DILMA É DIPLOMADA PRESIDENTE DA REPÚBLICA PELO TSE
A ex-ministra Dilma Rousseff foi diplomada presidente da República pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta sexta-feira. Com um discurso de seis minutos e meio, ela exaltou a figura do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ressaltou a importância da chegada de uma mulher ao posto mais alto de comando do País. “É uma grande emoção tanto do ponto de vista da minha trajetória política como também da minha situação como mulher brasileira”, disse Dilma. “Esse julgamento (do eleito) que já levou importantes estadistas e diferentes lidernanças ao posto mais alto da república experimentou nos últimos anos a esperança e a ousadia ao levar um trabalhador à Presidência da República. Pouca gente pode acompanhar o evento dentro do plenário do TSE. O marqueiteiro da campanha de Dilma, João Santana, está presente. Entre os ministros, já chegaram Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Orlando Silva (Esportes), que corre o risco de perder o posto para Luciana Santos, deputada federal eleita pelo PC do B de Pernambuco. (iG)
DILMA DEFENDE LIBERDADE DE CULTO, DE IMPRENSA E ESTABILIDADE EM DIPLOMAÇÃO
Exibindo uma sobriedade e um estilo que já a diferenciam do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente eleita, Dilma Rousseff, foi diplomada ontem pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com a promessa de defender a liberdade de imprensa e de culto. Dilma reafirmou, ainda, o compromisso com a estabilidade econômica. Na mesma cerimônia, o vice Michel Temer também foi diplomado. Num discurso curto, de seis minutos e meio, Dilma destacou prioridades de sua futura gestão, como a educação, a segurança das comunidades e a saúde de todos os brasileiros. Ao lembrar que é a primeira mulher eleita presidente da República, disse que se empenhará em honrar compromissos, cuidar dos mais frágeis e governar para todos. (Agência Estado)
DILMA RECEBE 400 CONVIDADOS PARA COQUETEL NO ITAMARATY
Acompanhada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-dama, Dona Marisa, a presidente eleita, Dilma Rousseff, chegou ao Palácio do Itamaraty por volta de 19h desta sexta-feira. Diplomada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dilma receberá cerca de 400 convidados em um coquetel organizado pelo presidente Lula. O vice-presidente eleito, Michel Temer, também chegou ao lado de Dilma. Convidado pelos jornalistas conceder entrevista, Lula sinalizou que o dia era de Dilma e Dona Marisa chegou a brincar com os jornalistas: “Quando ele [Lula] está comigo, ele não fala.” Questionada sobre a composição do futuro governo, Dilma apenas disse que “falta pouco” para concluir o preenchimento de cargos no primeiro escalão da Esplanada. (G1)
JOBIM DIZ QUE PRAZO ESTÁ SE ESGOTANDO E QUE DILMA ESCOLHERÁ CAÇAS NO INÍCIO DO ANO
O ministro Nelson Jobim (Defesa) disse nesta sexta-feira que o prazo para a definição da compra caças que renovarão a frota da FAB (Força Aérea Brasiçeira) está se esgotando e que a presidente eleita, Dilma Rousseff, tomará uma decisão no princípio do ano. Segundo ele, a frota brasileira dos Mirage 2000 começará a ser trocada em 2013. Jobim explicou que, após a escolha de quem vai fornecer os caças, haverá ainda uma verificação das propostas, especialmente da parte relativa à transferência tecnológica, que levará pelo menos um ano. (Folha)
DILMA ESTUDA CRIAR MINISTÉRIO DE JOGOS OLÍMPICOS
A presidente eleita, Dilma Rousseff, estuda criar um ministério para ser responsável pela viabilização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. A pasta será tocada por Orlando Silva (PCdoB). Desta forma, ela consegue colocar na pasta do Esporte a ex-prefeita e deputada federal eleita Luciana Santos (PCdoB-PE). O PCdoB aceita essa composição, afinal ficaria com dois ministérios. A decisão deve sair até segunda-feira, segundo a expectativa de parlamentares comunistas. A estrutura responsável pelos Jogos Olímpicos, segundo uma fonte da equipe de transição, poderá ser também uma secretaria com status de ministério. Hoje, a Autoridade Pública Olímpica, o órgão do governo que trata da realização dos jogos de verão, é apenas um cargo sem atribuições, apenas representativo. Se Dilma não criar um novo ministério, a chance de Luciana Santos ir para o primeiro escalão do governo é bem pequena. O PCdoB não abre mão de manter Orlando Silva. (Correio Braziliense)
Perplexidade
ResponderExcluirEu pensei que Dilma ia poder escolher algum ministro, mas estou vendo que quem manda mesmo é Lula. Ele escalou praticamente todos os ministros importantes. Dilma é só um fantoche nada mais.