Kadafi, o ditador líbio, bizarro e bisonho |
LÍBIA ESTÁ À BEIRA DE UMA "GUERRA CIVIL", DIZ FILHO DE KADAFI
iG São Paulo |
Saif el-Islam Kadafi, filho do dirigente líbio Muammar Kadafi, declarou, em entrevista à TV líbia na madrugada de domingo para segunda (hora local), que a Líbia está à beira da guerra civil e é alvo de um complô estrangeiro. Saif al Islam Kadafi reconheceu que várias cidades do país, entre elas Benghazi (leste), enfrentam violentos combates e que os responsáveis pelos distúrbios estão de posse de armas militares.
Segundo o filho de Kadafi, a violência na Líbia é resultado de um complô e os confrontos são provocados por elementos que têm como objetivo destruir a unidade do país e instaurar uma república islâmica.
Em outro trecho da entrevista, ele prometeu uma Constituição e novas leis liberais no país.
Saif Kadafi afirmou, ainda, que o número de vítimas divulgado pela imprensa estrangeira na repressão aos protestos antirregime é exagerado, e desafiou ao afirmar: "destruiremos os elementos da sedição".
BZ-Os mortos já passam dos 230. Como sempre, o culpado é a imprensa livre, o terror de todo ditador e governante autocrático e corrupto. Esse Saif Kadafi, um dos muitos filhos do ditador Kadafi, não é "flor que se cheire". Meses atrá ele foi preso na Suiça, por ter espancado um de seus serviçais.
ITAMARATY PREPARA RETIRADA DE BRASILEIROS DE CIDADE NA LÍBIA
O governo brasileiro vai auxiliar na retirada de brasileiros que estão na cidade de Benghazi, um dos principais focos de protesto contra o governo da Líbia. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, 123 brasileiros estão na cidade. O embaixador brasileiro na Líbia, George Ney de Souza Fernandes, chegou a Benghazi neste sábado e já conversou com representantes de brasileiros que moram na região. Parte dos brasileiros já expressou a intenção de ficar na cidade. A partir de agora, a meta do governo é agilizar, junto ao governo local, o visto de saída do país, necessário para que os brasileiros possam deixar a Líbia. Segundo cálculos não-oficiais, os confrontos entre forças de segurança e opositores do regime deixaram até 84 mortos no país norte-africano. (G1)
CHINESES ENSAIAM SUA REVOLUÇÃO DE JASMIM
Desde que começaram os protestos contra os governos autoritários do Oriente Médio, muitos se perguntaram se as manifestações poderiam se espalhar por outras partes do mundo e atingir ditaduras mais encorpadas, como a chinesa. A resposta veio este fim de semana, depois que um ativista anônimo conclamou pela internet seus conterrâneos a iniciarem uma "Revolução de Jasmim" no país. O resultado mostrou que as autoridades chinesas parecem estar mais preparadas para evitar uma revolta do que os cidadãos para organizá-la.
Em Pequim, cerca de 200 pessoas se reuniram do lado de fora de um McDonald's, no centro da capital. A polícia chegou a prender um jovem que colocou uma flor de jasmim no canteiro em frente à lanchonete, mas ele foi liberado depois do clamor de jornalistas e fotógrafos.
BZ-Mesmo na China que apresenta um grande crescimento econômico, o governo é autoritário e a situação do povo ainda é muito precária, em que pese já ter melhorado muito. Parece que o mundo acordou contra os governos autoritários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).