quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

INTERNACIONAIS

02/02/2011

WIKILEAKS: AL-QAEDA TENTA FABRICAR "BOMBA SUJA"
LONDRES, 2 Fev 2011 (AFP) -A Al-Qaeda tenta adquirir material radioativo e recrutar cientistas isolados para fabricar uma "bomba suja", de acordo com documentos diplomáticos revelados pelo site Wikileaks e publicados pelo jornal britânico The Telegraph.
Segundo os telegramas diplomáticos, analistas de segurança afirmaram em uma reunião da Otan em janeiro de 2009 que a Al-Qaeda planejava produzir "bombas sujas radioativas artesanais (IEDs)".
O uso destas armas, por exemplo, no Afeganistão deixariam contaminadas as zonas afetadas por vários anos.

DOIS MILHÕES DE EGÍPCIOS EM PROTESTO CONTRA MUBARAK
Dois milhões saíram às ruas do Cairo para pedir a renúncia do líder. O número é o dobro previsto pelos organizadores um dia antes.
Mas, em pronunciamento à nação, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, anunciou que vai não deixar o poder até o fim do mandato dele, em setembro. Ele diz que a decisão visa garantir uma transição pacífica de governo.
Mubarak ressaltou que nunca pensou em concorrer novamente à presidência, a qual ocupa há 30 anos. O presidente do Egito disse que a maior responsabilidade é restaurar a segurança do povo. E acusou grupos políticos da oposição de não estarem abertos a negociações. As eleições deste ano podem até ser antecipadas.
BZ-O Egito nunca tinha visto uma manifestação popular com tanta gente. Até os organizadores esperavam apenas 1 milhão de pessoas, metade dos 2 milhões que participaram.

PRESIDENTE DO EGITO DEIXARÁ O PODER
O presidente do Egito, Hosni Mubarak, anunciou na noite desta terça-feira (1º) que não irá concorrer à reeleição em setembro, depois de oito dias de crescentes protestos populares contra o seu governo, que culminaram em mais de 100 mortes no país. Uma multidão, ainda reunida durante manifestações nas ruas do Cairo, reagiu com festa ao seu anúncio, que foi mostrado pela TV estatal. Mubarak, há 30 anos no poder, afirmou que, no resto do seu quinto mandato, irá ajudar a cumprir as exigências das forças que o desafiam. Ele disse que a prioridade é a "estabilidade da nação" e prometeu dialogar com toda a oposição. O segmento contrário ao governo havia exigido a sua saída imediata para iniciar negociações. Eles ainda não se pronunciaram sobre o discurso do líder egípcio. Informações do portal G1
BZ-Depois da gigantesca pressão popular o presidente promete tudo, mas o povo só aceita sua renúncia imediata. Até o tradicional Obama, já declarou que a transição deve ser feita imediatamente.


Maria Luiza Viotti, a  embaixadora
do Brasil na ONU

ONU: BRASIL ASSUME PRESIDÊNCIA DO CONSELHO DE SEGURANÇA
O Brasil assumiu hoje a presidência temporária do Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) com grandes planos para um pequeno período de tempo. Apesar de ter apenas um mês no comando, o governo brasileiro quer aproveitar o período para avançar seu projeto de ocupar uma vaga permanente em um Conselho reformado e ampliado. Na pauta, pretende incluir um debate caro ao País: a necessidade de ampliação da atuação das forças de segurança da ONU para incluir o combate à pobreza. (Leia mais no A Tarde On Line)
BZ-É a primeira vez que o Conselho de Segurança é presidido por uma mulher.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).