sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

TRANSIÇÃO PRESIDENCIAL

03/12/2010

GOVERNADORES DO NORDESTE SE UNEM POR CARGOS
Christiane Samarco e Eugênia Lopes / BRASÍLIA - O Estado de S.Paulo
Jaques Wagner (BA) e Marcelo Déda (SE), do PT, e Eduardo Campos (PE), do PSB, pedem 3 ministérios e 4 estatais e falam em 'administração compartilhada'
Em um contraponto ao apetite do PMDB e ao excesso de paulistas nomeados pelo próprio PT, três governadores do PT e do PSB do Nordeste reuniram-se ontem em Brasília para definir a cota de poder que atende à região e acertar uma "administração compartilhada" que beneficie igualmente os seis Estados (PE, PI, PB, CE, BA e SE) comandados pelas duas legendas.
Eles querem três ministérios – Integração Nacional, Desenvolvimento Agrário (MDA) e Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) – além de quatro estatais. Uma quarta pasta, o Turismo, seria destinada ao senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE).

DERROTADO NAS ELEIÇÕES, PRESIDENTE DO PR TENTA RETOMAR MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES
A presidente eleita, Dilma Rousseff, recebe na tarde desta quinta-feira o presidente do PR, senador Alfredo Nascimento (AM), que tenta retomar o comando do Ministério dos Transportes. Alfredo deixou o ministério para disputar o governo do Amazonas, mas saiu derrotado. O PMDB também está de olho na pasta, que tem previsão de investimentos de R$ 48,4 bilhões entre 2011 e 2014 para rodovias no PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Os peemedebistas avaliam a indicação de Eduardo Braga, senador eleito por Amazonas. (Folha)

PRESIDENTE DO PT DIZ QUE JÁ NÃO NEGOCIA MAIS DISTRIBUIÇÃO DE CARGOS
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, afirmou nesta quinta-feira que não está mais negociando com partidos a distribuição de cargos no governo Dilma Rousseff. Como vai continuar no cargo, Dutra diz ter se afastado da função, que está com outros integrantes da equipe de transição. Ele participou nesta quinta de reunião da bancada do partido no Senado, Casa na qual Dutra poderá estar em 2011 por ser suplente do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-PB), cotado para ocupar algum ministério. A partir do momento em que houve a definição que eu vou continuar no PT, eu não vou mais fazer parte da negociação do governo. Cabe aos ministros que a presidente Dilma vai indicar e à equipe de transição fazer esta negociação”, afirmou o presidente do PT. (G1)

PT CRIARÁ ‘BLOCÃO’ NO SENADO PARA GARANTIR AMPLA MAIORIA A DILMA NA CASA
O PT vai criar um “blocão” no Senado para garantir ampla maioria à presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), na Casa Legislativa. A exemplo do que ocorreu na Câmara, os petistas vão se unir com o PR, PDT, PSB, PC do B e PRB em um bloco que vai garantir 29 senadores alinhados diretamente com o governo da petista – do total de 81 senadores. Fiel aliado do PT durante a campanha, o PMDB não está incluído no “blocão” – até por reunir senadores com postura de oposição. O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), disse que o “blocão” não tem como objetivo emplacar a sigla no comando da Casa – ao contrário do que ocorreu na Câmara. “O bloco nunca foi instrumento de disputa da presidência. A presidência no Senado é do PMDB, que é a maior bancada. O PT é a segunda bancada, teremos a segunda opção, e assim por diante, inclusive para a oposição. Não haverá disputa com o PMDB pela presidência do Senado”. (Folha)


Zezéu

BANCADA DO NORDESTE DEFENDE NOME DE ZÉZEU PARA INTEGRAÇÃO
Deu no Poder Online do iG: “Se depender de boa parte da bancada nordestina, o ministro da Integração Nacional será o deputado Zezéu Ribeiro (PT). Foi o nome mais citado na reunião de deputados da região. Arquiteto, Zezéu também se encaixaria na pasta de Cidades onde dez em cada dez municípios do Nordeste reclamam de ter um projetinho parado por lá. Mas como tudo depende da presidenta eleita Dilma Rousseff, pode ser que…sabe-se lá”.


Gerdau

GERDAU ACEITA CONVITE PARA PARTICIPAR DE NÚCLEO DE GESTÃO DE DILMA
O empresário Jorge Gerdau aceitou hoje o convite da presidente eleita Dilma Rousseff de integrar o núcleo de gestão do próximo governo. O formato do núcleo ainda não foi definido, mas Gerdau conversou com Dilma sobre instrumentos para aperfeiçoar a gestão pública. “O tipo de mecanismo que existe hoje no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) tem de ser estender a toda uma estrutura de governo. No fundo, é preciso criar mecanismos de aprimoramento de gestão”, defendeu Gerdau, depois do encontro com Dilma, no Centro Cultural Banco do Brasil. “O mundo de hoje exige aprimoramento em tudo, todos os dias”, acrescentou. (Estadão)

Um comentário:

  1. Chapeuzinho vermelho
    A Sra Dilma Ofelia criou a figura dos 3 porquinhos na equipe de transição. Pelo que sei dentre os 3 porquinhos, só um trabalhava os outros dois eram vagabundos. Agora vem o lobão, doido para papar os 3 porquinhos. Pelo visto a Sra Presidenta esta se achando a cahpeuzinho vermelho e nos caimos no conto da carochinha.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).