas americanos baseados no Vaticano. Nos mais antigos, os de 2001, os EUA relatam como a Santa Sé deixou claro quais eram suas preferências sobre o Iraque: "a ditadura laica de Saddam Hussein" seria mais favorável para os cristãos iraquianos que qualquer solução que "aquela guerra injusta" pudesse encontrar, "incluindo uma ditadura islâmica".
SITE DA POLÍCIA HOLANDESA É ATACADO APÓS DETENÇÃO DE JOVEM DE 16 ANOS
Da France Presse
As páginas na internet da polícia e da promotoria holandesas foram vítimas, esta sexta-feira (10), de ataques "provavelmente" relacionados com a detenção de um adolescente partidário do site WikiLeaks, anunciaram a polícia e a promotoria.
"Os dois sites foram vítimas de ataques por recusa de serviços" (DDoS), saturando o servidor ao multiplicar as conexões e as demandas, informou o porta-voz da polícia, Rom Looije, detalhando que não foi possível acessar estas páginas ou que só se conseguiu fazê-lo com dificuldades."O ataque tem, provavelmente, relação com a detenção de um jovem de 16 anos", declarou, por sua vez, a promotoria em um comunicado, destacando que seu portal contém "informações sensíveis".
BZ-Agora virou moda "derrubar" sites oficiais, em sinal de protesto. Xiquexique não corre esse risco. Faz mais de ano que o site oficial da cidade está fora do ar, e que a PMXX, mentirosamente informa que: "ESTAMOS TRABALHANDO NO NOSSO NOVE SITE".
O grande ausente (1)
ResponderExcluirFoi carregada de simbolismo a imagem transmitida pelo presidente do Comitê Nobel, Thorbjoern Jagland, colocando em uma cadeira vazia o diploma e a medalha que seriam entregues ao Prêmio Nobel da Paz de 2010, o dissidente chinês Liu Xiaobo. As imagens do evento, realizado ontem em Oslo (Noruega), como era esperado, foram censuradas na China. Economicamente, a país é um sucesso, mas, quando se trata de direitos humanos, um fracasso - perseguições religiosas, tortura, confissões arrancadas à força, prisões políticas. Liu Xiaobo é crítico literário e dissidente preso por participar dos protestos pró-democracia da praça Tiananmen, em 1989, um massacre que deixou 3 mil mortos e comoveu o mundo.
Transcorridos 20 anos, as famílias das vítimas ainda aguardam uma investigação sobre a atuação do Exército chinês no episódio da Praça Celestial, a divulgação da lista dos mortos e a indenização aos parentes. Em vão.