segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

SP: MÉDICA ERRA EM OPERAÇÃO DE CRIANÇA

07/02/2011



Uma criança de 10 anos estava internada para uma operação na boca no Hospital Municipal de Bertioga, no litoral de São Paulo. Mas em vez da operação prevista, os médicos realizaram o procedimento cirúrgico na barriga - de uma hérnia que, segundo a mãe, jamais foi diagnosticada. De acordo com o G1, nódulo no lábio que o atrapalha na hora das refeições continua intacto. Na barriga, o curativo é prova cabal do erro dos médicos. A mãe da criança, Lucinéia Matias Castro, diz ter ficado assustada ao ver o filho após o procedimento. Segundo ela, o filho vinha sendo avaliado desde junho do ano passado e consta em todos os documentos o pedido específico para a cirurgia no lábio. "A médica estava ciente do problema na boca dele. Ela chegou a vê-lo três vezes. E nunca falou nada sobre hérnia”. A Secretaria da Saúde de Bertioga diz que só vai se pronunciar sobre o caso após a conclusão da sindicância que foi aberta para apurar o caso.
BZ-Outro dia injetaram glicerina na veia de uma criança, pensando ser sôro e a menina morreu. Dias atrás uma enfermeira decepou a cabeça do dedo de outra criança, a propósito de tirar-lhe o curativo. Será que tudo isso é simples obra o acaso ou é descaso com o ser humano, associado à baixa qualificação dos nossos profissionais de saúde? ACORDA BRASIL!

9 comentários:

  1. E aqui? Quantos erros já aconteceram? A morte de Lais é um exemplo. Como um medico não descobre que um paciente esta com hemorragia interna?

    ResponderExcluir
  2. Cidadão Xiquexiquense7 de fevereiro de 2011 às 13:29

    Tudo isso começa com a formacão de maus profissionais, as fabricas de medicos/enfermeiros, quer dizer Faculdades estão fabrincando e não ensinando e o serviço publico, seja federal, estadual e municipal dá preferencia sempre pelo mais barato. Como os responsáveis por isso tudo não usam o SUS vão sempre para o SIRIO LIBANES e semelhantes ai a o povo que se lasque. É assim mesmo, retratos de um Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Zecão veja essa.
    Hoje eu ouvi duras críticas vindas do grupo do prefeito a direção da Escola Reinaldo Braga, pois a mesma tinha convidado Gal para fazer uma palestra inaugural do ano letivo, quando a prefeitura contrata pessoas qualificadas para isso.
    Achei estranho também, pois Gal não tem nada a ver com a área de educação.
    Como não tinha nada pra fazer fui a escola averiguar e ver o que de fato o convidado iria falar.
    A conclusão que tive é que Gal sabe o que diz e tem uma boa oratória usando exemplos para ensinar e tocar as pessoas.
    Vi que não é preciso somente falar de educação escolar, e que as pessoas precisam de formação religiosa e moral, fazer sua parte, pais, professores e alunos.
    A crítica foi infundada e até acredito que é muito mais dinâmico e proveitoso a forma como Gal abordou tais assuntos, que um profissional que só fale do tema educação de forma didática, não que isso não seja importante.

    ResponderExcluir
  4. Pocha GAL que grande elogio a sua pessoa. peça a alguem para elogiar e não fique se elogiando.

    ResponderExcluir
  5. Aqui em Xique-Xique a saúde é um caos, tem um médico que é polivalente atende tudo é cirurgião plástico, ortopedista, urologista etc, e outra em uma operação que realiza além de ser cirurgião é o anestesista sem o hospital oferecer nenhuma condição. O caso de Lais é muito doloroso e indignante a família precisa buscar justiça no propósito de serem responsabilizados todos que compactuam com a real situação caótica do Julieta Viana que tanto já serviu e hoje se encontra em estado deplorável.
    Zeca faça uma matéria sobre real situação do Julieta e outra me explique como um médico em um procedimento cirúrgico é o cirurgião e anestesista será que o conselho de medicina tem conhecimento disso? Precisamos levar isso à imprensa para que mais pessoas não sofram com a perda de um ente querido.

    ResponderExcluir
  6. RITA DE CASSIA disse...

    gente: eu estou chocada! bestificada! enquanto o prefeito na semana pedagógica, colocou palestrante com (Mestrado Doutorado) o governador do estado colocou para as palestra no colégio Reinaldo Braga, uma pessoa que não têm nem o segundo grau.Mas que vergonha essa pessoa é gal o palestrante.

    ResponderExcluir
  7. Edgardo Pessoa Filho - GAL disse...
    Educação não é algo que se aprende apenas na escola, um diploma nem sempre cacifa ou coloca alguém como conhecedor e capaz. Percebemos muitos doutores que sequer tem domínio da própria profissão, e quando fora da sua área, são incapazes de produzir um pensamento coerente diante de fatos importantes da sociedade. Muitos são analfabetos de valores, de humanidade e respeito ao próximo, pois acreditam que o diploma os coloca acima dos demais.
    Tratando de educação, por exemplo, analisa-se os PCNs – Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental e médio, uma referência para renovação da proposta curricular, que nas suas entre linhas tem lindos textos, elaborados por doutores da educação, mas que não se adéquam a nossa realidade, pois foi elaborado dentro de gabinetes em salas refrigeradas, por muitos que nunca tiveram a experiência árdua da sala de aula, convivendo com a adversidade de personalidades infanto-juvenis que muitas das vezes foram violentadas, enfermos do corpo e da alma, outros desnutridos, que buscam a escola como meio de sobrevivência pela oferta da merenda.
    Quem poderá mesmo julgar a capacidade de uma pessoa em levar uma palavra de motivação sobre assuntos que afligem a nossa sociedade, a escola e família? A carência maior do ser humano é de humanidade, é de Deus e não das letras, esta última importante, porem só assimilada e absorvida, quando em paz, quando as suas necessidades básicas atendidas.
    Se as letras são importantes, mais que isso, são as experiências de vida, são os exemplos que faltam principalmente aos doutores de gabinetes. E são eles muita das vezes quem tiram as oportunidades da grande maioria em ser alguém na vida, para depois lhes roubar a dignidade, seja pela compra do voto, ou pelas promessas e enganações de dia melhorem, promessas estas que nunca se cumprirão.
    Muitas das vezes os doutores convidados às semanas pedagógicas, nada fazem a não ser levar o dinheiro público, valores que investidos no professor, teria mais êxito, pois esse conhece melhor as reais necessidades dos nossos alunos. Faltam-lhes muito mais reconhecimento pelo grandioso trabalho que fazem, do que doutores sem experiência prática a pregar teorias mirabolante, as vezes impossíveis de colocar em prática.
    Serve muito mais a propagando política para impressionar, convidar doutores, do que trazer benefícios as reais necessidades dos nossos professores e alunos.
    A cada dia conquistamos mais e mais tecnologia, desbravamos o espaço sideral, clonamos até a vida e criamos teorias, mas também nos distanciamos cada vez mais de Deus, da família e dos valores, valores estes que faltam ser colocados no currículo escolar, pois a sociedade em que vivemos, a começar pelos que nos representam, ignoram tais preceitos, dando valor apenas ao status, ao ter, ao ser, ao poder.

    ResponderExcluir
  8. kkkkkkkkkkkkkkkk....Me digam uma coisa e como foi que vcs elegeram um ANALFABETO E BEBADO por dois mandatos seguidos? O Lula da Silva??? Respondam!

    ResponderExcluir
  9. A Sra . que estava na UTI em Brasília com glicerina na veia faleceu dia 22/05 no Hospital Regional de Santa Maria - DF é um absurdo , falaram na televisão que ela morreu de outra coisa mais isto não foi os familiares falaram que tem o atestado de óbito com intoxição devido a glicerina. é um absurdo

    ResponderExcluir

Espaço aberto para o leitor contribuir com o debate de forma qualificada. (O autor da matéria comentada ou o editor do blog dará uma resposta explicativa ao comentarista sempre que houver necessidade, abaixo do comentário).