sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

LULÍADAS

10/12/2010

EM CAFÉ COM PT, LULA DIZ QUE NÃO VOLTA EM 2014
Mal digeriu o jantar que teve com o PMDB na noite passada, Lula foi à mesa do café da manhã com os congressistas do PT. Durante o encontro, jurou que não levará o nome à cédula em 2014. Insinuou que, se acalentasse o desejo de retorno, teria jogado para perder em 2010. ”Se eu quisesse voltar em 2014 teria apoiado o Serra. Eu acho que a Dilma tem todo direito de disputar a reeleição”. Rogou aos petistas que superem suas divisões internas. Disse que o PT não defendeu adequadamente o seu governo na crise mensaleira de 2005. Um “erro” que, segundo Lula, não pode se repetir sob Dilma Rousseff. Acha que o partido tem de defender o governo mesmo em cenário de crise. Tomado pelas palavras, Lula deseja que seu partido defenda Dilma mesmo diante do indefensável. Esquivou-se de recordar que, na crise do mensalão, esforçou-se para transferir todas as culpas do governo para o PT. Leia mais no blog do Josias.

WAGNER DEIXA ABERTA POSSIBILIDADE DE LULA VOLTAR À PRESIDÊNCIA
Apesar de ter negado em encontro com os deputados federais do PT a pretensão de voltar em 2014, vira e mexe algum político próximo a Lula aventa a possibilidade. Agora, foi a vez do governador Jaques Wagner (PT), durante a assinatura do contrato de construção da Ferrovia Oeste-Leste em Ilhéus, dizer que esta talvez seja a última vez que Lula venha a Bahia enquanto presidente “neste ciclo”, ressalvou. “O futuro a Deus pertence”, declarou o governador. O presidente Lula riu no palanque armado para a solenidade, mas, durante a sua fala, ressaltou que continuará vindo a Bahia mesmo não sendo mais presidente. O chefe do Governo Federal manifestou ainda o desejo de que a presidenta eleita Dilma Rousseff (PT) venha a Ilhéus anunciar, em março do próximo ano, o início da construção do Porto Sul. (Thiago Ferreira)
BZ-Diga-se o que disserem, acreditamos piamente que se as circunstânias permitirem, o presidente será candidato outra vez.

LULA ADMITE QUE EXAGERA QUANDO FALA DAS RESERVAS DO PRÉ-SAL
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em discurso durante a apresentação do balanço do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), nesta quinta-feira, admitiu que, quando fala sobre a produção do pré-sal, exagera nos números, enquanto o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, faz o contrário: diminui as expectativas. – Você, Gabrielli, vou lhe dizer uma coisa: eu sei que o pré-sal não tem todo o petróleo que eu penso que tem. Mas, certamente, tem mais do que você diz que tem – declarou o presidente. – Porque eu sei que você é obrigado a ser conservador e eu sou obrigado a ser muito otimista. Entre nós dois, um dia uma estrela vai contar quanto tem de verdade de petróleo neste tal de pré-sal. Embora deixe o governo dia 1º de janeiro, Lula sugeriu ações para a Petrobras. Ele disse que gostaria que a petroleira fizesse uma “animação eletrônica” para demonstrar como é feita a perfuração para construir um gasoduto sob a água. (O Globo)
BZ-Até aqui, nenhuma novidade, afinal de contas, falar a verdade nunca esteve entre as prioridades do presidente Lula. Ele sempre fala o que lhe convém em um determinado momento.

JOÃO ALMEIDA DIZ QUE PAC É “FANTASIA” E “MENTIRA”
O líder do PSDB na Câmara, João Almeida, disse nesta quinta-feira que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) é uma “fantasia” e uma “mentira”. Na manhã desta quinta, a coordenadora do PAC, Miriam Belchior, futura ministra do Planejamento, fez um balanço do andamento do programa nos últimos quatro anos. Almeida afirmou que foi lançado o PAC 2 sem que tenha sido concluída a primeira versão do programa e afirmou que o objetivo dessas ações é “eleitoreiro”. O balanço do governo divulgado nesta quinta informa que 38% das obras do PAC ainda não estão concluídas. “No PAC, o que questionamos é o caráter eleitoreiro que ele teve. É uma fantasia, uma mentira. O PAC foi uma montagem de programas existentes que eles botaram uma roupagem. Não são programas articulando ações de governo. É tão frágil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).