quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

INTERNACIONAIS

23/12/2010

EX-DITADOR ARGENTINO JORGE VIDELA PEGA PRISÃO PERPÉTUA
A Justiça da Argentina condenou o ex-ditador Jorge Videla à prisão perpétua, por crimes de lesa-humanidade, cometidos entre 1976 a 1981.
No julgamento, Videla assumiu plena responsabilidade pelos crimes, cometidos durante a ditadura. Ele foi acusado pelo assassinato de 31 presos políticos, em uma prisão de Córdoba.
O ex-general, de 85 anos, já havia sido condenado à prisão perpétua, em 1985. Mas a pena foi anulada, em 90, por decreto do ex-presidente Carlos Menem. Em 2007, houve mais uma reviravolta no caso, com a Suprema Corte considerando a anulação da pena, inconstitucional. (BAND NEWS)

OBAMA: TRATADO START 'ENVIA FORTE MENSAGEM AO MUNDO'
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que a ratificação do tratado de redução de armas estratégicas (Start) "envia uma forte mensagem ao mundo". Obama concedeu nesta quarta-feira na Casa Branca, em Washington, uma coletiva de imprensa para resumir seus dois primeiros anos de governo.
"Alegro-me que democratas e republicanos tenham se unido para aprovar minha principal prioridade sobre segurança nacional neste período do Congresso", disse o presidente, na última conferência antes do recesso de Natal. "A forte votação bipartidária no Senado envia uma potente mensagem ao mundo, de que republicanos e democratas se unem em defesa da nossa segurança", acrescentou o presidente.
Obama também defendeu o apoio ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, apesar de admitir que o tema ainda deve ser debatido a longo prazo pela sociedade americana. Nesta quarta, o presidente promulgou a lei histórica que permite aos homossexuais servir livremente no exército americano, pondo fim a uma proibição em vigor há 17 anos.
O presidente não se rendeu apenas a elogios durante a coletiva. Ele criticou os parlamentares por não terem aprovado o "Dream Act", a lei que altera aspectos imigratórios para filhos de ilegais.(TERRA)

LULA PEDIU A CHÁVEZ QUE MANEIRASSE COM OS EUA
De acordo com documentos divulgados pelo site Wikileaks, o presidente Lula pediu ao venezuelano Hugo Chávez que "baixasse o tom contra os Estados Unidos". A informação foi publicada no jornal espanhol El País, nesta quarta-feira (22). O presidente brasileiro enviou seu então ministro José Dirceu a Caracas para advertir Chávez e dizer a ele que não "brincasse com fogo". Segundo o periódico, a incendiária retórica de Hugo Chávez desde seu primeiro mandato presidencial não incomodava apenas os EUA, principal destinatário das declarações, mas também o Brasil, “cujo presidente Lula da Silva quis aplacar a virulência do discurso bolivariano com mensagens privadas que pediam contenção". Dirceu revelou sua conversa com Chávez ao embaixador americano em Brasília, John Danilovich. Entretanto, Chávez parece não ter ligado para a reprimenda e continuou os ataques a Washington. O chefe da delegação diplomática ianque, segundo os documentos do Wikileaks, explicou ao ex-ministro da Casa Civil de Lula que a política norte-americana neste sentido, publicou o El País, “era não responder a Chávez para não dar motivos a ele, para que se afogue ele mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).