quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

INTERNACIONAIS

20/01/2011

PIB DA CHINA CRESCE 10,3%, COM INFLAÇÃO DE 3,3%
Agência Estado
O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China acelerou inesperadamente no quarto trimestre, a despeito de uma série de medidas de aperto tomadas por Pequim, e a inflação declinou em dezembro graças à moderação nos preços doa alimentos. O PIB chinês cresceu 9,8% no quarto trimestre em relação ao mesmo período de 2009, acima da taxa de 9,6% apurada no terceiro trimestre, informou o Escritório Nacional de Estatísticas. O resultado também ficou significativamente acima das expectativas dos economistas, que previam aumento de 9,2%.
No acumulado de 2010, o PIB da China cresceu 10,3%, acima da expansão de 9,2% verificada em 2009. Os economistas tinham previsto uma alta de 10,1%. Os números já haviam sido divulgados na quarta-feira no site da TV Phoenix, de Hong Kong, que não citou fontes.

CHINA AMPLIARÁ ACESSO DE BENS DOS EUA AO PAÍS
A Casa Branca afirmou em um comunicado que a China assumiu o compromisso de ampliar o acesso dos bens manufaturados dos EUA ao mercado chinês e de garantir com maior rigor os direitos de propriedade intelectual. O país asiático também se comprometeu em eliminar políticas que discriminem produtos com base em sua origem. As promessas chinesas foram feitas durante uma reunião conjunta de comércio realizada durante a visita oficial do presidente da China, Hu Jintao, aos EUA. Ele ainda deve discutir no Escritório Oval com o presidente dos EUA, Barack Obama, sobre questões relacionadas ao mercado de câmbio, entre outros assuntos. (Dow Jones)

EUA: CÂMARA APROVA CANCELAMENTO DA REFORMA DA SAÚDE
A Câmara dos Representantes dos EUA aprovou, por 245 votos a 189, o cancelamento da reforma do sistema de saúde do país. A decisão, resultado da maioria republicana na Câmara, não deve se concretizar de fato, já que o Senado é controlado pelo Partido Democrata e a medida precisa ser aprovada pelas duas casas do Congresso norte-americano. (Dow Jones)
BZ-Esta reforma é uma cópia do nosso SUS. O presidente Obama sofre uma grande derrota política e os desassistidos americanos perdem a proteção estatal. Na foto, o deputado John Boehner,  líder dos republicanos no congresso, responsável pela derrota de Obama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).