domingo, 16 de janeiro de 2011

NACIONAIS

16/01/2011

CÂMARA: ELEIÇÃO DO PRESIDENTE É PROCESSO VICIADO, DIZ ALDO REBELO
O deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP) desistiu de concorrer à presidência da Câmara classificando como “viciado, excludente e antidemocrático” o processo que deve eleger Marco Maia (PT-RS). Segundo o “Painel” da Folha, editado interinamente por Ranier Bragon, apesar das críticas, ontem mesmo Rebelo declarou apoio ao petista, por telefone, reconhecendo não ter conseguido reunir sustentação nem nos partidos mais afinados, como PSB e PDT. Sua saída da disputa também praticamente sepulta a pretensão dos “rebeldes” Sandro Mabel (PR-GO) e Júlio Delgado (PSB-MG).
Com apoio da oposição e sem ameaças visíveis no horizonte, Marco Maia caminha para uma eleição de candidatura única no dia 1º de fevereiro. Ontem, em nota no site do partido, a líder do PCdoB na Câmara, deputada Vanessa Grazziotin (AM), já havia anunciado anunciou apoio à candidatura petista. Na próxima segunda-feira, 17, Maia realiza sua primeira viagem ao Nordeste para dialogar com lideranças políticas e partidos em busca de apoio à sua candidatura. Pela manhã, ele estará no Ceará e, depois, segue para Recife. (Painel/Folha)

DILMA MANDOU PCDOB AFASTAR ALDO DA DISPUTA
A presidenta Dilma telefonou para o presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, exigindo que o partido barrasse a candidatura de Aldo Rebelo (SP) à presidência da Câmara dos Deputados. Dilma alegou que Aldo ameaçava de fato a vitória do petista Marco Maia (RS). Ela também mandou recados para PR exigindo a implosão da candidatura de Sandro Mabel (GO). Ambos os partidos a atenderam prontamente.
Toma lá, dá cá. Alem do Ministério do Esporte, o PCdoB controla cargos importantes no governo federal. O PR tem o endinheirado Ministério dos Transportes.
Lorota oficial. O PCdoB distribuiu nota apoiando a candidatura de Marco Maia e afirmando que Aldo Rebelo foi “fundamental” na decisão. Era mentira.
Sem adversários. O governo avalia que Marco Maia só se elegerá presidente da Câmara como candidato único. Até um Severino Cavalcante poderia vencer. (CLÁUDIO HUMBERTO)

DILMA PEDIU A PADILHA PARA NÃO DAR “CAVALO DE PAU” NA SAÚDE
A presidente Dilma Rousseff não gostou da confusão criada pelo ministro Alexandre Padilha (Saúde) com o PMDB. Disse a ele que não dá para começar o governo dando “cavalo de pau”, em referência às trocas de comando feitas na pasta sem negociação prévia. Dilma lembrou ainda que o ano começa com 22 Medidas Provisórias a serem votadas pelo Congresso. Ou seja, não dá para ter crise na base aliada. (Blog do Noblat)

CORTES DETERMINADOS POR DILMA IRÃO ATINGIR INVESTIMENTOS DO PAC
Em sua primeira reunião ministerial, a presidente Dilma Rousseff determinou que sua equipe priorize os cortes em seus orçamentos, começando por gastos de custeio, mas atingindo também, se necessário, os investimentos para cumprir a meta de superavit primário de 3% do PIB. A contenção de despesas foi a mensagem mais forte da reunião: nem o PAC será poupado. Dilma (chamada por Lula de “mãe” do programa) autorizou que só obras em andamento continuem, sem iniciar novas. (Leia mais na Folha)

BRASIL REJEITA CONVITE DO IRÃ PARA INSPEÇÃO NUCLEAR
Em mais um sinal do aparente fim de lua de mel nas relacoes entre Brasília e Teerã, o Itamaraty recusou-se a integrar uma missao internacional convidada pelo regime iraniano para supostamente inspecionar a partir de hoje as instalações nucleares do Irã e dar aval de que os projetos de Teerã têm fins pacíficos. O Brasil, que em 2010 causou polêmica por ter mediado um acordo nuclear com Teerã, optou agora por ficar no mesmo lado dos países do Conselho de Segurança da ONU. Rússia e China também se negaram a fazer parte da viagem, alegando que o trabalho de inspeção não cabe a países e o Irã deve abrir suas portas à ONU. A Turquia, que também havia participado de uma mediação com o Brasil, foi outra que recusou a oferta. (Leia mais no Estadão)

Um comentário:

  1. Caindo na real
    Dilma está passando o rodo nas mordomias. Diz "Veja" que, "sem alarde", ela proibiu uma das mais nefastas práticas da Esplanada: o uso de jatinhos da FAB por ministros para passar o fim de semana nos seus estados. A burla era justificada com a marcação de reuniões às 6ªs e 2ªs nas suas cidades de origem - geralmente, encontros de relevância zero. Agora, Dilma já avisou: jatinho da FAB é só para "compromisso de verdade". Do contrário, os ministros assim como os meros mortais - terão que se dirigir ao balcão de embarque das companhias aérea.

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).