EUA: REFORMA NA SAÚDE É JULGADA INCONSTITUCIONAL
Uma das maiores bandeiras na campanha presidencial de Barack Obama, a reforma no sistema público de saúde dos Estados Unidos, encontrou mais um empecilho além da rejeição de parte da população. Um trecho chave no documento já aprovado em Congresso foi julgado inconstitucional por um juiz do estado da Virginia, na costa leste do país. O magistrado, Henry Hudson, que foi indicado pelo então presidente George W. Bush, em 2002, decidiu como "além da autoridade do Congresso" requerer que os cidadãos paguem por seus seguros de saúde em 2014 ou sejam multados, conforme a proposta indica. "O Artigo da Cobertura Mínima Essencial não está nem dentro da letra nem do espírito da Constituição", teria afirmado o juiz, referindo-se a Constituição do país, datada de 1787. O governo já afirmou que vai recorrer da decisão. O caso deverá ser julgado pela Suprema Corte do país. Informações do G1.
WIKILEAKS PUBLICOU ATÉ AGORA MENOS DE 1% DOS DOCUMENTOS SECRETOS PROMETIDOS
Desde 28 de novembro passado, quando o WikiLeaks começou a publicar comunicações internas da diplomacia americana na chamada operação “cablegate”, o site e seus parceiros trouxeram a público até agora menos de um porcento de todos os documentos secretos que afirmam possuir. A contabilidade do site aponta que foram vazados até esta segunda-feira (13) 1.344 telegramas diplomáticos do departamento de Estado dos EUA, dos quais o mais antigo foi escrito em 1966 e o mais recente foi enviado em fevereiro passado. Leia mais no UOL
BZ-Se o que já foi divulgado, causou os estragos que conhecemos, imagine quando se divulgar o resto?
AHMADINEJAD DEMITE CHANCELER
O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, demitiu seu chanceler nesta segunda-feira, e nomeou o chefe da agência nuclear do país como o novo ministro de Exteriores. Ahmadinejad agradeceu Manouchehr Mottaki pelos seus mais de cinco anos de serviço, mas não explicou sua demissão no comunicado divulgado no site do governo. Ali Akbar Salehi, que é um dos 12 vice-presidentes do Irã, assumiu a chancelaria. Não ficou claro quando tempo Salehi deve permanecer com interino no cargo. A agência semioficial Fars afirma que Mohammad Ghannadi, um importante cientista nuclear do país, deve assumir como novo chefe da Organização de Energia Atômica do Irã. Salehi, porém, ainda deve ganhar o voto de confiança dos 290 parlamentares iranianos antes de assumir a chancelaria. (AP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).