MAGOEI
FOLHA DE S. PAULO/Renata Lo Prete
Aliados de Michel Temer relatam que o vice-presidente eleito ficou para lá de contrariado com o ressurgimento da possibilidade de Ciro Gomes (PSB), principal desafeto público do PMDB, integrar o primeiro escalão do governo.
De um integrante do PSB, sobre a reentrada de última hora de Ciro como opção do partido para a composição ministerial:
"É como se a Dilma estivesse negociando a compra de um teco-teco e aí de repente aterrissa um Boeing".
BZ-Vai requerer muito tato, abrigar Temer e Ciro no mesmo barco. Meses atrás, Ciro Gomes disse que o PMDB era bando de pilantras, e Temer.
JOBIM CONFIRMA QUE DILMA DEVE CRIAR SECRETARIA DE AVIAÇÃO CIVIL
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, reiterou nesta segunda-feira que a presidente eleita Dilma Rousseff tem a ideia de criar uma Secretaria de Aviação Civil, nos mesmos moldes da Secretaria dos Portos, vinculada à Presidência da República. Jobim, que vai continuar à frente do Ministério da Defesa no governo Dilma, esteve reunido com a presidente eleita no último sábado, por cerca de duas horas, na Granja do Torto. Ele lembrou que a ideia da secretaria já havia sido sugerida ao presidente da República, porque a aviação civil “era o último elemento externo que estava na Defesa, embora tenha nascido na FAB (Força Aérea Brasileira)”. O ministro não quis falar sobre indicações para a nova pasta, alegando que essa é uma decisão de Dilma Rousseff. (Agência Estado)
Ministra Falcón |
DILMA ESCOLHE MARIA LÚCIA DE OLIVEIRA FALCÓN PARA DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO
Convidada pela presidente eleita, Dilma Rousseff, a atual secretária de Planejamento de Sergipe, Maria Lúcia de Oliveira Falcón, deve ocupar o Ministério de Desenvolvimento Agrário a partir de janeiro. Falcón tem o apoio dos governadores de Sergipe, Marcelo Deda (PT), e da Bahia, Jaques Wagner (PT). O principal concorrente de Falcón era o senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias (PT). Na última semana, entretanto, Dilma fez o convite a Maria Lúcia. A mudança de mãos do ministério desagradou a DS, corrente do PT que historicamente comanda a pasta nos governos Lula. Dilma, que está em Porto Alegre para comemorar seu aniversário – ela faz 63 anos amanhã -, espera até quarta-feira pela definição do deputado Ciro Gomes (PSB), convidado para voltar a ocupar a pasta da Integração Nacional. Além do PSB, que deve ficar com mais uma segunda pasta, apesar de pleitear uma terceira, Dilma precisa acertar o espaço de outros aliados, como o PDT e o PCdoB. (Folha)
Parabens, saúde e boa sorte para Dilma
ResponderExcluirNão é puxasaquismo, é patriotismo e educação, cumprimentar a presidenta eleita, Dilma Rousseff, que aniversaria nesta terça-feira. Que Deus abençoe seus atos e passos. A missão é dura, os problemas enormes e constantes, Dilma precisará ter bons auxiliares, capazes de realmente colaborar com o governo e com a Nação. Que Dilma afaste os aspones, não passe responsabilidades para nenhum deles. Governar um país continental como o Brasil é preciso ter firmeza de atitudes, sensibilidade, paciência e, sobretudo, bastante competência. Saúde para Dilma e muito boa sorte.
Onde há fumaça...
ResponderExcluirA presidente eleita, Dilma Rousseff, continua pondo a mão na massa para fazer um Itamaraty para chamar de seu. Primeiro, manteve o assessor Marco Aurélio Garcia, com seus rompantes, no cargo, e ainda lhe deu mais infra-estrutura e atribuições. Depois, deu tchau a Celso Amorim, colocando em seu lugar Antonio Patriota, casado com uma americana e ex-embaixador do Brasil em Washington - ares novos na diplomacia, muitos disseram. Mas agora, para o lugar deixado por Patriota, segundo cargo de importância no Itamaraty, Dilma deve nomear o embaixador Ruy Nogueira, que está ali, pertinho e de mãos dadas com Hugo Chávez. Se há alguma lógica por trás da fumaça da montagem do governo, ela mostra que nem tanta coisa assim deve mudar na diplomacia pragmática levada a cabo pelo governo petista. Pé no chão, ao fim e ao cabo, há dois contra um nesta briga, é bom ninguém se enganar.
No início do ano, Ciro chamou o PMDB de “ajuntamento de assaltantes” e afirmou que Temer era o “chefe desta turma de poucos escrúpulos”. Acertou em cheio
ResponderExcluir