domingo, 16 de janeiro de 2011

INTERNACIONAIS

16/01/2011

CRITICADO, CHÁVEZ FALA EM REDUZIR EXTENSÃO DE SEUS PODERES
O GLOBO
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, disse [ontem] que pode reduzir de 18 para cinco meses a validade dos poderes plenos que recebeu do Congresso, desde que sejam implementadas as leis necessárias para atender aos desastres causados pela chuva no país.
Em meados de dezembro, a Assembleia Nacional, então com esmagadora maioria chavista, deu a Chávez poderes para governar por decreto até meados de 2012, justificados na necessidade de atender a emergência gerada por fortes chuvas que atingiram o país.
A norma gerou protestos da oposição, que chamou o presidente de ditador.
- Eu sou capaz de solicitar à Assembleia Nacional uma derrubada dessa lei - afirmou Chávez, num discurso anual no Congresso. - Em cinco meses nós poderemos fazer todas as leis para enfrentar essa situação de emergência.

WIKILEAKS: BRASIL PEDIU MAIS COOPERAÇÃO DOS EUA NO HAITI
Telegramas da diplomacia americana vazados pelo WikiLeaks revelam que a representação permanente do Brasil na ONU pediu aos EUA mais cooperação durante as ações de ajuda às vítimas do terremoto de 12 de janeiro de 2010 no Haiti. Contudo, nos mesmos documentos, representantes do governo brasileiro negam atritos entre militares brasileiros e americanos. Dias após o terremoto, os EUA enviaram 16 mil militares e toneladas de suprimentos para o Haiti. Um acordo foi estabelecido para que os EUA, em maior número, ficassem responsáveis pela entrega dos suprimentos e as tropas brasileiras, pela segurança. (Leia mais na Folha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).