EUA AINDA ANALISAM MEIOS DE PROCESSAR ASSANGE
Agência Estado
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos ainda está analisando meios de processar o australiano Julian Assange, fundador do site dedicado a vazamentos de documentos secretos WikiLeaks, disse neste domingo o vice-presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
"Estamos indo atrás disso neste exato momento", afirmou Biden durante entrevista concedida à emissora norte-americana de televisão NBC.
Ele não disse, no entanto, como se dará a reação judicial do governo norte-americano aos vazamentos realizados pelo WikiLeaks. "Eu não vou comentar esse processo", limitou-se a dizer.
Biden também qualificou Assange, que encontra-se na Inglaterra e luta contra um pedido de extradição da Suécia, como um "terrorista hi-tech".
CORÉIA DO NORTE REFORÇA PRESENÇA MILITAR NA FRONTEIRA SUL
O Globo
As Forças Armadas da Coréia do Norte elevaram o alerta de suas unidades de artilharia localizadas na costa oeste do país, próximo da fronteira com o sul, reporta neste domingo a agência de notícias sul-coreana Yonhap.
Segundo uma fonte não identificada que conversou com a agência sul-coreana, as Forças Armadas do norte também deixaram de prontidão caças que estavam nos hangares.
O recrudescimento da tensão entre as Coreias se dá horas antes de uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU, na qual as potências discutirão a situação na península - qualificada de "barril de pólvora" no sábado por um enviado americano.
RAUL DIZ QUE CUBA PRECISA DE PLANEJAMENTO
Durante um discurso de quase duas horas neste sábado (19), no encerramento dos trabalhos da Assembleia Nacional, o presidente de Cuba, Raúl Castro, disse que não foi eleito para "restaurar o capitalismo no país", mas reconheceu que foi um erro "estatizar quase toda a atividade econômica”. "Temos o dever fundamental de corrigir os erros que cometemos nessas cinco décadas de construção do socialismo em Cuba", afirmou, mas também foi claro ao estabelecer as mudanças. “O planejamento e não o mercado, será o traço definitivo da economia e não se permitirá a concentração da propriedade”, declarou. Castro disse também a estratégia política que usará em 2011 tanto no plano econômico quanto no social e político, além das mudanças estruturais que continuarão. Os créditos e subsídios serão eliminados, as funções do partido e do governo serão separadas, o emprego autônomo será promovido e o governo colocará um ponto final em restrições "desnecessárias". (BN)
WIKILEAKS REVELA QUE PRESIDENTE DO SUDÃO SÓ DESVIOU US$ 9 BILHÕES
O presidente do Sudão, Omar al-Bashir, desviou cerca de US$ 9 bilhões do país, e boa parte desse dinheiro pode estar depositado em bancos britânicos, tal como indicam documentos secretos de diplomatas americanos vazados pelo site WikiLeaks. Os documentos, que citam como fonte o promotor Luis Moreno Ocampo, do Tribunal Penal Internacional (TPI), assinalam que parte desses fundos pode estar agora no Lloyds Banking Group.
O promotor disse a funcionários americanos que era hora de dar publicidade a esse roubo em grande escala para que a opinião pública do Sudão se voltasse contra o presidente do país, um dos mais pobres do planeta. "Ocampo sugeriu que se revelasse a quantia. (Bashir) deixaria de ser um 'cruzado' e seria visto como um ladrão", assinala um desses documentos. "Ocampo disse que o banco Lloyds, de Londres, poderia guardar esse dinheiro ou pelo menos saber onde se encontra", acrescenta o documento americano, citado neste sábado pelo diário britânico The Guardian, que revela diariamente os vazamentos do WikiLeaks. (O Globo)
BZ-A grande maioria desses tiranos africanos, se dizem homens de esquerda, democratas, mas no poder não passam de assassinos, déspotas, corruptos, etc... Nerssa trilha aí já andaram Idi Amin Dada de Uganda, Mobutu do Zaire, dentre outros.
CHÁVEZ AFIRMA QUE NEGARÁ ENTRADA DE NOVO EMBAIXADOR DOS EUA NA VENEZUELA
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, afirmou neste sábado que não permitirá a entrada no país do embaixador designado pelos Estados Unidos, Larry Palmer, que voltou a acusar de “desrespeitar” seu governo. – O senhor Palmer aqui não entra (…) Se vier será preciso agarrá-lo em Maiquetía [aeroporto internacional venezuelano]. Nicolás [Maduro, ministro das Relações Exteriores da Venezuela], dê um café em meu nome e ao, mesmo tempo, diga “bye bye, não pode entrar neste país”. O presidente venezuelano afirmou que já comunicou por escrito ao governo dos Estados Unidos a posição de Caracas. (R7)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).