ONU DIZ QUE 'É HORA DE AGIR' PARA FREAR MASSACRE NA LÍBIA
NOVA YORK - O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, pediu que o Conselho de Segurança aja rápido na proposição de um pacote de sanções contra a Líbia. "Já é hora de o Conselho considerar uma ação concreta. As próximas horas e os próximos dias serão decisivos para os líbios", disse.
O Conselho de Segurança se reuniu em caráter de urgência nesta sexta-feira, 25, para discutir a situação no país africano, onde houve uma onda de violência nos últimos dias devido aos protestos pelo fim do regime do ditador Muamar Kadafi. O coronel, que está há 41 anos no poder, tem usado métodos brutais de repressão, como bombardeios e mercenários.Ban Ki-moon diz que 'perder tempo é perder vidas' e pede punição aos responsáveis pela violência.(ESTADÃO)
EUA ANUNCIAM SANÇÕES CONTRA A LÍBIA
O governo dos EUA anunciou, nesta sexta-feira, que vai impor sanções unilaterais ou multilaterais à Líbia, segundo informou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney. A decisão é anunciada um dia após o presidente americano, Barack Obama, se reunir com líderes europeus para discutir medidas contra o governo do país africano. A embaixada de Washington na Líbia também teve suas operações suspensas nesta sexta-feira. (Estadão)
VOO COM FUNCIONÁRIOS DE EMPRESA BRASILEIRA CHEGA A MALTA VINDO DA LÍBIA
Um segundo voo fretado que resgatou funcionários da empresa brasileira Odebrecht que estavam na Líbia em crise chegou nesta sexta-feira à ilha de Malta, segundo a própria companhia. O pouso ocorreu às 9h de Brasília, com 441 pessoas -1 mexicano, 170 tailandeses e 270 vietnamitas. Os demais funcionários devem deixar o país ainda nesta sexta, em um terceiro voo e em um navio que deixará o porto da capial, Trípoli, com capacidade para 2.000 pessoas. A empresa afirmou que os funcionários que já chegaram em Malta -inclusive 114 brasileiros- estão bem e sendo redirecionados para seus países de origem. (G1)
‘PREPAREM-SE PARA DEFENDER A LÍBIA’, DIZ KHADAFI A SEGUIDORES
O líder líbio, coronel Muamar Khadafi, disse nesta sexta-feira a um grupo de simpatizantes no centro da capital do país, Trípoli, que seguirá lutando contra os opositores de seu regime. “Preparem-se para defender a Líbia. Preparem-se para defender o petróleo, preparem-se para defender a dignidade”, disse Khadafi, em imagens transmitidas pela TV estatal líbia. Mandando beijos para as pessoas e de punhos cerrados, Khadafi afirmou: “vocês devem dançar, cantar… este espírito é mais forte do que qualquer tentativa de estrangeiros de nos destruir”. Embora seu regime tenha perdido controle sobre a maior parte do país desde o início dos protestos, Khadafi disse: “podemos vencer o inimigo”. (BBC Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).