quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

NACIONAIS

20/01/2011

GOVERNO IGNORA TRÉGUA COM O PMDB E MEXE EM 208 CARGOS DO SEGUNDO ESCALÃO
A ordem da presidente Dilma Rousseff para que fossem suspensas as nomeações para o segundo escalão até fevereiro – uma forma de evitar novas brigas entre o PT e o PMDB por causa do domínio dos cargos – não virou lei nem dentro do Palácio do Planalto. Todos os dias o Diário Oficial da União traz novas nomeações para esses cargos, assinadas por uma única pessoa: o ministro Antonio Palocci, da Casa Civil, que despacha em um gabinete no quarto andar do Palácio. Do dia 5, quando passou a valer a ordem de Dilma Rousseff, até ontem, Palocci assinou 208 nomeações e exonerações para cargos do segundo escalão, o que dá uma média de 23 por dia. De acordo com o levantamento feito pelo Estado, boa parte dessas nomeações atende aos ministérios comandados pelo PT, como Comunicações e Saúde, que já foram do PMDB e agora se transformaram no ponto principal da discórdia dos dois partidos que comandam o Poder Executivo. (Estadão)
BZ-Ou a presidente Dilma toma as rédeas agora e assume de vez o poder, ou vai ser uma mera refém do PMDB. Quem se lembra, pode dizer que já assistiu esse filme, várias vezes.

SARNEY NEGA ACORDO PARA ELEIÇÃO À PRESIDÊNCIA DO SENADO
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), divulgou nota nesta quarta-feira para negar que tenha feito acordo com membros do governo federal em torno da eleição para a presidência da Casa. Pelo acordo, negado por Sarney, ele ficaria os próximos dois anos na presidência do Senado e o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL), os dois anos seguintes –numa forma de compensar Renan por ter sido afastado da presidência da Casa em 2007, em meio a uma série de denúncias. (Leia mais na Folha)
BZ-Veja a lógica: o senador Renen foi afastado da presidência do Senado dentro de um acordo para não perder o mandato e ficar ineleg[ivel por 8 anos. Foi pilhado fazendo falcatruas, quando era presidente do Senado. Agora vem o alguém propor uma compensação ao senador Renen. que deveria ter sido expulso e banido d vida pública. Se o senador Sarney negou, é porque existe o acordo. VERGONHA!


GARIBALDI ADMITE QUE RELAÇÃO ENTRE PMDB E PT ‘NÃO TEM SIDO FÁCIL’
O ministro da Previdência, Garibaldi Alves Filho, admitiu que a relação entre o seu partido, o PMDB, e o PT, principais legendas da base aliada, não tem sido fácil. Contudo, ele afirmou que, apesar das disputas dos dois partidos por cargos de segundo escalão, essas tensões tendem a diminuir com o retorno ao trabalho do Congresso Nacional, em recesso parlamentar até 1º de fevereiro. “O relacionamento entre PMDB e PT até agora não tem sido muito fácil. Mas eu não acredito que a situação vá se agravar, porque nós temos aí o início do ano legislativo e tudo isso vai colaborar para que a maioria possa ser consolidada nessas Casas do Congresso e eu não acredito que se verifique atritos maiores nesse período. A tendência é realmente amenizar”, afirmou Garibaldi. (Folha)
BZ-...e deverá ficar mais difícil ainda, pois o apetite dos dois partidos, por fatias do poder, é insaciável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).