LÍBIA: OPOSITORES TOMAM POÇOS DE PETRÓLEO
A revolta popular do povo Líbano gera influência direta no preço de um dos principais produtos da economia mundial: o petróleo. Segundo publica o jornal Folha de S. Paulo, moradores da região leste da Líbia já tomaram o controle de importantes terminais de produção de petróleo no país. Como a Líbia é um dos principais produtores do petróleo do mundo, o corte no fornecimento pode gerar crises de desabastecimento e elevação no preço internacionalmente. De acordo com o diário britânico “Guardian”, os opositores já estejam interrompendo a produção em determinados locais. "A ordem divulgada é que devemos mandar uma mensagem para Gaddafi parar de massacrar nosso povo em Benghazi. Tomamos a decisão de negá-lo o privilégio de exportar petróleo e gás para a Europa", disse ao "Guardian", o engenheiro mecânico Moustafa Raba'a. (BN)
SUÍÇA MANDA BLOQUEAR BENS DE KADHAFI QUE ESTEJAM NO PAÍS
O governo da Suíça mandou bloquear imediatamente os bens do ditador da Líbia, Muammar Kadhaffi, e das pessoas próximas, que estejam no sistema bancário no país, segundo comunicado publicado nesta quinta-feira. A Suíça também condena a repressão aos protestos populares no país, que já provocaram centenas de morte e jogaram o país no caos. (G1 e agências internacionais)
PETROBRAS RETIRA FUNCIONÁRIOS BRASILEIROS DA LÍBIA
A Petrobras informou que retirou, na manhã desta quinta-feira, os funcionários brasileiros da estatal em Tríipoli, na Líbia, país que enfrenta situação caótica por conta de confrontos entre manifestantes antigoverno e forças de segurança leais ao coronel Muammar Kadhafi. Familiares dos funcionários também foram retirados. Ao todo, foram retiradas sete pessoas, sendo quatro funcionários e três familiares, disse a companhia. A empresa não informou detalhes sobre como a retirada foi feita ou quando as pessoas desembarcarão no Brasil. (G1)
LÍBIA: DEMORA PARA RESGATE DESGASTOU PATRIOTA
A reação lenta no socorro a brasileiros que se encontravam em situação de perigo, na Líbia, foi o primeiro desgaste do ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) junto à presidenta Dilma. Rápido na decisão de visitar e levar mais ajuda ao Haiti, Patriota foi hesitante na montagem de uma operação para resgatar os brasileiros – enquanto Portugal, no mesmo período, repatriou mais de três mil pessoas.
Elementar. Para o Planalto, caberia a Patriota pedir o envio de um avião a FAB para aguardar o resgate dos brasileiros em um país vizinho da Líbia.
Sabe o caminho. O chanceler Patriota só não esqueceu de requisitar um jato Legacy, da FAB, que o levou a Washington, esta semana, a 7.800km de Trípoli.
Aspone omisso. O aspone Marco Aurélio Top-Top Garcia, que diz ser “muito amigo” do ditador, nem sequer telefonou a Kadafi pedindo pelos brasileiros.
Mico no peito. Lula, que fez voto de silêncio, recebeu em 2003 de Kadafi (seu “amigo, irmão e líder”) a medalha Al Fateh, a mais importante do governo líbio. (CLÁUDIO HUMBERTO)
KADAFI: MANIFESTANTES ESTÃO DROGADOS
O líder líbio, Muammar Kadafi, culpou nesta quinta (24) o dirigente da Al Qaeda, Osama bin Laden, pela revolta contra seu governo e disse que os manifestantes estão sendo instigados por leite e Nescafé misturados com drogas alucinógenas. "Eles têm 17 anos. Deram a eles pílulas à noite, colocaram pílulas alucinógenas em suas bebidas, seu leite, seu café, seu Nescafé", disse o líder. (CLÁUDIO HUMBERTO)
BRASILEIROS DEIXAM A LÍBIA NESTA QUINTA
Um avião fretado pela construtora Odebrecht pousou na ilha de Malta na tarde desta quinta (24), com 114 brasileiros a bordo vindos da Líbia. A construtora resgatou 446 funcionários do país,neste primeiro vôo e fretou mais duas aeronaves com capacidade para 450 pessoas cada. O Itamaraty informou que 148 funcionários da construtora Queiroz Galvão também serão resgatados, partirão de navio, que saiu da Grécia e partiu em direção à cidade de Bengazhi. A Líbia é alvo da ditadura o General Muammar Kadhafi desde 1969 e vem sendo palco de grandes confrontos há duas semanas. (BBC-BRASIL)
BZ-Pelo que se vê acima, dificilmente Kadafi ficará como líder de Líbia. Os últimos noticiários de Tv dão conta de que ele acusa o mundo inteiro por seus fracassos. Dos Estados Unidos ao Al-Qaeda, todos teriam interesse em sua queda. É a primeira vez que vemos os EEUU como aliado da Al-Qaeda. Somente a mente enferma de Kadafi é capaz dessa associação. Passou da hora de sair.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).