segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

ESTADUAIS

21/02/2011

CORTE DE R$ 1 BILHÃO É O PREÇO DA REELEIÇÃO DE WAGNER, DENUNCIA ALELUIA
“O corte bilionário feito pelo governador Jaques Wagner no orçamento estadual é o preço de sua reeleição”, denuncia o presidente da Fundação Liberdade e Cidadania, José Carlos Aleluia. O ex-deputado federal questiona por que, quando assumiu o primeiro mandato em 2007, Wagner não precisou fazer um contingenciamento desta dimensão, apesar de reclamar de “herança maldita” e culpar as gestões anteriores por todos os problemas. Aleluia não tem dúvida que a conta do ano eleitoral já chegou e é amarga. “Basta dar uma olhada no Relatório de Gestão Fiscal do 3º Quadrimestre de 2010, publicado no dia 31 de janeiro deste ano, para constatar o tamanho do problema financeiro do governo. A crise já está sendo usada pelo secretário estadual de cultura até para justificar a não liberação de verbas para artistas no Carnaval”, informa. Segundo Aleluia, há um total de R$ 774 milhões em restos a pagar do exercício de 2010. “O pior é que os recursos em caixa, em sua grande maioria, estão vinculados a outras obrigações e não podem ser usados para quitar essas dívidas com fornecedores, empreiteiras e organizações sociais que prestam serviços ao governo”, observa. O presidente da Fundação Liberdade e Cidadania explica que a grita dos credores ainda não começou porque o mandato está sendo iniciado e a expectativa é de que, com o corte do orçamento, se resolva a situação. “Há empreiteiro que está no sufoco, atrasando salários de trabalhadores, porque está há nove meses sem receber do governo”.

ROUBOS DE CARROS TÊM QUEDA DE 14% EM SALVADOR
Em janeiro de 2011, a SSP catalogou 450 carros roubados e furtados, 101 a menos que os 551 registrados no mesmo período de 2010 e 131 a menos que o primeiro mês do ano de 2009. Segundo o delegad0-chefe Hélio Jorge Paixão, a redução é resultado da ação policial que foi desenvolvida pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e por outras equipes que trabalham com este tipo de combate. Uma média de quase 50% dos carros roubados e furtados é recuperada todos os anos. No total, em dois anos, 5.701 carros foram devolvidos aos seus donos depois de terem sido levados por bandidos armados ou arrombados por ladrões. O delegado-chefe ressaltou que o número de carros levados por bandidos é inferior a 1% da frota de Salvador. Na opinião dele, “os números não são tão altos”. Em 2008, Salvador possuía 625.055 veículos licenciados. Em 2009, este quantitativo subiu para 664.745 e, em 2010, passou para 726.430, 101 mil automóveis a mais que em 2008. Leia mais em A Tarde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).