sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

INTERNACIONAIS

17/12/2010

MUNDO: MORRE AOS 88 ANOS MESTRE DA COMÉDIA BLAKE EDWARDS
Morreu, aos 88 anos de idade, o cineasta americano Blake Edwards, famoso por dirigir "A Pantera Cor-de-Rosa" e "Bonequinha de Luxo".
O cineasta estava internado há duas semanas, em um hospital de Santa Mônica, por conta de complicações, causadas por uma pneumonia. Considerado um dos mestres da comédia contemporânea, Blake Edwards estourou em Hollywood, na década de 60.
Entre seus maiores sucessos, estão os filmes da série "A Pantera Cor-de-Rosa", estrelados por Peter Sellers. E "Bonequinha de Luxo", eternizado por Audrey Hepburn. A lista inclui ainda as comédias "Mulher nota 10", "Vitor ou Vitória"e "Um convidado bem trapalhão". Em 2004, Blake Edwards levou o Oscar honorífico pela obra. Ele deixa a mulher, a atriz Julie Andrews, e duas filhas adotivas.

JULIAN ASSANGE É LIBERTADO APÓS PAGAMENTO DE FIANÇA
O Globo
O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, foi libertado na tarde desta quinta-feira após pagamento de fiança no valor de 200 mil libras (cerca de R$ 540 mil).
O juiz britânico Duncan Ouseley rejeitou mais cedo um recurso apresentado por representantes da Suécia para impedir a libertação do australiano de 39 anos, que é acusado de crimes sexuais contra duas ex-voluntárias suecas do WikiLeaks. O ex-hacker rejeita as acusações.
Responsável por vazar milhares de documentos secretos dos EUA, ele se entregou à polícia no Reino Unido na semana passada e estava preso desde então.
Para garantir sua liberdade, Assange teve que concordar com condições rígidas. Ele terá que cumprir um toque de recolher, se apresentar à polícia diariamente e usar um dispositivo de monitoramento eletrônico.
Na saída da prisão em Londres, Assange disse que espera continuar seu trabalho e a reivindicar sua inocência.
Segundo reportagem do jornal americano "New York Times", o Departamento de Justiça dos Estados Unidos está buscando provas para acusar Assange de conspiração .
Eles tentam provar que o ex-hacker australiano estimulou ou até mesmo ajudou o soldado americano Bradley Manning a extrair dos computadores do governo os documentos vazados pelo WikiLeaks. Acusado pelo crime, Manning está preso.

CHÁVEZ DIZ JÁ TER PRONTAS 20 LEIS PARA GOVERNAR POR DECRETO
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse nesta quinta-feira, sem entrar em detalhes, que já tem quase prontas as primeiras 20 leis que promulgará após a Assembleia Nacional aprovar a chamada Lei Habilitante, que lhe permitirá governar por decreto. A aprovação definitiva no Legislativo, que já ratificou a lei na terça-feira em primeiro debate, é esperada para as próximas horas.
BZ-Deus acuda e salve a Venezuela!
MÉXICO: VIOLÊNCIA DO NARCOTRÁFICO MATOU MAIS DE 30 MIL
O México informou nesta quinta-feira, 16, que mais de 30 mil pessoas morreram por conta da violência do narcotráfico desde que o presidente Felipe Calderón lançou uma ofensiva contra os cartéis em 2006. O período de janeiro a novembro de 2010 foi o mais mortífero, segundo o promotor-geral do país, Arturo Chavez.
BZ- Nem em países em guerra, como o Iraque ou Afeganistão morre tanta gente. 



BRASIL E BOLÍVIA ASSINAM ACORDO DE COOPERAÇÃO NO COMBATE ÀS DROGAS NA FRONTEIRA
Brasil e Bolívia assinaram nesta quinta-feira um acordo de cooperação contra o narcotráfico e a lavagem de dinheiro em regiões de fronteira, e também definiram ações conjuntas na área de inteligência, informaram ambas as par”es durante a cúpula do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu. O ministro brasileiro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, disse que o acordo de cinco pontos ‘não te” nada de teórico: é muito prático e concentra-se em ações concretas para melhorar o controle fronteiriço e usar essa região como elemento de integração’. O acordo prevê o treinamento de agentes policiais de ambos os países em centros especializados no Brasil e operações conjuntas de inteligência para localização de áreas de cultivo de maconha, que serão alvos de ações de erradicação. (Folha)
BZ-Resta saber se o governo boliviano vai cumprir o acordo, sacrificando parte substancial de sua "pauta de exportação".

CONGRESSO DOS EUA REJEITA DECLARAÇÃO DO BRASIL SOBRE ESTADO PALESTINO
A Câmara de Representantes dos Estados Unidos aprovou na noite desta quarta-feira uma resolução que condena as medidas unilaterais que declaram ou reconhecem um Estado palestino, respaldando uma solução negociada ao conflito entre israelenses e palestinos. A resolução foi aprovada depois que o Brasil, que foi seguido por Argentina e Uruguai, reconheceu um Estado palestino de acordo com as fronteiras de 1967, os limites que existiam antes de Israel tomar a Cisjordânia e a faixa de Gaza. A medida, apresentada pelo democrata Howard Berman, reafirma o “forte respaldo” na Câmara de Representantes dos Estados Unidos a uma “resolução negociada do conflito israelense-palestino que resulte em dois Estados, um Estado de Israel democrático e judeu e um Estado palestino viável e democrático”. O texto também reafirma a “forte oposição a qualquer tentativa de estabelecer ou buscar o reconhecimento de um Estado palestino fora de um acordo negociado entre Israel e os palestinos”, estimula as autoridades palestinas a “cessar todos os esforços que impedem o processo de negociação” e pede aos governos estrangeiros que “não façam tal reconhecimento”. (AFP e R7)
BZ-Não gostaram não? E daí?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).