DILMA TIRA AFILHADO DE SARNEY E PÕE TÉCNICO NA ELETROBRÁS
O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou, nesta segunda-feira, José da Costa Carvalho como o novo presidente da Eletrobrás, a principal estatal brasileira do setor elétrico. O nome foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff, que acelerou as trocas de comando nas empresas do setor para dar uma resposta política ao apagão que deixou oito Estados do Nordeste às escuras na semana passada. Ao trocar o comando da Eletrobrás, Dilma dá mais uma prova de que quer minimizar ingerências políticas no setor, tratado como estratégico por seu governo. No cargo tradicionalmente controlado pelo PMDB de Sarney assumirá agora um técnico: Carvalho, também conhecido como Costinha, foi presidente da Cemig e é próximo do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Fernando Pimentel, amigo de Dilma desde a época em que lutavam contra a ditadura. A escolha de Carvalho já estava em estudo, mas foi antecipada depois da crise política envolvendo o comando de Furnas e o apagão do Nordeste, que aprofundou o desgaste da relação da presidente com setores do PMDB. O executivo substituirá José Antonio Muniz Lopes, ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). (R7)
DILMA MOSTRA PREOCUPAÇÃO COM CORRUPÇÃO, DIZ FHC
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que, diferentemente do seu sucessor Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente Dilma Rousseff (PT) tem dado a impressão de que se preocupa com casos de corrupção no governo. Em entrevista ao programa É Notícia, exibido na madrugada desta segunda-feira pela RedeTV!, FHC avaliou que Dilma é mais sóbria e tem “menos recursos retóricos” que Lula. – Ela tem um outro estilo, demonstrou certa preocupação com a corrupção, o que Lula não demonstrava. Ao contrário, tentava minimizar. [...] Isso é um bom sinal, mas ainda é cedo para julgar. O tucano avaliou ainda que Dilma tem se posicionado de maneira “mais progressista” do que Lula sobre questões internacionais. De acordo com FHC, o ex-presidente petista “equivocou-se” ao não adotar uma postura mais crítica em relação ao Irã em episódios de desrespeito aos direitos humanos. Leia mais no R7
SECRETÁRIO DO TESOURO DOS EUA VISITA BRASIL EM BUSCA DE APOIO
O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, tentará reforçar as relações cada vez mais firmes entre Washington e Brasília, buscando encontrar consenso entre os países sobre questões como a moeda chinesa quando iniciar sua primeira visita oficial ao Brasil, nesta segunda-feira. Após os atritos dos últimos anos em torno de disputas comerciais e da relação do Brasil com o Irã, a presidente Dilma Rousseff busca abertamente desenvolver laços mais fortes com os EUA. Antes da reunião do G20 na França, em 18 e 19 de fevereiro, os dois países tentam encontrar maneiras de cooperar para convencer a China a permitir que o yuan se valorize mais rápido. Leia mais na Folha.
GOVERNO PRETENDE LIMITAR OS GASTOS COM SERVIDORES
O governo pretende resgatar a proposta que limita o aumento real dos gastos com o funcionalismo público (governo federal, Legislativo e Judiciário). O tema será tratado como prioridade neste primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff. Segundo a Folha apurou, a discussão ainda é preliminar. Embora o número ainda não esteja fechado, já se fala em impor um teto de 2% ao ano, além da inflação. A trava ao gasto com pessoal restringe reajustes salariais e limita contratações e reestruturações de carreiras. O percentual discutido hoje na Presidência da República é maior que o proposto pelo Ministério da Fazenda em 2007 (1,5%), porém menor que os 2,5% a serem aplicados até 2019, já aprovados no Senado e aguardando deliberação da Câmara. Leia mais na Folha.
Dep.Paulo Teixeira |
LÍDER DO PT APONTA REFORMA POLÍTICA COMO PRIORIDADE DO ANO
O líder do PT na Câmara, deputado Paulo Teixeira (SP), afirmou nesta segunda-feira que a reforma política é a prioridade do partido neste primeiro ano de governo Dilma Rousseff. Segundo ele, os pontos principais são o financiamento público de campanha, a intensificação dos mecanismos de participação da sociedade no parlamento e o voto em uma lista pré-ordenada. Teixiera explicou que uma das ideias é aumentar o número de plebiscitos e referendos para “saber o que o povo pensa sobre determinado assunto”. Para ele, o atual modelo de financiamento privado não ajuda a fortalecer os partidos. O líder do PT cita ainda a necessidade de ampliar a presença feminina no parlamento. (Folha)
Achaques
ResponderExcluirSe contarem para o Lullalau que o FHC, disse em entrevista ao programa "É Notícia", da RedeTV!, certamente que certos cotovelos passarão por uma crise de dor aguda. Pois Fernando Henrique desfiou diversos elogios a Dilma, afirmando que ela se preocupa em combater mais a corrupção do que o antecessor; que tem se posicionado de maneira mais progressista do que Lula em questões internacionais; e que ela vem marcando diferenças pontuais, como no estilo sóbrio de governar. Além da pomada para o cotovelo, é bom providenciar também remédios para azia, dor de cabeça e depressão.