DELÚBIO JÁ TEM OS VOTOS PARA RETORNAR AO PT
Vera Rosa, de O Estado de S. Paulo
BRASÍLIA - A cúpula do PT já se prepara para aprovar a anistia ao ex-tesoureiro Delúbio Soares na reunião do Diretório Nacional, em 29 e 30 de abril. Se a votação fosse hoje, ele teria apoio de 59 dos 84 membros do diretório, segundo apurou o Estado (70,2% do total).
O perdão a Delúbio faz parte de uma estratégia ampla, que inclui a campanha pela reforma política, liderada no PT pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com a simpatia do Palácio do Planalto. O objetivo é usar o discurso da reforma como salvo-conduto para o retorno de Delúbio, expulso do partido em 2005.
DURVAL GUARDOU NA PAPUDA VÍDEOS DA CORRUPÇÃO
Foram guardadas em um lugar tão surpreendente quanto “insuspeito”, a penitenciária da Papuda, os vídeos de políticos recebendo dinheiro de Durval Barbosa, operador e delator do maior escândalo de corrupção da história do DF. Tiago Barbosa, o tal sobrinho citado por Durval como “fiel depositário” das gravações, cumpria pena na Papuda por homicídio. Condenado a 19 anos em 2004, cumpriu apenas quatro.
Revelação.Durval diz, no vídeo, que a coleção de DVDs estava com o sobrinho. “Não sou burro”, observou o tio. Era 2006 e Tiago iniciava sua pena. (CLÁUDIO HUMBERTO)
DEPUTADOS QUEREM OUVIR DELATOR DO MENSALÃO DO DEM SOBRE JAQUELINE
Deputados do Conselho de Ética querem convidar o ex-secretário de Relações Institucionais Durval Barbosa a prestar esclarecimentos no processo contra a deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), que deve ser instaurado na próxima semana. O delator do “mensalão do DEM” afirma que o dinheiro entregue à deputada em vídeo gravado em 2006 é “oriundo de propinas”. Como o Conselho de Ética não tem poder de convocação, Durval só comparecerá ao colegiado se desejar. O deputado Fernando Francischini (PSDB-PR) já tinha sugerido na reunião do Conselho realizada ontem que o ex-secretário fosse chamado. Diante da entrevista, Francischini considera a presença do delator ainda mais importante para as investigações. “Ele tem que vir e falar tudo o que sabe para que possamos fazer uma faxina no Congresso. Agora, se ele não vier, nós vamos oficiar ao procurador-geral da República um pedido que retire dele a condição da delação premiada, que está parecendo mais uma chantagem premiada”. (Estadão)
ARRUDA DIZ QUE ARRECADOU DINHEIRO COM EMPRESÁRIOS PARA DEM NACIONAL
O Globo
BRASÍLIA - Depois de várias ameaças, o ex-governador José Roberto Arruda, expulso do DEM no auge do escândalo do mensalão no governo do Distrito Federal, envolveu vários políticos no esquema de captação de recursos junto a empresários - supostamente ilegal - para financiar suas campanhas. Ele disse, em entrevista à "Veja Online" nesta quinta-feira, que ajudou não só políticos do DEM - como o novo presidente da legenda, senador José Agripino Maia (RN) -, mas também integrantes do PSDB e de outros partidos, como o senador Cristovam Buarque (PDT-DF
Com o discurso de que não fez nada além do que é feito por toda classe política na captação de recursos para campanhas eleitorais, Arruda sugere na entrevista que o dinheiro era ilegal, mas que é assim que se faz campanha no Brasil:
- As empresas e os lobistas ajudam nas campanhas para terem retorno, por meio de facilidades na obtenção de contratos com o governo ou outros negócios vantajosos. Ninguém se elege pela força de suas ideias, mas pelo tamanho do bolso.
O ex-governador, que renunciou ao cargo para não ter o mandato cassado e depois passou dois meses preso na Polícia Federal em Brasília, disse na entrevista que fez todos os repasses para o DEM, com o aval do então presidente Rodrigo Maia (RJ).
BZ-O retorno de Arruda ao circuito de denúncias, certamente vai jogar mais lehna na fogueira.
JAGUARARI: JUIZ PROÍBE QUE RÁDIO FALE SOBRE AÇÃO CONTRA PREFEITO
Um juiz eleitoral proibiu uma rádio em Jaguari de divulgar informações sobre o andamento da ação de impugnação de mandato contra o prefeito. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo, nesta quinta-feira. Segundo decisão do juiz Adrianno Espíndola Sandes, os locutores da Liderança FM devem ’se abster de veicular, transmitir, divulgar e comentar andamento ou informações” sobre o caso, que envolve o prefeito Antônio Ferreira do Nascimento (PT). A determinação prevê ainda crime de obediência caso a rádio não cumpra a decisão. O crime tem pena de detenção prevista de 15 dias a seis meses, além de multa. (Correio)
BZ-Não mudam nunca. Os poderosos sempre tentam controlar a informação. E o pior é que encontram juízes sempre prontos a atenderem seus desejos.
Revelações de Arruda foram oportunas
ResponderExcluirAchei excelente e oportuna a divulgação da entrevista do ex-governador José Roberto Arruda, revelando e citando nomes de caciques do DEM e do PSDB que recebiam dinheiro dele para campanhas políticas. Claro que os acusados, todos senhores santos e imaculados, vão fingir indignação e chamar Arruda de mentiroso. Fico, desde já, com a palavra de Arruda. Lembro-me, outros muitos que igualmente sabem diferenciar as coisas e os fatos, tambem não esquecem, que o então governador Arruda chegou a ser cogitado para vice-presidente na chapa do tucano Serra. Serra e outros figurões do DEM e do PSDB foram inclusive em grande romaria visitar Arruda. Os jornais deram fotos. Creio que Arruda tem muito mais munição para revelar. Será ótimo para desmascarar as vestais grávidas habituais que botam banca na midia e nos plenários do Congresso Nacional.
O contraditório
ResponderExcluirEsse Durval Barbosa está parecendo um agente da petralhada infiltrado em outros partidos. Esta trama Foi muito bem estudada, preparam a rotoeira e os ratões cairam direitinho.Este caso está muito parecido com o da compra do dossie dos tucanos. O mais estranho é não se saber de onde veio tanto dinheiro para ele comprar todo mundo. Num pais sério, mais correto seria saber de onde veio tanto dinheiro, ou seja ,descobrir a fonte da corrução.
Sócio oculto
ResponderExcluirQuem não se lembra do sr. Luiz Inácio, lá em Paris, dando entrevista a uma jornalista de "coleira" sobre o mensalão? Todos nós lembramos, ele disse em voz grave o seguinte: este negocio de caixa 2 nas eleições no Brasil é coisa normal, e acontece há muito tempo. Ele disse não saber do "mensalão" e nem que o seu marqueteiro Duda Mendonça recebia do PT diretamente em uma conta em Nova Yorque, em dólares , deixou claro que o responsável por tudo isto era o seu braço direito, deveria ser esquerdo, José Dirceu, isto tudo porque Ele ia ser indiciado como o "chefe" do esquema, como Ele confessou que nada sabia, tinha sido inclusive apunhalado pelas costas, não foi indiciado, claro que o Ministro da Justiça Thomas Bastos ajudou um pouco.