quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

INTERNACIONAIS

16/12/2010

AVIÃO COM 22 MORTOS É ENCONTRADO EM MONTANHA NO NEPAL
O pequeno avião desaparecido na quarta-feira no Nepal com 22 pessoas a bordo foi encontrado pelas autoridades do país hoje, confirmou à Efe uma fonte aeroportuária, que assegurou não haver sobreviventes.
O supervisor de operações do aeroporto internacional de Katmandu, Purusottam Shakya, explicou que a aeronave foi achada em uma montanha na zona de Okhaldhunga, 160 km ao leste de Katmandu.
De acordo com a fonte, 22 pessoas viajavam no pequeno avião, sendo três tripulantes. Dos 19 passageiros, um é estrangeiro, de nacionalidade ainda não informada.
A aeronave tinha Katmandu como destino após ter decolado da localidade de Lamidanda, a 200 quilômetros da capital nepalesa.
As autoridades perderam o contato com o avião e, temendo um acidente, lançaram uma operação de busca na região, que chegou a ser suspensa pelas condições meteorológicas adversas antes de ser retomada nesta quinta-feira.


HEMORRAGIA QUE QUASE MATOU FIDEL ACONTECEU DURANTE VOO
O Globo
A hemorragia intestinal que, há mais de quatro anos, quase matou Fidel Castro aconteceu quando ele estava em um voo em Cuba, sem médico a bordo, e forçou uma aterrissagem de emergência em algum lugar entre Havana e Holguín. Pela gravidade dos problemas, diplomatas americanos diziam, um ano depois, que o líder cubano sofreria "uma inevitável deterioração de suas faculdades mentais", mas não morreria imediatamente.
As revelações, que violam um silêncio quase absoluto do governo cubano sobre a saúde de Fidel, de 84 anos, aparecem em relatórios enviados a Washington por diplomatas americanos que tiveram acesso, por intermediários, a boletins médicos oficiais da ilha. Os documentos foram filtrados pelo site WikiLeaks e divulgados pelo jornal espanhol El País.

WIKILEAKS: BRASIL QUER SER MAIS ATIVO EM MISSÕES MILITARES
Cristina Azevedo, O Globo
O Brasil estaria disposto a ter uma participação mais ativa em operações militares internacionais e a uma cooperação mais estreita com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), mesmo que para isso tenha que ver soldados voltando em "sacos pretos", avalia um telegrama do então embaixador americano no Brasil, Clifford Sobel, enviado a Washington.
No documento de 15 de fevereiro de 2007, Sobel relata um jantar com o general Jorge Armando Félix, no qual o ministro da Segurança Institucional demonstrou uma franqueza que visivelmente surpreendeu seu vice e cobrou que o Brasil fosse tratado como igual, mostra o documento vazado pelo WikiLeaks.

OPOSIÇÃO DENUNCIA CHÁVEZ À OEA
Presidente usou enchentes no país para pedir ao Congresso poderes para governar por decreto
Estadão,com.br
Um grupo de parlamentares eleitos de oposição na Venezuela denunciou nesta quarta-feira, 15, à Organização dos Estados Americanos (OEA) a lei que dá poderes especiais ao Executivo proposta pelo presidente Hugo Chávez à Assembleia Nacional. Os deputados classificaram a medida como uma violação grave ao Estado de direito no país e pediram um audiência com o secretário-geral do órgão, Jose Miguel Inzulza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).