DILMA COMPLETA EQUIPE MINISTERIAL COM MAIS DOIS DO PT
Por meio de nota, a equipe de transição do governo Dilma anunciou, há pouco, em Brasília os dois últimos indicados que farão parte do próximo governo.
São eles:
Desenvolvimento Agrário – Afonso Florence (PT)
Secretaria Especial de Políticas para Mulheres – Iriny Lopes (PT)
Com a indicação dos dois, chega-se a 37 os ministros que vão fazer parte do governo Dilma, que inicia a partir de 1º de janeiro. O número de ministérios foi mantido o mesmo do atual governo.
No próximo ano, no entanto, deve ser criado o Ministério de Micro e Pequenas Empresas anunciado por Dilma durante a campanha eleitoral.
Na divisão por partidos, o PT ficará com 17 ministérios. O segundo maior contemplado é o PMDB com seis, seguido do PSB com dois.
Confira abaixo como ficou composta a equipe de Dilma.
PT
Casa Civil da Presidência - Antonio Palocci
Ministério da Saúde - Alexandre Padilha
Ministério da Educação - Fernando Haddad
Ministério da Justiça - José Eduardo Cardozo
Ministério das Comunicações - Paulo Bernardo
Ministério da Fazenda - Guido Mantega
Ministério do Planejamento - Miriam Belchior
Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - Fernando Pimentel
Ministério Ciência e Tecnologia - Aloizio Mercadante
Ministério da Pesca - Ideli Salvatti
Ministério do Desenvolvimento Social - Tereza Campello
Secretaria de Relações Institucionais - Luiz Sérgio
Secretaria de Direitos Humanos - Maria do Rosário
Secretaria-Geral da Presidência - Gilberto Carvalho
Secretaria Especial de Promoção da Igualdade Racial - Luiza Helena de Bairros
PMDB
Ministério das Minas e Energia - Edison Lobão
Ministério da Defesa - Nelson Jobim
Ministério da Agricultura - Wagner Rossi
Ministério do Turismo - Pedro Novais
Ministério da Previdência - Garibaldi Alves
Secretaria de Assuntos Estratégicos - Moreira Franco
PSB
Ministério da Integração - Fernando Bezerra Coelho
Secretaria de Portos - Leônidas Cristino
PDT
Ministério do Trabalho - Carlos Lupi
PR
Ministério dos Transportes - Alfredo Nascimento
PP
Ministério das Cidades - Mário Negromonte
PC do B
Ministério dos Esportes - Orlando Silva Jr.
Sem partido
Presidência do Banco Central - Alexandre Tombini
Ministério do Meio Ambiente - Izabella Teixeira
Ministério da Cultura - Ana de Hollanda
Secretaria de Comunicação Social - Helena Chagas
Relações Exteriores - Antonio Patriota
Advocacia Geral da União - Luís Inácio Adams
Controladoria-Geral da União - Jorge Hage Sobrinho
Gabinete de Segurança Institucional - General José Elito Carvalho Siqueira
Luiza, Negromeonte, Florence, Hage e Orlando. |
BAHIA EMPLACA CINCO MINISTROS
Lílian Machado/TRIBUNA DA BAHIA
Na contagem final da formação da equipe que comandará o poder no Brasil, junto com a nova presidente Dilma Rousseff (PT) a partir de janeiro, a Bahia confirmou cinco cadeiras ministeriais. Os baianos chefiarão algumas pastas, associadas à meta de política de inclusão social, iniciada no governo Lula. Foram confirmados pela chefe do Executivo nacional, os nomes de Luiza Bairros (PT) para Igualdade Racial, Mário Negromonte (PP), Ministério das Cidades, Orlando Silva (PCdoB), Ministério dos Esportes, Jorge Hagge (sem filiação) para Controladoria- Geral da União. Fechou a cota baiana ontem, o ex-secretário e deputado estadual eleito Afonso Florence (PT), convidado pela presidente para assumir o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
BZ-Para quem diz que o governador Wagner é preguiçoso, até que não se saiu mal. Por esta ou aquela razão, fora de São Paulo, ninguém conseguiu tal façanha. Achamos que JW está mais para "o come quieto, que para o vagareza".
GOVERNO DILMA SERÁ MELHOR OU IGUAL AO DE LULA PARA 83%
A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), fará um governo igual ou melhor que o do presidente Lula para 83% dos brasileiros, revela pesquisa Datafolha. De acordo com o instituto, a expectativa de 53% dos entrevistados é que a gestão da petista seja similar à do antecessor. Outros 30% avaliam que ela se sairá melhor. A estratificação do levantamento mostra que Dilma obtém seus melhores índices na fatia da população menos escolarizada, mais jovem e que declara renda mensal de até cinco salários mínimos. Foram ouvidas em todo o país 11.281 pessoas, de 17 a 19 do mês passado. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Para 73%, o futuro governo de Dilma será ótimo ou bom. É o segundo percentual mais alto de expectativa sobre o mandato de um presidente eleito desde a redemocratização do país. (Folha)
ANA DE HOLLANDA: “NÃO TEM NADA DE TROCA DE GENTILEZAS”
Irmã de Chico Buarque, que declarou apoio a Dilma Rousseff durante sua campanha à presidência, Ana de Hollanda afirma que o parentesco com um dos maiores nomes da música brasileira nada teve a ver com a sua escolha para o cargo. Em entrevista concedida no BNDES, no Rio, ela passou a impressão de ainda estar pouco ambientada à nova função. Indagada sobre temas em discussão no Congresso, como a questão dos direitos autorais, ela evitou tomar posições, reconhecendo precisar se atualizar antes de apontar a direção que o Ministério da Cultura adotará. (iG)
NEGROMONTE DIZ QUE METRÔ SERÁ SUA PRIORIDADE
O deputado federal Mario Negromonte (PP), anunciado como ministro das Cidades pela cota da Bahia, apontou as obras do PAC como prioridade no início de sua gestão. “A prioridade é fazer um diagnóstico das principais obras do PAC pelo país”. Para a Bahia, Negromonte elegeu o complicado caso do metrô de Salvador como a principal prioridade. “Precisamos ver qual é o gargalo, o que é que falta realmente para o metrô andar”, disparou. As outras demandas para o Estado vão ser definidas depois de uma conversa com o governador Jaques Wagner (PT).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).