terça-feira, 14 de dezembro de 2010

USO DE DROGAS ATINGE 98% DOS MUNICÍPIOS

14/12/2010

Roberto Maltchik
Levantamento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) em 3.950 (71%) das 5.563 prefeituras do país indica que o uso de crack ou outras drogas atinge quase todos.
Segundo o estudo, 98% das administrações municipais pesquisadas informaram que apresentam problemas com a circulação ou o consumo de drogas, especialmente relacionados ao uso de crack.


 

Pedras de crack

Os números ainda revelam que só 14,78% dos municípios pesquisados (584) possuem Centro de Atenção Psicossocial (Caps), unidades especializadas no tratamento dos dependentes.
A Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), órgão ligado à Presidência da República, classificou os dados da CNM como especulação. 
A confederação acusou o governo de negligenciar as ações locais e informou que nenhum prefeito recebeu o dinheiro do Plano Nacional de Enfrentamento ao Crack, lançado pelo presidente Lula em maio.
Segundo o o presidente da CNM, Paulo Ziulkosky, os maiores prejudicados seriam os municípios com menos de 20 mil habitantes, que estariam excluídos das ações relacionadas ao plano.
— Não há política organizada no país. Não há estratégia de enfrentamento. Isso (o plano) não existe. Tudo é no papel — afirmou Ziulkosky.
BZ-O crack é a maior peste que ameaça a nossa juventude nos dias de hoje. Mais perigosa ainda por ser barata, e viciar rapidamente. A prevenção é a melhor vacina. O esporte é uma das alternativas para afastar o jovem das drogas. Com a palavra o Secretário Municipal de Esporte e Lazer. ESPORTE NOS JOVENS!

10 comentários:

  1. Zeca, o secretário muncipal de esportes e lazer, não é ele, mas sim ela: dona Laura. Não entende nada do assunto, mas á amiga do prefeito e não se elegeu vereadora. Tá no cargo como um prêmio de consolação e para não ficar desempregada.

    ResponderExcluir
  2. E eu que nem sabia que tinha esta secretaria aqui...

    De tão apagada, passa batida.

    ResponderExcluir
  3. Isto sim é distribuição
    Acredite! Mais de 70% dos municípios brasileiros admitiram que enfrentam problemas causados pelo consumo de crack. Governo deveria pedir consultoria para os traficantes em logística e distribuição. Quantos desta geração de brasileiros está comprometida? Quantos usuários (dependentes químicos) terão mais de 5 (cinco) anos de vida? Quanto isto representa de desperdício, vidas, tratamentos, etc. A omissão, a conveniência, enfim todas as justificativas para chegarmos ao ponto que chegamos. Onde estão as autoridades e a sociedade

    ResponderExcluir
  4. Oi Zeca,
    Pelo visto nossos municípios tem muito em comum... Aqui a juventude está se perdendo nas drogas e nada é feito.Houve um Simpósio sobre drogas, (des)organizado pelo CAPS, mas a divulgação foi péssima e poucas pessoas participaram, (trabalho na diretoria do sindicato dos funcionários públicos e faço parte da diretoria da Ong dos Mobilizadores e nenhuma destas entidades recebeu convite... Temos um ginásio de esportes fechado (interditado por falta de segurança) e a secretaria de esporte é um elefante branco. Ninguém faz nada!
    Abraços,
    Giovana

    ResponderExcluir
  5. Há!!
    Já ia esquecendo... publiquei esta matéria no Blog Mobilizadores Sociais de Riachão do Jacuípe.
    Obrigada pela colaboração
    Abraços,
    Giovana

    ResponderExcluir
  6. Em Xique-Xique os jovens que optam pelo mundo das drogas, sem dúvida nenhuma, não pela falta de esportes. Aqui é o município entre toda a região que mais se pratica esporte em várias modalidades:
    Futebol de campo: Campeonato de1º divisão; 2ª divisão; futebol feminino; sub 17; Interdistrital (Toda zona rural); atletismo; judô; Karatê; Capoeira; ciclismo; futebol de quadra; hipismo e etc.
    Todas as modalidades que descrevi são patrocinadas pela prefeitura na gestão de Reinaldo Filho que, inclusive, construiu várias quadras poliesportivas por todo o município e gramou o estádio.
    Infelizmente, as drogas estão alastradas em todos os países, afetando diretamente os ricos e pobres e até mesmo quem pratica esporte com regularidade.
    Não podemos, de forma responsável, apontar culpados. Estamos todos no mesmo barco!

    ResponderExcluir
  7. O desportista acima encontra-se cego pela ignorancia e apaixonite pelos Bragas. Xique-Xique não é exemplo em nada na região e muito menos no quesito esporte, pois não adianta em nada ter quadras e campo se a prefeitura atraves da secretaria do esporte não fomentar as atividades esportivas e competições , não criar escolinha de futebol para revelar craques, competições de futebol , corrida , atletismo , desafios de nataçao e etc.

    ResponderExcluir
  8. O comentarista aí de cima parece que não mora em Xique-Xique!
    Nos últimos 6 anos só tivemos vitórias e boas conquistas!
    De onde saíram Luciano de Luizão Peito de Cobra e Sidiny, que estão hoje em equipes profissionais?
    Vários jogadores de Xique-Xique estão em equipes profissionais, levados por Dil e apoiados pela prefeitura.
    Só a Seleção de Xique-Xique, em toda a região, participou nos últimos 5 anos consecutivos do campeonato baiano de seleções (Intermunicipal organizado pela FBF)
    A seleção de Xique-Xique foi tri-campeão de futsal em toa a região, inclusive, há um mês venceu a seleção de João Dourado dentro dos seus domínios,
    Temos uma escolinha de futebol que é dirigida por Dil e que tem apoio total da prefeitura,
    Só Xique-Xique patrocina e realiza o Campeonato Interdistrital que envolvem equipes das zonas rurais de: Xique-Xique, Barra, Gentio do Ouro e Pilão Arcado, revelando jogadores para as divisões superiores, inclusive, profissionais,
    Entre cidades de toda a região, só em Xique-Xique se organiza Campeonato de Futebol Feminino com 10 equipes,
    No judô, Xique-Xique é o melhor da região, inclusive, a filha de Cicy do Mercado de carne foi vice campeã brasileira na sua categoria,
    Portanto meu caro, eu ficaria horas e horas mostrando as vitórias dos atletas de Xique-Xique nas modalidades que aqui são praticadas e que tem o apoio da prefeitura, como:
    Campeonato masculino de 1ª divisão,
    Campeonato masculino de 2ª divisão,
    Campeonato masculino sub-17,
    Campeonato de Futebol Feminino com 10 equipes,
    Campeonato de Malaquias,
    Copa Real,
    Campeonato Interdistrital da Zona Rural com 40 equipes,
    Campeonato de fut-sal, local e regional,
    Campeonato Interdistrital sub-17,
    Copa Leão,
    Copa Mambi,
    Campeonato de Máster,
    Copa do Sertão –Aberto,
    Copa do Sertão sub-17,
    Competições de atletismo, organizadas por Reinildo cabeleleiro,
    Competições de Karatê- Local e regional
    Competições de Judô – local, regional e interestadual,
    Competições e aulas grátis nas escolas de Capoeira,
    Competições de futebol nas localidades rurais
    Hipismo, organizado por Reinaldo Povão e
    Atendimento em materiais esportivos à todas as equipes do município.

    Veja que são mais de 20 modalidades esportivas praticadas em Xique-Xique e que tem apoio direto da prefeitura na gestão Reinaldo Filho.

    Você que já teve oportunidade de ser governo, me aponte o apoio dado ao esporte?
    Não me venha com conversa mole e lero lero. Contra fatos, não há argumentos!

    Se informe melhor sobre os acontecimentos esportivos de Xique-Xique e depois, se quiser, me responda com algo convincente e me prove em contrário.

    ResponderExcluir
  9. Porque sera que estes campeonatos distritais e nos gtotoes de Xique-Xique , só acontecem proximo as eleiçoes? E as outras modalidades de esporte , porque não fomenta? Porque nao cria Olimpiada inter colegial?
    Competicao de travessia no Rio Sao Francisco? Vcs sao muito limitados, agregem outras modalidades de esporte.....

    ResponderExcluir
  10. O postador de cima tem a cabeça oca ou é um demente!

    O Campeonato Interdistrital em Xique-Xique acontece há 27 anos, organizado por Jorge Meira e patrocinado pela prefeitura, quando os prefeitos disponibilizam apoios, e ano a ano se inicia sempre no mês de setembro (com eleições ou não) com término no mês de dezembro, após os campeonatos municipais de divisões superiores nos municípios participantes, é também a época em que muitas localidades rurais os campos dão condições de jogo, sem alagamentos.

    Precisamos ter hombridade nos questionamentos e às vezes, para alguns, não esquecer tomar o remédio!

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).