HUGO CHÁVEZ GANHA DIREITO DE GOVERNAR POR DECRETO POR 18 MESES
A Assembléia Nacional da Venezuela aprovou a lei que dá ao presidente Hugo Chávez o direito de governar por decreto nos próximos 18 meses. Chávez alegou que precisa desse mecanismo para enfrentar a situação de emergência criada pelas chuvas fortes que deixaram 40 mortos e 130 mil desabrigados. Mas a oposição acusa o presidente de levar o país para uma ditadura. A partir do mês que vem, com a posse de novos deputados, o governo terá menos representantes na Assembléia Nacional. (G1)
JÁ EM LIBERDADE PROVISÓRIA, CRIADOR DO WIKILEAKS DIZ SER ALVO DE CALÚNIAS
O fundador do site WikiLeaks, Julian Assange, declarou ser vítima de uma campanha de calúnias, após ter sido autorizado a aguardar em liberdade na Inglaterra o processo que pode levar à sua extradição para a Suécia, onde é acusado de crimes sexuais. Por ordem da Justiça britânica, Assange passará o Natal na mansão rural de um amigo no interior do país – o que ele definiu como “prisão domiciliar de alta tecnologia”. O australiano de 39 anos disse que isso não o impedirá de continuar divulgando documentos oficiais secretos. (Agências de notícias)
CRISTINA KIRCHNER CLASSIFICA VITÓRIA DE DILMA COMO AVANÇO NA ‘POLÍTICA DE GÊNERO’
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, deu as boas-vindas nesta sexta-feira à presidente eleita do Brasil, Dilma Rousseff, e destacou a eleição da brasileira como um avanço na “política de gênero” da região. “Estamos esperando a companheira Dilma com muito afeto, carinho e amor, para realizar tudo aquilo que sucede quando nós, mulheres, decidimos ocupar altos postos da política”, disse Cristina em seu discurso na Cúpula do Mercosul, que ocorre em Foz do Iguaçu. Dilma cancelou de última hora sua participação no evento. Ela havia previsto uma visita rápida na quinta-feira para se reunir com os chefes de Estado do países vizinhos antes da posse. (Folha)
HILLARY CLINTON VAI COMPARECER À POSSE DE DILMA ROUSSEFF
A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, vai representar os Estados Unidos nas cerimônias de posse da presidente eleita, Dilma Rousseff, segundo informou nesta sexta-feira o Itamaraty. Também estão presentes nove chefes de Estado, entre eles os presidentes de Colômbia, Juan Manuel Santos, Venezuela, Hugo Chávez, Peru, Alan García, Bolívia, Evo Morales, Uruguai, José Mujica, da Guatemala, Álvaro Colom, Chile, Sebástian Piñera, El Salvador, Maurício Funes e da Guiné Conacri, Sékouba Konaté. (G1)
O jabuti tem dono
ResponderExcluirÀs vésperas de perder a unanimidade no Congresso, o presidente venezuelano Hugo Chávez conseguiu a aprovação de uma tal Lei Habilitante, que permite que o ditadorzinho governe o país por meio de decretos até junho de 2012, pouco antes das eleições presidenciais na qual tentará mais uma reeleição. A desculpa usada foram as enchentes que assolaram o país. Mas não foram elas que colocaram este jabuti pouco democrático em cima da árvore, nem foi um monte de gente – foi mesmo só Chávez.