BAHIA É O ESTADO COM MAIOR NÚMERO DE AGRESSÕES À MULHER NO NORDESTE
As mulheres que moram na Bahia são as que mais sofrem agressões no Nordeste. Pelo menos em número de registros de agressões contra mulheres, o estado possui 30% das ocorrências na região. E só em Salvador são registradas 25 queixas por dia na Delegacia de Proteção à Mulher. Na quarta-feira, o cobrador de ônibus e mototaxista Carlos Henrique Barbosa, 25 anos, matou a ex-namorada Jaqueline Luna da Silva, 20, a tesouradas e pauladas no bairro de Pirajá. Após assassina-la, o rapaz colocou roupas sobre o corpo dela e ateou fogo. Ele ainda tentou se matar tomando veneno, mas foi socorrido com vida e está fora de perigo. O casal estava separado há um mês e, segundo parentes, Carlos não se conformava com o fim do relacionamento. (Correio)
ELIANA CALMON: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER CUSTA 10% DO PIB BRASILEIRO
A corrregedora do Conselho Nacional de Justiça, ministra Eliana Calmon, afirmou que, por ano, o Brasil perde 10% do seu Produto Interno Bruto (PIB) com a violência cometida contra a mulher. “É o custo do sistema de saúde, porque a mulher vai ao posto para se tratar; são custos gerados com a parte policial e judicial; é o custo da licença médica porque essa mulher tem que se afastar do trabalho por um tempo”, afirmou a ministra do Superior Tribunal de Justiça. Eliana Calmon esteve na tarde desta quarta-feira, na Câmara de Salvador, onde participou da sessão especial com o tema “A Lei Maria da Penha e a sua aplicabilidade”, promovida pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.
FÉLIX JÚNIOR DEFENDE IMPOSTO ÚNICO EM REFORMA TRIBUTÁRIA
A criação do Imposto Setorial Único-ISU é uma das propostas que o deputado federal, Félix Mendonça Júnior (PDT) vai apresentar para o anti-projeto da Reforma Tributária, que está na agenda do Congresso Nacional para esta legislatura. “Começamos pela Reforma Política que já toma corpo, mas não temos dúvida de que a Tributária também virá. É o desejo da sociedade e uma necessidade para o país”, disse o parlamentar que é membro efetivo da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara. Segundo o deputado, o Imposto Setorial Único seria uma ampliação do Simples – Sistema Integrado de Impostos e Contribuições – para outros setores produtivos e teria um caráter optativo. “Segmentos como os de Turismo, Educação Privada, Transporte, Agricultura e Construção Civil, teria, cada um, o seu Simples e caberia ao empresário aderir ou não ao sistema”.
INESC CONCLUI QUE FALTA TRANSPARÊNCIA EM SALVADOR
Salvador ficou na 22ª colocação entre as 27 capitais brasileiras no quesito transparência de seu ciclo orçamentário, de acordo como estudo Transparência Orçamentária nas Capitais Brasileiras divulgado na última terça-feira pelo Instituto de Estudos Econômicos (Inesc). A capital baiana obteve pontuação (21) menor que a média nacional, de 27 pontos. Na avaliação qualitativa, a transparência do ciclo orçamentário soteropolitano foi classificada como “ruim” pelo estudo, que utilizou dados coletados entre 1° de dezembro de 2010 e 18 de fevereiro de 2011. O estudo utilizou duas abordagens: pesquisa de conteúdo para verificar a disponibilidade de informações nos portais e sites institucionais e a percepção a partir da aplicação de questionário a profissionais de entidades da sociedade civil, parlamento, academia, mídia impressa e do Ministério Público. A Secretaria da Fazenda informou, por meio de sua assessoria, que está reformulando sua página na internet, mas que o portal já atende à Lei de Responsabilidade Fiscal e está no mesmo nível que outras capitais. Leia mais em A Tarde (para assinantes).
BAHIA MANTÉM INTERESSE EM SEDIAR USINA NUCLEAR
O governador Jaques Wagner confirmou na quarta-feira, a intenção de abrigar uma usina nuclear na Bahia. No mesmo dia, os governantes do Piauí, Sergipe e Pernambuco admitiram a necessidade de repensar a expansão nuclear para o Nordeste. Durante a inauguração da Termoverde Salvador – que vai gerar energia elétrica a partir do biogás gerado pelo lixo – o governador destacou o desejo de investir em energias renováveis, mas garante não ter mudado de posição quanto a questão da energia nuclear. “Não mudei, não. Se o governo federal mantiver a intenção de produzir mais energia com a construção de uma usina no Nordeste, eu mantenho a minha posição”, afirmou. E isso, ponderando-se os temores que o acidente no Japão despertaram. “A hora é de se solidarizar com o povo japonês. É preciso deixar a poeira assentar para que se faça um debate melhor”. Para Wagner, todas as matrizes energéticas produzem algum tipo de impacto ambiental. Ele promete que o Estado vai conduzir a questão “com o máximo de serenidade”. Na hora da escolha, a promessa é: “Vai pesar o menor impacto e o menor custo ambiental possível”. Leia mais em A Tarde)
BZ-Pessoalmente somos pelas fontes de energia limpa, temos que reconhecer que não podemos abrir mão do conhecimento e domínio da tecnologia nuclear.
GEDDEL ASSUME CARGO NA CAIXA, CONFIRMA MINISTÉRIO DA FAZENDA
O ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, assumirá a vice-presidência de Pessoa Jurídica da Caixa no lugar do atual vice-presidente Carlos Brito. De acordo com nota divulgada pelo Ministério da Fazenda, as mudanças anunciadas na Caixa Econômica Federal atingem, além da presidência da instituição, outras diretorias. Para a vice-presidência de Atendimento e Distribuição foi indicado José Henrique Marques da Cruz, funcionário de carreira do banco. Na vice-presidência de Controle e Risco entrará Rafael Rezende Neto e sairá Marcos Roberto Vasconcellos, que vai para a de Gestão de Ativos de Terceiros. O novo vice-presidente de Tecnologia de Informação será Joaquim Lima de Oliveira, também funcionário de carreira da Caixa. (Folha)
BZ-Geddel está mesmo por baixo. Não teve prestícgo/cacife nem para emplacar a presidência da Caixa, teve que se contentar com um diretoria. O novo presidente também é baiano.
Incompetência
ResponderExcluirSomente no Brasil, uma presidente de uma instituição financeira federal, no mínimo totalmente incompetente, no caso a Caixa Econômica Federal, autoriza a compra do Banco Panamericano do "vivo" Senor Abravanel, mais conheçido por Silvio Santos, o qual tinha um rombo de R$ 4 bilhões e a distinta presidente e sua equipe nada percebem, compra 50%, com um prejuizo deste a nós brasileiros, a mesma pela sua incompetencia ou cala-boca é premiada com um convite para a diretoria do Banco Interamericano para representar o Brasil, quem Mandou, quem ordenou a presidente comprar, ISSO nossa digna procuradoria, policia federal, congresso nacional dervem apurar com rigor, ou todos estão na caixinha né, aí tem dente de coelho, ah, isso tem.