segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

INTERNACIONAIS

31/01/2011


Memorial a Gandhi em Delhi, erguido no local
da cremação de seu corpo

HOMENAGENS NOS 63 ANOS DE MORTE DE MAHATMA GANDHI, NA ÍNDIA
Indianos prestam homenagem a Mahatma Gandhi, no aniversário de 63 anos da morte do ex-líder espiritual.
A cúpula do país participou de uma cerimônia no Rajghat, o memorial que marca o local da cremação do líder da resistência pacífica à ocupação britânica da Índia. O premier Manmohan Singh e a presidente Pratibha Patil estavam presentes. Em Ahmedabad, no local conhecido como "Ashram de Gandhi", as homenagens também se repetiram.
Mohandas Karamchand Gandhi foi o pioneiro da filosofia da não-violência ao jugo britânico na Índia. Ele foi assassinado por um radical hindu, em 30 de janeiro de 1948.


NOBEL DA PAZ SE JUNTA A MANIFESTANTES NO EGITO
O encarregado de realizar as negociações entre os manifestantes o governo egípcio, Mohamed ElBaradei, prometeu que as mudanças desejadas chegarão. Ele desafiou o toque de recolher e se juntou aos protestos nas ruas de Cairo, capital do país. "Vocês reconquistaram seus direitos e o que começamos não pode ter volta", afirmou, de acordo com a reportagem do G1. "Temos uma demanda principal - o fim do regime e o começo de um novo estágio, um novo Egito". O Nobel da Paz afirmou que o presidente Hosni Mubarak, há 30 anos no poder, deve deixar o cargo neste domingo (30). Em outra declaração polêmica, ElBaradei afirmou que a política externa dos Estados Unidos está perdendo a credibilidade.

EM DAVOS, VENEZUELANO DEIXA CHANCELER BRASILEIRO EM SAIA-JUSTA
Com menos de um mês no cargo, o chanceler Antônio Patriota já teve de explicar diante de uma plateia internacional, durante uma sessão sobre perspectivas do Brasil, por que o governo brasileiro apoia governos autoritários e silencia diante da violação de direitos humanos. A pergunta, em tom de cobrança, foi feita pelo economista venezuelano Ricardo Hausmann, professor de Harvard e veterano frequentador dos encontros anuais do Fórum Econômico Mundial. (Leia mais no Estadão)
BZ-Infelizmente o atual chanceler não podia dar a resposta mais adquada e verdadeira, culpando a administração passada e seus deslizes.

BRASIL PRESIDIRÁ CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU A PARTIR DE 3ª FEIRA.
O Brasil assumirá a presidência do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (1/2) e irá comandar o grupo até dezembro de 2011. O posto é rotativo e sempre ocupado por um dos 15 membros do órgão. Há anos, o Brasil tenta ocupar um assento permanente no conselho e defende sua reforma. Ao assumir o comando, o objetivo é ampliar os debates para as áreas de conflito nas regiões mais pobres do mundo. As informações são confirmadas pelas Nações Unidas. No dia 11 de fevereiro, o Brasil promoverá um debate sobre as questões paz, segurança e desenvolvimento. (Leia mais no Estadão)

A RECUPERAÇÃO PEGOU, DIZEM MINISTROS EM DAVOS
A recuperação global, iniciada em 2010, vai ser consolidada em 2011, embora haja muita arrumação por fazer nos países mais avançados e o desemprego continue elevado. O crescimento pegou, disse a ministra de Economia e Finanças da França, Christine Lagarde, resumindo as perspectivas da União Europeia. Um dia antes, o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, havia mostrado otimismo sobre a reativação americana – ritmo anual de 3,2% no trimestre passado – e as possibilidades de ajuste das contas públicas. Lagarde e seus colegas da Alemanha, do Reino Unido e da Índia participaram ontem, junto com outros especialistas, de um painel sobre as perspectivas de reativação promovido pelo Fórum Econômico Mundial. (Leia mais no Estadão)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).